Vereador em Barra do Corda encontra-se com dengue

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

A situação em Barra do Corda se complicada a cada dia quanto aos casos de dengue.

Desde o final do ano passado, o Ministério da Saúde tem alertado para o risco de um surto de dengue, Zika e Chikungunya, algo que ocorreu em 2015 deixando quase 80% da população atingida.

Naquela epidemia que castigou o município, pessoas morreram e outras ficaram com seqüelas até os dias atuais, deixando Barra do Corda em sinal de alerta.

O Blog recebeu relatos, de pessoas acometidas por dengue hemorrágica nas últimas semanas, incluindo uma criança de apenas 6 anos que se encontra na UTI em Teresina, outra que os pais decidiram também em interná-la na capital piauiense e o Pastor Mateus da Assembleia de Deus, que foi transferido para São Luis semana passada em estado grave, sangrando pelo nariz.

Na manhã desta quinta-feira(17) o Blog Minuto Barra foi informado que o vereador Jaile Lopes encontra-se também com dengue.

O carro fumacê até o presente momento não foi colocado nas ruas para ajudar no combate ao mosquito. Por outro lado, a população precisa redobrar os cuidados, limpando os quintais, denunciando na prefeitura possíveis vizinhos que não cuidam na limpeza de suas casas, lotes e terrenos abandonados.

 

Prefeito de Formosa da Serra Negra determina recuperação de estradas da zona rural

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Em Formosa da Serra Negra o trabalho não para. O prefeito Dr. Janes Clei juntamente com o secretário de agricultura João Pedro Arruda, vereador Daniel Leda e o líder político Jesiel Arruda, visitaram, várias localidades da zona rural ontem quarta-feira.

Os povoados visitados pelo prefeito foram; Lagoa Preta, Fazenda Velha, São Luiz Canto Alegre e Mato Seco, localidades estas, que estão recebendo melhorias nas estradas vicinais por determinação do  prefeito Janes Cley.

Durante os acompanhamentos, o prefeito tem recebido o reconhecimento dos moradores que lhe abraçam e agradece pelo serviço executado, possibilitando neste sentido, o escoamento dos produtos para a zona urbana(milho, arroz, feijão, fava e muitos outros).

“Continuaremos nosso trabalho não apenas na cidade, mas também, em toda nossa zona rural, pois esse foi o motivo pelo qual o povo nos elegeu, para trabalhar e trazer melhorias”, destacou o prefeito.

URGENTE!! Criança de Barra do Corda se encontra na UTI em Teresina com dengue hemorrágica

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Não foi por falta de alerta por parte do Ministério da Saúde e por este Blog, quanto ao risco de um surto de dengue em Barra do Corda nos últimos meses de 2018 e início de 2019.

O surto ainda não ocorreu, mas o risco é altíssimo e até o presente momento a Secretaria de Estado da Saúde não colocou o carro fumacê nas ruas para combater o mosquito.

O combate ao mosquito, deve começar em casa pelos próprios moradores, mantendo seus quintais limpos em todos os sentidos, mas aquilo que compete ao poder público, é essencial para livrar a população de algo pior, como já ocorreu.

No final de 2015 até fevereiro de 2016, o município de Barra do Corda foi castigado por uma forte epidemia de dengue, zika e chikungunya, onde pessoas morreram e outras ficaram com seqüelas até os dias atuais. Tudo ocorreu pela falta de gestão por parte do poder público, principalmente o estadual.

Não adianta tentar salvar a saúde da população em meio uma epidemia, o correto é prevenir antes que o pior ocorra.

Este Blog alertou no final do ano passado, quanto ao uso do carro fumacê nas ruas de Barra do Corda, já que estamos no período chuvoso, mas a Secretaria de Saúde do estado não deu a mínima e o carro não aparece.

O Ministério da Saúde fez uma alerta mostrando as cidades brasileiras com risco de dengue, e lá se encontra Barra do Corda na lista.

Nos últimos dias o Blog Minuto Barra tem recebido relatos de pessoas já acometidas em Barra do Corda, onde uma criança por nome Mateus Béssa de apenas 6 anos, chegou ao materno infantil na quinta-feira e no sábado seus pais o levaram até a Upa, onde tomou um soro, e que nenhum exame com diagnóstico foi realizado na criança.

