
O Blog Minuto Barra, do blogueiro Gildásio Brito, denunciou, nesta sexta-feira, 27 de dezembro de 2024, o estado de abandono em que se encontra o prédio do IFMA na cidade de Colinas/MA.
Após a publicação da matéria, deputados federais e senadores se mostraram perplexos com as imagens divulgadas pelo Blog Minuto Barra.
A ferrugem na fachada e em várias partes do prédio, além do mato ao redor, deixaram os parlamentares revoltados com o descaso por parte do governo federal.
Um dos deputados federais informou ao Blog Minuto Barra que entrou em contato com o reitor do IFMA no Maranhão para cobrar explicações. Segundo o parlamentar, o reitor do Instituto Federal disse que a obra foi concluída há quase quatro anos, mas o Ministério da Educação nunca autorizou a abertura do IFMA de Colinas.
O reitor afirmou ao deputado federal:
“Bom dia, deputado. Obrigado! Esse prédio já está pronto há mais de três anos, e o Ministério não autoriza o funcionamento. Já fomos várias vezes ao Ministério da Educação solicitar essa autorização. Os deputados federais e senadores do Maranhão podem ajudar.”
Essa declaração do reitor do IFMA foi suficiente para que deputados e senadores solicitassem à líder da bancada do Maranhão, senadora Eliziane Gama, uma reunião de urgência no início de janeiro de 2025 com o ministro da Educação, Camilo Santana.
A senadora Eliziane Gama se mostrou perplexa e revoltada com a situação de abandono e a não abertura do IFMA de Colinas, já que a obra foi concluída em 2020, no governo Bolsonaro, e permanece fechado até agora, no governo Lula.