São Luís, 26 de janeiro de 2022
×
São Luís, 26 de janeiro de 2022

Publicidade

Maranhão

Maranhão registra 1.200 novos casos de HIV nos últimos dois anos, diz Secretaria de Saúde

Ter HIV não significa que a pessoa possui AIDS; porém, uma vez infectada, a pessoa viverá com o HIV durante toda sua vida. Não existe vacina ou cura para infecção pelo HIV, mas há tratamento e vida normal.

Maranhão registra 1.200 novos casos de HIV nos últimos dois anos, diz Secretaria de Saúde

O Maranhão registrou nos últimos dois anos(2020-2021) 1.268 novos casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV, conforme os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde(SES). No ano passado, foram 1.650 pessoas contaminadas pelo vírus. A Secretaria esclarece que os dados estão sujeitos a atualização a cada boletim epidemiológico.

Tratamento

O HIV não possui cura. O paciente que for identificado com o vírus inicia seu tratamento com os medicamentos antirretrovirais, que ajudam inibir a multiplicação do vírus HIV e evitam o enfraquecimento do sistema imunológico. Após início do tratamento, contam-se de três a seis meses para a pessoa ficar com o vírus indetectável no sangue.

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, existem atualmente, 21 medicamentos que são usados para o tratamento do HIV e da AIDS e que são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Faça um comentário