À situação do menino foi se complicando, quando seus pais decidiram buscar socorro em Teresina, e lá foi feito o exame onde o resultado apontou para DENGUE HEMORRÁGICA.

O médico chamou os pais da criança e alertou; “A cidade de Barra do Corda encontra-se prestes a uma epidemia, e às autoridades devem agir imediatamente”.

O pequeno Mateus encontra-se na UTI desde ontem, mas fora de perigo, disse o pai da criança ao Blogueiro Gildásio Brito.

Ontem quarta-feira, o Bom dia Brasil da Tv Globo alegou quanto ao risco de dengue em várias cidades brasileiras, e Barra do Corda encontra-se na relação.

 

 

Jovem é morto ao tentar salvar a própria mãe durante assalto

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Um jovem de 22 anos morreu ao tentar proteger a mãe de assaltantes que atacaram o mercadinho da família, na noite desta terça-feira (15), em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Matheus Lessa foi atingido no pescoço e não resistiu. Os criminosos fugiram.

Dois ladrões chegaram ao estabelecimento, na Rua Francisco Furtado, às 19h30, e exigiram o dinheiro do caixa. Quando a mãe do estudante disse que não tinha mais nada, os bandidos a ameaçaram. Nessa hora, Matheus se jogou na frente da mãe e foi baleado. Ele foi socorrido, mas morreu a caminho do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande.

A família e os vizinhos contam que este foi o segundo assalto ao mercado em dois meses. O mercado não tinha câmeras de vigilância, e o circuito interno dos vizinhos estava desligado.

G1/RJ

URGENTE!! Carro com professor tomba na MA-012 em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Um carro tombou na MA-012 entre o Posto do Nenzin e Povoado Centro dos Ramos, zona rural de Barra do Corda na manhã desta quarta-feira(16).

Segundo informações que chegaram ao blog, o carro era conduzido por um professor do povoado Capim, e não ocorreu algo pior.

Mais detalhes a qualquer momento.

Governo Flávio Dino castiga Barra do Corda com a falta de água nas torneiras

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

O problema quanto a falta de água nas torneiras de residências em Barra do Corda é algo histórico, mas, se tornou algo ainda mais grave com a chegada do governo Flávio Dino em 2015.

É inegável!! Foi após a posse de Flávio Dino que surgiu em Barra do Corda uma frota de carros pipas vendendo uma carrada de água por quase 100 reais, retirando das donas de casas até mesmo, o direito de comprar o alimentado básico para sua família.

Em 2018, o governador focando em sua reeleição, realizou um paleativo no sistema de distribuição de água da Caema em Barra do Corda, onde veio inaugurar afirmando que, o problema não existiria mais.

No período de campanha eleitoral, de fato, água não faltou nas torneiras, só que, após sua vitória em 1° turno, a falta de água voltou a castigar os barracordense.

Mesmo não prestando o serviço devido, o governo Flávio Dino ainda tem a coragem imoral, em enviar contas para a população pagar, coloca o nome das pessoas no sistema de proteção ao crédito, ameaça de cortar os canos, e nenhuma providência é tomada pelos órgãos de fiscalização(PROCON, DEFENSORIA PÚBLICA E MINISTÉRIO PÚBLICO).

Enquanto o governo Flávio Dino não resolve o problema, os carros pipas faturam e o povo padece.

Hildo Rocha desmonta factoide: “Não existe esse acordo. Sou candidato a presidente do MDB do Maranhão”

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Diante da falsa informação de que estaria sendo costurado um acordo para a eleição do diretório estadual do MDB do Maranhão, o deputado federal Hildo Rocha reagiu com firmeza e indignação. “Não existe acordo. Sou candidato à presidência do diretório regional do MDB maranhense. As informações divulgadas por alguns blogs é fantasiosa”, afirmou o parlamentar.

A reação do deputado decorre da publicação de suposto acordão por meio do qual o deputado João Marcelo assumiria o comando da legenda e Hildo Rocha seria o vice-presidente.

