O número de acidentes em Barra do Corda chama atenção nos últimos 24 meses, precisamente entre os anos de 2024 e 2025. Segundo um relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), enviado ao Blog Minuto Barra, ocorreram 108 acidentes em que a PRF foi acionada para se fazer presente no local. Nesse relatório, não estão contabilizados os acidentes em que a PRF não foi chamada ou comunicada, o que leva a crer que o número seja ainda maior do que o registrado.
Do total de 108 acidentes na BR-226, sendo mais de 90% no perímetro urbano de Barra do Corda, 107 pessoas ficaram feridas, boa parte delas com sequelas graves para o resto da vida. Mas o que chama atenção é o número de mortes nesse total de 108 acidentes registrados pela PRF na BR-226, em Barra do Corda. Nos últimos 24 meses (2024-2025), 29 pessoas morreram. O trecho em que mais ocorreram acidentes com feridos graves e mortes fica entre os km 280 e 310, ou seja, no trecho de 10 km antes da unidade da PRF até o posto do Nenzin.
A PRF também detalhou as principais causas dos acidentes com feridos graves e mortes:
1 – Ausência de reação do motorista (velocidade alta a ponto de o condutor sequer conseguir frear o veículo ou usar a lateral para evitar o acidente).
2 – Acessar a rodovia sem observar outros veículos que estejam transitando pela via (entra achando que vai dar tempo e não consegue).
3 – Manobras e ultrapassagens irregulares. Há número elevado de ultrapassagens em local proibido (o condutor ou condutora sabe do perigo, acha que vai conseguir ultrapassar, mesmo percebendo outro veículo em sentido contrário, e acaba ocorrendo a colisão).
Foto da matéria; ilustrativa





