São Luís, 7 de agosto de 2020
×
São Luís, 7 de agosto de 2020

Publicidade

Destaque

Ensino público de Porto Franco é reconhecido como “Educação que faz a Diferença” e recebe selo do Tribunal de Contas

Gestão do prefeito Nelson Horácio de Porto Franco foi a única no Maranhão a receber o selo oferecido após um estudo realizado por todos os Tribunais de Contas do Brasil. Um total de 118 municípios em todo o País receberam ...

Ensino público de Porto Franco é reconhecido como "Educação que faz a Diferença" e recebe selo do Tribunal de Contas

Reconhecer os pontos positivos e as boas práticas no ensino público brasileiro, combatendo a ideia de que apenas as iniciativas empresariais são bem-sucedidas nessa área, Tribunais de Contas de todo o país desenvolveram o estudo “Educação que Faz a Diferença”, por meio do qual 118 redes municipais de todas as regiões do país foram contempladas com o selo de qualidade, em razão dos avanços obtidos no ensino fundamental.

ensino publico de porto franco e reconhecido como educacao que faz a diferenca e recebe selo do tribunal de contas 1 1024x768 - Ensino público de Porto Franco é reconhecido como "Educação que faz a Diferença" e recebe selo do Tribunal de Contas - minuto barra

No Maranhão, apenas a rede pública do município de Porto Franco, na região sul do estado, foi contemplada com o selo. Porto Franco é governada pelo médico Dr Nelson Horário, que comemorou o reconhecimento.

Publicidade

O estudo foi lançado nesta quinta-feira (25) no canal do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). Segmento acadêmico do sistema Tribunais de Contas, o IRB é voltado para o aperfeiçoamento técnico das cortes de contas, por meio de pesquisas e estudos. O estudo “Educação que Faz a Diferença” foi realizado com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

De abrangência nacional, a pesquisa mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas. O trabalho envolveu pesquisa de campo com a participação de 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros. Ao todo, foram visitadas 116 escolas de 69 redes de ensino, localizadas em todos os Estados.

ensino publico de porto franco e reconhecido como educacao que faz a diferenca e recebe selo do tribunal de contas 2 1024x768 - Ensino público de Porto Franco é reconhecido como "Educação que faz a Diferença" e recebe selo do Tribunal de Contas - minuto barra

A apresentação desta quinta-feira foi aberta pelos conselheiros Cezar Miola, presidente do CTE-IRB e Ivan Bonilha, presidente IRB. O estudo e seus principais resultados foi apresentado pelo diretor-fundador do IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), Ernesto Faria.

O painel “Educação que faz a diferença” foi apresentado por Karla Mychely Santana (Secretária de Educação de Licínio de Almeida – BA), Lizete Coelho (Secretária de Educação de Paraíso do Tocantins – TO) e Rosângela Ferreira (Secretária de Educação de Sengés – PR).

De acordo com a auditora do TCE maranhense, Helvilane Araújo, a proposta visa não somente reconhecer o sucesso dessas redes, mas sobretudo identificar porque elas deram certo, coletando e divulgando boas práticas em Educação. Na esfera do TCE maranhense, a ideia agora é divulgar o trabalho, incentivando os municípios a adotarem as boas práticas identificadas. “Vamos repassar todo o material para os secretários de educação”, afirma.

ensino publico de porto franco e reconhecido como educacao que faz a diferenca e recebe selo do tribunal de contas 3 1024x768 - Ensino público de Porto Franco é reconhecido como "Educação que faz a Diferença" e recebe selo do Tribunal de Contas - minuto barra

Os esforços da gestão do prefeito Nelson Horário foi de fundamental importância para que a educação de Porto Franco recebesse tamanho destaque a nível estadual e nacional, já que, apenas 118 municípios Brasileiros receberam o selo de reconhecimento.

Ao assumir o comando da prefeitura de Porto Franco em janeiro de 2017, o prefeito Nelson Horário colocou a educação como pauta principal de sua gestão, mesmo sendo um dedicado profissional do setor da saúde.

“Em nossa pesquisa identificamos o investimento feito pelo município na formação dos professores, a correta utilização do PCCS, e a atuação da atual gestora da pasta como fatores que mais contribuíram para os bons resultados do município”, diz a auditora. “O que a rede de ensino do município tem de mais forte é o compromisso dos professores, a vontade deles de fazer uma educação melhor, de apoiar o aluno que está em situação mais difícil, a busca pelo envolvimento dos pais”, observa Helvilane Araújo, que destaca ainda a parceria da secretária de educação com as escolas.

Faça um comentário

Continue lendo...