“Essa possibilidade nunca chegou a ser cogitada. Quando estivemos reunidos para tratar sobre a eleição, o deputado João Marcelo foi taxativo ao dizer que não pretende concorrer porque, no seu entendimento, caso ele sucedesse o seu pai, o Senador João Alberto, ficaria parecendo continuidade da atual gestão. João Marcelo chegou a afirmar que o MDB não é capitania hereditária. Portanto, a informação é fantasiosa, totalmente mentirosa”, informou Hildo Rocha.

URGENTE!! Homem que fugiu da cadeia em Barra do Corda acaba de ser preso tentando sair da cidade

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Agentes da Unidade Prisional de Barra do Corda acabam de encontrar e prender EROMILTON  DE SOUSA SILVA que havia fugido da prisão, quando foi preso em dezembro acusado de ameaçar a ex-mulher de morte.

Ele foi preso em dezembro do ano passado por determinação do Juiz Iran Kurban Filho, a pedido do delegado regional  Renilto Ferreira. No depoimento dado ao delegado naquele período, o acusado disse que faria com a esposa o mesmo que outro homem fez com uma mulher no bairro cerâmica quando matou a mesma com golpes de faca.

 

VALOR R$ 2.557,74: Reajuste do piso nacional 2019 para professores já deve ser pago pelas prefeituras

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

O piso salarial do magistério será reajustado para R$ 2.557,74, a partir de 1º de janeiro de 2019. O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira, 9, o reajuste de 4,17%, conforme determinação do artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da educação básica, com formação de nível médio, modalidade normal, jornada de 40 horas semanais.

O piso salarial foi estabelecido pela Lei nº 11.738 em cumprimento ao que determina a Constituição Federal, no artigo 60, inciso III, alínea “e”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Pelo dispositivo, o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica é atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir de 2009. No parágrafo único do artigo, é definido que essa atualização será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAA) referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.

A metodologia proposta é a de utilizar o percentual de crescimento do VAA, tendo como referência os dois exercícios imediatamente anteriores à data em que a atualização deve ocorrer. A Nota Técnica nº 36/2009, da Advocacia Geral da União, acompanhou esse entendimento.

De acordo com o MEC, esse formato para correção do piso salarial é utilizado desde o ano de 2010. Como até o presente momento não houve alterações expressas na Lei, bem como na forma de cálculo, compreende-se que a metodologia para a constituição do percentual de variação do PSPN está mantida.

Assessoria de Comunicação Social

Homem acusado de ameaçar de morte sua ex-mulher em Barra do Corda foge da prisão

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Preso em dezembro do ano passado por ameaçar de matar a ex-mulher, acabou fugindo da prisao em Barra do Corda nos últimos dias.

O agora foragido,  se trata do pedreiro ELOMILTON DE SOUSA SILVA, o qual não aceitava a separação e passou a dizer em tom claro e extremamente violento que iria matar sua ex-companheira e que se não conseguisse matá-la, mataria sua mãe ou outro ente querido como forma de atingir a vítima.

“Nos áudios é possível observar a ira e o ódio do agressor, bem como a real intenção de concretizar tais ameaças”, disse o delegado Renilto em dezembro passado.

Diante de tais fatos, o delegado Renilto Ferreira solicitou ao poder judiciário pela prisão preventiva do agressor, pois entendia que apenas as medidas protetivas não seriam suficientes para salvaguardar a vida da vítima, uma vez que ELOMILTON já estava realizando uma verdadeira caçada a sua ex esposa, com o intuito de localiza-la e mata-la.

Tais ameaças são tão contundentes que, quando da chegada do oficial de justiça para intima-lo das medidas protetivas em seu desfavor, o agressor se recusou a assina-la e ainda afirmou veemente ao oficial que iria sim matar sua ex-companheira.

O Poder judiciário acolheu o pedido, decretando a prisão preventiva que foi diligentemente cumprida ainda em dezembro.

No ato de sua prisão, ELOMILTON continuava em afirmar que, independentemente de estar preso, não desistiria do seu objetivo de ceifar a vida de sua ex-companheira quando sair da prisão, ficando nítido que, caso não tivesse tido uma atuação rápida do poder público, algo pior poderia ter ocorrido.

Ocorre, que agora o ameaçador que se encontrava preso por ordem do juiz, conseguiu fugir da prisao em Barra do Corda.

