A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), enfrentará agora, em fevereiro, a sua 27ª cirurgia. A primeira ocorreu quando Roseana tinha apenas 19 anos de idade.
Na grande maioria das vezes, Roseana enfrentou cirurgias contra o câncer, vencendo todas. Dentre elas, procedimentos no intestino, na mama, no ovário, no pulmão, além de cirurgia para correção de aneurisma, entre outras.
Em agosto de 2025, Roseana foi pega de surpresa com o diagnóstico de um câncer de mama triplo negativo, o mais agressivo de toda a sua história de vida e de sua batalha no campo da saúde.
Trajetória na política maranhense e nacional
Roseana foi eleita pela primeira vez em 1992 para o cargo de deputada federal, sendo a mais votada da história à época.
Em 1994, Roseana foi candidata ao governo do Maranhão, tornando-se a primeira mulher eleita governadora pelo voto popular na história do Brasil.
Em 1998, Roseana foi reeleita governadora do Maranhão, mesmo enfrentando um câncer que a deixou hospitalizada.
Em 2002, o então PFL resolveu lançar Roseana Sarney como pré-candidata à Presidência da República. O nome dela cresceu tanto que chegou a empatar tecnicamente nas pesquisas com Lula, com 30% contra 29%. Roseana sofreu perseguição política por parte do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que desejava tê-la como vice de José Serra. Ao rejeitar o convite, Roseana passou a sofrer retaliações do governo FHC.
Diante desse cenário, Roseana decidiu disputar o cargo de senadora, sendo eleita com quase 1,5 milhão de votos.
Em 2003, como senadora, Roseana tornou-se a primeira mulher na história a ocupar o cargo de líder do governo federal no congresso nacional.
Em seu primeiro pronunciamento na tribuna do Senado federal, no dia 23 de abril de 2003, Roseana foi aparteada por 33 senadores, a única a conseguir esse recorde.
Como senadora, Roseana ajudou a elaborar e aprovar a Lei Maria da Penha, no ano de 2006. Outro grandioso projeto que contou com a participação e voto de Roseana no Senado, foi a criação do FUNDEB(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos professores).
Em 2009, ela reassumiu o governo do Maranhão pela terceira vez, sendo reeleita em 2010 para o quarto mandato — a única no Brasil a alcançar quatro mandatos como governadora.
Em 2022, Roseana se candidatou a deputada federal, sendo eleita com quase 100 mil votos, praticamente sem sair de casa.
Atualmente, em relação às eleições de 2026, Roseana lidera todas as pesquisas para o Senado Federal, sem sequer se pronunciar publicamente sobre se será ou não candidata ao cargo.
O nome carinhoso de “guerreira” surgiu, em 2002, pelo próprio povo, quando presenciou Roseana enfrentando graves problemas de saúde, e venceu todos.
Ela é filha do ex-presidente da República, José Sarney.
Matéria/Texto: Gildásio Brito





