São Luís, 7 de agosto de 2020
×
São Luís, 7 de agosto de 2020

Publicidade

Destaque

Justiça manda Facebook e Instagram excluírem perfis que usam o nome de Roseana Sarney

Alguns perfis estavam emitindo declarações em nome da ex-governadora, sem que ela tivesse conhecimento de tais postagens. A pedido dela, o juiz Sebastião Bonfim mandou remover tais páginas.

Justiça manda Facebook e Instagram excluírem perfis que usam o nome de Roseana Sarney

O juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim, Titular da 12ª Vara Cível de São Luís, concedeu liminar pedida pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e determinou ao Facebook a exclusão de 11 perfis – no próprio Facebook e no Instagram – que têm usado indevidamente o nome dela nas redes sociais.

Atualmente, a emedebista possui apenas um perfil no Instagram, o @roseanasarneym, por meio do qual interage com seguidores. Mas alguns fãs e eleitores também já criaram perfis para homenageá-la. Com a decisão, Roseana quer dirimir quaisquer dúvidas sobre a autenticidade do seu perfil oficial.

“Agradeço aos amigos, aos fãs que criaram páginas para, muitas vezes, demostrar a admiração e o amor por mim. Mas alguns perfis também acabavam publicando informações políticas que não condiziam com a verdade e causavam muitos transtornos. Por isso, precisei acionar nosso jurídico para promover uma ação”, destacou.

Publicidade

Segundo ela, a partir da verificação do seu perfil oficial, será possível aos seguidores criar outros perfis como admiradores, fã clubes. “Isso é extremante saudável e me deixa feliz! Mas no momento em que se discute eleições ainda mais digitais, no momento em que se aprova até mesmo uma lei das fake news parece ter chegado o instante de tratarmos com a seriedade devida essas plataformas”, completou.

A ação da ex-governadora Roseana Sarney foi proposta pela advogada Anna Graziella Neiva, que também atuou no jurídico da campanha passada e conseguiu decisões judiciais que derrubaram perfis que atacavam a ex-Governadora e propagavam desinformação e discurso de ódio.

Ela pontua que o cuidado com a imagem de políticos nas redes sociais deve fazer parte de um “alinhamento estratégico entre o marketing e o jurídico”.

“Nas eleições mais digitais da história do país e no contexto de relevante debate acerca da presença de fake news e de desinformação dentro das plataformas de redes sociais, gerando até um projeto de lei (que está na pauta de discussão do país), parece clara a necessidade de alinhamento estratégico entre o marketing e o jurídico de toda classe política”, afirmou.

Mensagem

Mais ativa no Instagram, Roseana hoje usou seu perfil na rede para mandar uma mensagem aos seguidores.

justica manda facebook e instagram excluirem perfis que usam o nome de roseana sarney - Justiça manda Facebook e Instagram excluírem perfis que usam o nome de Roseana Sarney - minuto barra

Ela contou um pouco de como tem sido sua rotina durante o período de isolamento por causa da pandemia da Covid-19 e lamentou que a necessidade de distanciamento social tenha impedido a realização do São João no Maranhão.

Por Gilberto Léda

Faça um comentário

Continue lendo...