CEPAP abre inscrições para vários cursos em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

O CEPAP abre inscrições para vários cursos em Barra do Corda e região, onde você pode conferir abaixo;

Além disso, o CEPAP lhe oferece também, oportunidade para obter sua Carteira Nacional de Habilitação,através da Auto Escola Confiança.

Criança é atingida por um tiro de espingarda em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Na noite de ontem, segunda-feira(14), por pouco uma tragédia não ceifou a vida de uma criança de 12 anos em Barra do Corda .

Um homem identificado pelo nome de Joaci Oliveira da Silva ao disparar um tiro dentro de sua própria casa, acabou atingindo um menino de apenas 12 anos nas pernas.

Segundo informações da polícia militar, testemunhas contaram que Joaci, convidou, três crianças para sua casa, momento em que ocorreu o fato.

Ele contou aos policiais que disparou contra o muro e o tiro voltou atingindo a criança. O menino foi encaminhado para a upa em estado de choque, e não contou ainda detalhes do que de fato ocorreu.

A Guarnição composta pelo 3 sgt F. Marques, 3 Sgt Borges, 3 Sgt Sandro e Sd Alessandro conseguiu localizar e conduzir o Nacional Joaci Oliveira da Silva, que disparou uma arma de fogo dentro da residencia no bairro trisidela, próximo ao antigo posto do Elizeu.

Com o mesmo foi apreendido uma espingarda tipo bate bucha.

Dois funcionários da cemar são executados após cortar energia em residência

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Preso agora pouco Pablo Martins Silva, vulgo D’Menor, de 18 anos. Segundo testemunhas, os funcionário da CEMAR haviam realizado alguns cortes em uma determinada rua do bairro Sítio Novo, em Paço Lumiar

O autor do crime, seguiu a dupla e os surpreendeu com tiros na cabeça. Moradores relatam que não houve nenhuma discussão antes da execução.

Moradores lamentaram o ocorrido, afirmando que a motivação foi por “pura maldade”. Assista o vídeo abaixo; não é mostrado os rostos dos funcionários.

Abaixo a Nota da CEMAR:

Nota de Esclarecimento

A Cemar e o Consórcio Norte, empresa prestadora de serviços, informam que irão acompanhar os trabalhos de investigação pelas autoridades policiais do homicídio ocorrido na manhã desta terça-feira (15), no Sítio Natureza, em Paço do Lumiar, vitimando os colaboradores João Victor Melo e Francivaldo Carvalho da Silva.

Cabe esclarecer que a Companhia e o Consórcio Norte irão acompanhar e colaborar com o trabalho de investigação da polícia, que deverá identificar as causas que levaram ao homicídio.

Neste momento as empresas lamentam e se solidarizam com os familiares e estão empenhadas em prestar toda assistência necessária.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Matéria: Luis Cardoso

Nova diretoria da OAB toma posse em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Ocorreu na noite desta segunda-feira a posse da nova diretoria da OAB-MA seccional de Barra do Corda. A solenidade ocorreu na Katedral Eventos com a presença de advogados e demais convidados.

O presidente da OAB-MA, Dr Thiago Diaz não compareceu, mas enviou representante sendo representado, pelo tesoureiro da entidade no estado.

A nova diretoria ficou da sefuinte forma;

Dr Fernando Lima: Presidente

Dra Maria Gilnetes: Vice-presidente

Dra Kedma Cristina: Secretária Geral

Dra Priscila Sampaio: Secretária Adjunta

Dr João Carlos: Tesoureiro

Em Grajaú jovem é encontrado enforcado em um pé de pequi

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Um jovem conhecido como Breno recorreu ao suicídio na noite deste domingo, 13 de janeiro de 2019 no bairro extrema, setor Canoeiro. O rapaz foi encontrado dependurado em uma corda no galho de um pé de pequi.

A família e moradores estão em choque com mais este caso em Grajaú, se tornando este, o segundo caso de enforcamento em menos de um mês naquela cidade.

Informações de Djacy/Blog Realidade na Tela.

Hildo Rocha leva benefícios para comunidades indígenas de Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Setenta famílias indígenas residentes nas aldeias Pé de Galinha, Lagoa Nova e Nova Lagoa Grande, localizadas no município de Barra do Corda, já estão desfrutando os benefícios do grande Sistema  de Abastecimento de Água que foi viabilizado por emenda do deputado federal Hildo Rocha.

