Barra do Corda/MA, 18 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 18 de abril de 2024

Publicidade

Destaque

Ensino público de Porto Franco é reconhecido como “Educação que faz a Diferença” e recebe selo do Tribunal de Contas

Gestão do prefeito Nelson Horácio de Porto Franco foi a única no Maranhão a receber o selo oferecido após um estudo realizado por todos os Tribunais de Contas do Brasil. Um total de 118 municípios em todo o País receberam ...

Ensino público de Porto Franco é reconhecido como "Educação que faz a Diferença" e recebe selo do Tribunal de Contas

Reconhecer os pontos positivos e as boas práticas no ensino público brasileiro, combatendo a ideia de que apenas as iniciativas empresariais são bem-sucedidas nessa área, Tribunais de Contas de todo o país desenvolveram o estudo “Educação que Faz a Diferença”, por meio do qual 118 redes municipais de todas as regiões do país foram contempladas com o selo de qualidade, em razão dos avanços obtidos no ensino fundamental.

No Maranhão, apenas a rede pública do município de Porto Franco, na região sul do estado, foi contemplada com o selo. Porto Franco é governada pelo médico Dr Nelson Horário, que comemorou o reconhecimento.

Publicidade

O estudo foi lançado nesta quinta-feira (25) no canal do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). Segmento acadêmico do sistema Tribunais de Contas, o IRB é voltado para o aperfeiçoamento técnico das cortes de contas, por meio de pesquisas e estudos. O estudo “Educação que Faz a Diferença” foi realizado com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

De abrangência nacional, a pesquisa mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas. O trabalho envolveu pesquisa de campo com a participação de 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros. Ao todo, foram visitadas 116 escolas de 69 redes de ensino, localizadas em todos os Estados.

A apresentação desta quinta-feira foi aberta pelos conselheiros Cezar Miola, presidente do CTE-IRB e Ivan Bonilha, presidente IRB. O estudo e seus principais resultados foi apresentado pelo diretor-fundador do IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), Ernesto Faria.

O painel “Educação que faz a diferença” foi apresentado por Karla Mychely Santana (Secretária de Educação de Licínio de Almeida – BA), Lizete Coelho (Secretária de Educação de Paraíso do Tocantins – TO) e Rosângela Ferreira (Secretária de Educação de Sengés – PR).

De acordo com a auditora do TCE maranhense, Helvilane Araújo, a proposta visa não somente reconhecer o sucesso dessas redes, mas sobretudo identificar porque elas deram certo, coletando e divulgando boas práticas em Educação. Na esfera do TCE maranhense, a ideia agora é divulgar o trabalho, incentivando os municípios a adotarem as boas práticas identificadas. “Vamos repassar todo o material para os secretários de educação”, afirma.

Os esforços da gestão do prefeito Nelson Horário foi de fundamental importância para que a educação de Porto Franco recebesse tamanho destaque a nível estadual e nacional, já que, apenas 118 municípios Brasileiros receberam o selo de reconhecimento.

Ao assumir o comando da prefeitura de Porto Franco em janeiro de 2017, o prefeito Nelson Horário colocou a educação como pauta principal de sua gestão, mesmo sendo um dedicado profissional do setor da saúde.

“Em nossa pesquisa identificamos o investimento feito pelo município na formação dos professores, a correta utilização do PCCS, e a atuação da atual gestora da pasta como fatores que mais contribuíram para os bons resultados do município”, diz a auditora. “O que a rede de ensino do município tem de mais forte é o compromisso dos professores, a vontade deles de fazer uma educação melhor, de apoiar o aluno que está em situação mais difícil, a busca pelo envolvimento dos pais”, observa Helvilane Araújo, que destaca ainda a parceria da secretária de educação com as escolas.

Faça um comentário

Continue lendo...