O Governo Federal confirmou o investimento de R$ 50 milhões para a construção do aeroporto regional de Barra do Corda, na região central do Maranhão. A decisão foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, que considerou a cidade como ponto estratégico no tráfego aéreo regional, nacional e internacional.
A escolha de Barra do Corda se deu por sua localização privilegiada, situada no centro geográfico do estado e sob uma das mais movimentadas rotas aéreas do país. O espaço aéreo da cidade é constantemente utilizado por voos que ligam importantes destinos como Brasília, São Luís, Recife, Manaus, São Paulo e até rotas internacionais como Buenos Aires–Europa. Com o novo aeroporto, a cidade poderá oferecer suporte a pousos emergenciais e operacionais, aumentando a segurança e a eficiência da malha aérea brasileira.

Barra do Corda também se destaca como principal polo regional, influenciando diretamente cerca de 40 municípios das regiões Central e Centro-Sul do Maranhão. O novo aeroporto deve impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico e logístico de toda a região.
O prefeito Rigo Teles e a deputada Abigail atuaram ativamente na articulação do projeto, juntamente com o governador Carlos Brandão e o secretário de Estado Orleans Brandão, que têm reforçado o compromisso com obras estruturantes no interior maranhense.

O ministro dos portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, solicitou ao secretário nacional de aviação civil, Tomé Franca, que comunicasse ao presidente do TCU, ministro Vital do Rego, a decisão do governo federal em construir o aeroporto regional de Barra do Corda. O presidente do TCU deu a notícia ao Blogueiro Gildásio Brito, do Blog Minuto Barra.
A licitação da obra está prevista para ocorrer em janeiro de 2026, marcando um passo decisivo para a concretização do aeroporto regional de Barra do Corda.