“A ideia era antiga, até projeto de engenharia já existia, mas, por falta de dotação orçamentária estava engavetado. Então, destinei os recursos, para a Secretaria Especial de Saúde Indígena, na rubrica saneamento ambiental para a construção de cinco sistemas de abastecimento de água em aldeias indígenas do Maranhão. Aqui está o resultado do meu trabalho. Hoje, tenho a felicidade de fazer a entrega dessa obra que acaba com a falta de água potável em três aldeias beneficiando os indígenas com água encanada já chegou em todas as casas. Estamos levando saúde e felicidades para todos os habitantes dessas três localidades”, explicou Hildo Rocha.

Investimentos

O valor total dos investimentos destinados por emenda parlamentar do deputado Hildo Rocha para a SESAI implantar cinco grandes sistemas de abastecimento de água é de quatro milhões e oitocentos mil reais.

“O sistema instalado na Aldeia Pé de Galinha é composto por poço artesiano de 320 metros de profundidade com capacidade para produzir 30 mil litros de água por hora; caixa d’água que reservam até 20 mil litros; rede de distribuição de cinco quilômetros e um sistema de captação supermoderno”, afiançou o deputado.

Trabalho eficiente

O Secretário nacional de saúde indígena, Dr. Marco Antonio Toccolini disse que apesar dos avanços conquistados até o presente momento ainda há muito a ser feito em benefício das comunidades indígenas de todo o país. “Nós, da Secretaria de Saúde Indígena, conseguimos executar os recursos financeiros e orçamentários em tempo recorde para não deixar que o dinheiro que o deputado Hildo Rocha conseguiu para beneficiar vocês fosse devolvido o que implicaria em lamentáveis prejuízos sociais. Caso isso tivesse acontecido as obras estariam inviabilizadas. Ainda temos muito por fazer. Muitas vezes, a instalação de um novo governo gera dúvidas. Mas, vocês não devem  temer porque o governo do presidente Bolsonaro vai tratar vocês com o devido respeito que todos merecem”, destacou Toccolini.

“O sentimento é de felicidade, de gratidão porque hoje estou vendo essas pessoas que outro dia estavam morrendo de sede, passando dificuldades por falta de água e agora estão sendo beneficiadas. Agradeço ao deputado Hildo Rocha, ao Secretário Marco Toccolini e ao nosso prefeito porque sem as parcerias institucionais não seria possível levarmos esses benefício para as nossas comunidades indígenas”,  disse a vereadora Kassi Pompeu.

“Em nome dos indígenas e da população de Barra do Corda, agradeço ao deputado Hildo Rocha por sua dedicação. Esta obra é muito bem-vinda assim como as demais, que eu tenho certeza, que o deputado irá destinar para a nossa cidade, para a nossa região e, especialmente, para os povos indígenas de Barra do Corda”, declarou o prefeito Eric Costa.

Texto enviado nesta segunda-feira(14) pelo gabinete do deputado federal Hildo Rocha.

Prefeito Erlânio Xavier se consolida para grande vitória na FAMEM

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Com o lema “A FAMEM É NOSSA” um grupo de prefeitos liderados pelo prefeitoErlânio Xavier de Igarape Grande (PDT) lança chapa para disputar à diretoria da FAMEM.

Confirmada a realização de uma grande reunião no próximo dia 16 de janeiro, às 17hs, no Auditório Babaçu, do Rio Poty Hotel, na Ponta da Areia, em São Luís, são aguardados no encontro mais de 100 prefeitos e prefeitas.

Favorito na disputa, as últimas informações apontam que mais de 120 prefeitos já declaram abertamente apoio à chapa, como os prefeitos Juran Carvalho (Presidente Dutra), Eric Costa (Barra do Corda), Assis Ramos (Imperatriz), Luciano Genésio (Pinheiro), Luciano Leitoa (Timon), João Dominici (São João Batista), João Igor (São Bernardo), Edivaldo Holanda (São Luís), Laercio Arruda (Lago da Pedra), Irlahi (Rosário), Toinho Patioba (Gonçalves Dias), Junior Cascaria (Porção de Pedra), Idan Torres ( Santa Filomena), Geraldo Amorim (Peri Mirim), Mayra Guimarães (Nova Yorque), Fred Maia (Trizidela do Vale), Dr. Erik (Balsas), Claudio Cunha (Apicumaçu) entre outros, um dos objetivos de Erlânio Xavier no encontro, além de demonstrar a enorme força, é de apresentar propostas para uma Famem mais representativa e atuante nos interesses dos municípios.

