Barra do Corda/MA, 3 de julho de 2024
×
Barra do Corda/MA, 3 de julho de 2024

Publicidade

Notícias

31 DE MARÇO: Para disputar o Senado, Flávio Dino se despede nesta quinta-feira do governo do Maranhão

Flávio Dino poderia ficar no comando do Maranhão até o dia 31 de dezembro. Porém, ele disputará o senado federal nas eleições de outubro e a Lei eleitoral exige sua renúncia do cargo de governador.

31 DE MARÇO: Para disputar o Senado, Flávio Dino se despede nesta quinta-feira do governo do Maranhão

Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís em 30 de Abril de 1968, filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino. Cursou o ensino médio no Colégio Marista de São Luís, onde deu início à vida política como líder estudantil. Foi aprovado aos 18 anos de idade paro o curso de direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1986, onde exerceu o cargo de coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em 1989, foi um dos coordenadores da ala juvenil da campanha de Lula à Presidência do Brasil.

Formou-se bacharel em direito no ano de 1991 pela UFMA, onde também se graduou mestre em direito constitucional. Ali, Dino atuou no movimento estudantil, passando assessorar sindicatos de trabalhadores. Tornou-se professor da UFMA em 1994.

No ano de 1994, foi aprovado em primeiro lugar em concurso para o cargo de juiz federal, que ele exerceu no Maranhão por 12 anos. De 2000 a 2002, presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe). Posteriormente foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Abandonou a carreira da magistratura em 2006, aos seus 38 anos, pedindo exoneração para ingressar na vida política e se filiando ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Publicidade

Em 2006 ele foi candidato a uma vaga na Câmara Federal e foi eleito com quase 120 mil votos. Em 2010 disputou o governo do Maranhão e foi derrotado em primeiro turno por Roseana Sarney. Em 2014 voltou a disputar o governo e venceu Lobão Filho no primeiro turno. Em 2018 foi candidato a reeleição e venceu Roseana Sarney em primeiro turno.

RENÚNCIA AO GOVERNO:

Flávio Dino poderia ficar no comando do Maranhão até o dia 31 de dezembro deste ano. Ocorre, que ele é pré-candidato ao senado federal e a Lei eleitoral exige sua renúncia do cargo de governador.

O vice-governador Carlos Brandão assumirá o comando do Maranhão neste sábado, 2 de Abril, em solenidade na Assembleia Legislativa.

 

Faça um comentário

Continue lendo...