A Polícia Federal apreendeu R$ 1 milhão em espécie durante uma operação realizada em uma agência bancária de São Luís, após duas pessoas agendarem um saque de alto valor diretamente no caixa. O procedimento levantou suspeitas e levou à comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que, diante de indícios sobre a possível origem e destino do dinheiro, acionou a PF. O saque havia sido marcado na quinta-feira (11) para ocorrer na segunda-feira (15).
Sem saber que estavam sendo monitorados, os envolvidos compareceram à agência para retirar o valor. Agentes da Polícia Federal já se encontravam no interior do banco e aguardaram o momento em que o dinheiro fosse sacado. Assim que a dupla deixou o caixa e se preparava para sair da agência, foi abordada e recebeu voz de prisão, com o montante sendo imediatamente apreendido.
Durante a abordagem, os suspeitos optaram por permanecer em silêncio, não informando a origem nem o destino do dinheiro. As investigações, no entanto, apontaram que os recursos teriam saído de uma empresa de engenharia prestadora de serviços públicos por meio de licitações. A principal linha investigativa indica que o valor pode ter origem em emenda parlamentar federal e seria destinado a terceiros, em um suposto repasse irregular. A ação da Polícia Federal, segundo investigadores, pode ter frustrado o que seria um “peru de Natal” milionário, embalado em dez pacotes de R$ 100 mil cada.