“Pra mim é um motivo de muita alegria receber o apoio de meus amigos prefeitos para presidir esta importante entidade. Agradeço a cada um dos colegas prefeitos, que acreditam no nosso trabalho e nos dão o voto de confiança para assumir essa grande responsabilidade. Não tenha dúvida que estaremos prontos e determinados para lutar pelos interesses dos municípios maranhenses. A Famem será de todos nós”, disse o prefeito, que é conhecido por honrar sua palavra e seus compromissos, dando-lhe credibilidade e liderança política, inclusive como coordenador de campanhas vitoriosas nas últimas eleições.

Entre as metas a buscar, será uma revisão do Pacto Federativo, encontros regionais, melhoramento dos sistemas de informática para os gestores, cursos para prefeitos e funcionários para um melhor desempenho da gestão entre outras iniciativas para o fortalecimento do municipalismo.

A eleição para a nova diretoria da Famem acontecera no próximo dia 30 de janeiro para o biênio 2019/2020.

O QUE É A FAMEM: Fundada em 1985, a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) é uma pessoa jurídica de direito privado de natureza civil e de caráter representativo e assistencial dada aos Municípios, procurando por todos os meios integrá-los com a comunidade em geral, defendendo os interesses dos prefeitos e vereadores, junto aos órgãos Estaduais e Federais.

Texto: Sistema Centro Norte

Prefeito Eric Costa prestes a deixar o PCdoB rumo ao PDT para tentar eleger sucessor nas eleições de 2020 em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

O prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, vem se movimentando silenciosamente nos bastidores após às eleições de outubro, quando conseguiu eleger seu cunhado Fernando Pessoa(27 anos) à deputado estadual, para mudar de partido e já mira a sucessão 2020, quando não terá direito à reeleição.

Este Blog já disse por diversas vezes, que o prefeito Eric Costa não dá murro em ponta de faca quando o assunto é estratégia para uma disputa política, e que fique bem claro; não é pensamento e conclusões pessoal do autor deste blog, é o retrato vivo das últimas eleições.

Na última semana, o Blog Minuto Barra publicou uma matéria que gerou enorme repercussão, quando destacou que, o prefeito Eric Costa estudou o eleitorado e os políticos de Barra do Corda. Isso é inegável!!

Eric Costa percebeu após o resultado das eleições de 2012 que se devotar exclusivamente ao trabalho, não gera sucesso nas urnas.

O prefeito de Barra do Corda não é apegado a partido político, e sim a conveniência do momento. Ele se elegeu em 2012 no PSC, partido nanico tanto local quanto estadual.

Devido Roseana ser a governadora nos dois primeiros anos da gestão Eric Costa(2013 e 2014), o mesmo foi altamente estrategista e esperto. De início, se aliou ao deputado Tatá Milhomem e ao chefe da Casa Civil Hildo Rocha ainda na campanha, políticos da mais alta confiança de Roseana, e de quebra, se aliou à outros dois deputados estaduais, também aliados históricos da então governadora; Antonio Pereira e Magno Barcelar.

Eric mesmo inexperiente no poder(2013), sabia que precisava de proteção, já que seus adversários eram fortes demais naquele período, e aliados também à governadora.

Sem delongas quanto ao assunto em questão, o prefeito já se movimenta para deixar o PCdoB, onde se filiou em novembro de 2015, usando outra vez da conveniência política junto ao governador Flávio Dino, mirando sua reeleição em 2016. E deu certo.

Eric Costa ensaia sua ida ao PDT do agora eleito senador Weverton Rocha, e na mesma embarcação de mudança de partido, o prefeito de Barra do Corda filiará seu tio, Vanzinho, irmão de seu pai.

Abaixo fotografia de Eric Costa em 2018 recebendo em Barra do Corda o então candidato ao senado pelo PDT Weverton Rocha

Engana-se quem pensa, que o prefeito perderá aliados quando planeja colocar seu tio, Vanzinho Costa, na linha de sucessão.

Eric sabe, que os próximos anos após deixar o poder, começará a chegar na Câmara Municipal suas prestações de contas, e precisa de um prefeito da mais alta confiança e força no legislitvo, para não lhe gerar preocupações, e seu tio é o nome mais confiável e tentará colocá-lo no poder, a todo e qualquer custo.

O Blogueiro Gildásio Brito apurou em São Luís na última semana, que a estratégia que o prefeito Eric Costa vem montando, é para que o vice na chapa de seu tio Vanzinho Costa, seja o ex-vereador Adão Nunes, que prega atualmente ser também um pré-candidato a prefeito, mas terá seu desejo controlado pelo senador Weverton Rocha, presidente do seu partido, o PDT.

Quanto ao vereador Gil Lopes, atual presidente da Câmara Municipal e que também deseja ser candidato a prefeito em 2020 e já se movimenta nos quatro cantos no município para isto, o seu deseja será controlado nada mais nada menos pelo governador Flávio Dino, a quem Gil Lopes tem grande consideração e respeito, assim apurou este Blog em São Luís.

Do grupo do prefeito Eric Costa, o nome mais forte é de Gil Lopes para a sucessão nas eleições de 2020, mas isso, não provoca ânimo algum no prefeito, pois o mesmo deseja alguém que ele possa ficar do lado dando às cartas, pois o mesmo já mira antecipadamente às eleições de 2022 quando pretende ser candidato a deputado federal.

O Blog Minuto Barra continuará acompanhando os bastidores da política local e estadual.

 

Time do OMV é campeão do 1° campeonato Nenzin Altamirense

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

A final do campeonato Nenzin Altamirense teve sua partida de final realizada na tarde desde sábado, no campo da associação no bairro altamira(saída para Fernando Falcão).

Em uma partida acirrada entre o OMV e SDC, onde o placar nos 90 minutos de jogo ficou em 1×1 levando a decisão aos pênaltis.

Os goleiros de ambas às equipes fizeram grandes defesas, e no final, a equipe do OMV levou o título de campeão.

Com o apoio total do deputado Rigo Teles que se fez presente, o campeonato foi um verdadeiro show entre os jogadores que mostraram raça e total equilibriu nas partidas.

Durante o jogo, esteve presente também assistindo a partida de futebol, o deputado federal Júnior Lourenço.

O campeonato foi organizado por Dety e João Baladeira.

Professora de Barra do Corda morre durante acidente em Poção de Pedras

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Uma tragédia ocorreu na noite de ontem, sexta-feira(12) na cidade de Poção de Pedras quando em um acidente de trânsito morreu uma professora de Barra do Corda, Gesielma Braga.

À referida professora lecionava, na Unidade Integrada Vanderley Félix, Povoado Santa Vitória, onde havia sido aprovada no concurso de 2015, e desde então prestava serviço na educação de Barra do Corda.

Uma comitiva de professores do Povoado Santa Vitória se deslocaram para o velório em Poção de Pedras, cidade onde a mesma residia.

Nota de Pesar pelo falecimento da professora Gesielma Braga.

A Unidade Integrada Vanderly Felix Costa vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento da professora Gesielma Braga.

Esta unidade de ensino e o povoado Santa Vitória solidarizam-se com a família e amigos da professora. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança!

———— HOMENAGEM ————

Gesielma chegou no povoado Santa Vitória, município de Barra do Corda – Maranhão, no ano de 2017 para atuar como professora na U.I. Vanderly Felix Costa, era uma menina simples e dedicada, nascida e moradora na cidade de Poção de Pedras – Maranhão.

Com um espírito cheio de cuidado e amor pelas pessoas e pelo que fazia a professora cultivou e cativou os corações de todos nós.

Perdemos uma grande profissional, uma grande amiga, mas que deixa como legado: sua atuação por excelência e seu jeito inovador em cuidar e educar nossas crianças.

Hoje, um vazio imenso nos consomem, uma saudade que não terá fim. Buscaremos o conforto nas lembranças de nosso dia dia, de sua nobreza, dos projetos que desenvolvemos juntos nos ultimos 2 anos, do seu sorriso contagiante, de seu amor com nossa escola, com nosso povo.

Adeus, Professora Gesielma Braga.