Barra do Corda/MA, 27 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 27 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

06/01: Roseana Sarney não pedirá licença do mandato de deputada federal

A deputada federal Roseana Sarney disse ao Blogueiro Gildásio Brito, que nunca passou pela cabeça dela em tirar licença do mandato. Declarou ainda que se prepara para percorrer vários municípios em apoio a aliados nas eleições municipais desse ano.

06/01: Roseana Sarney não pedirá  licença do mandato de deputada federal

A ex-governadora do Maranhão e atual deputada federal Roseana Sarney declarou em conversa por telefone ao Blogueiro Gildásio Brito do Blog Minuto Barra, que não irá pedir licença do mandato de deputada federal, como repercutiu parte da imprensa maranhense ainda no mês de dezembro de 2023.

Roseana disse que não sabe de onde saiu essa notícia a ponto de repercutir em Blogs.

“A senhora pedirá licença do mandato agora em 2024?” Perguntou o Blogueiro Gildásio Brito.

Publicidade

Roseana respondeu; “não irei pedir licença, vou seguir no mandato e pretendo visitar vários municípios agora em 2024 em apoio a muitos aliados que irão disputar prefeituras nas eleições agora de outubro”, disse Roseana.

O primeiro suplente de Roseana é Hildo Rocha, atualmente Secretário Executivo do Ministério das Cidades. O segundo suplente é João Marcelo, atual superintendente do DNIT no Maranhão.

O terceiro suplente de Roseana é Lobão Filho.

Histórico Político de Roseana:

Roseana foi a primeira mulher eleita deputada federal no Maranhão nas eleições de 1990, com quase 50 mil votos.

Em 1994, Roseana disputou e venceu o governo do Maranhão, se tornando a primeira mulher no Brasil eleita pelo voto popular governadora de um estado da federação.

Roseana foi reeleita em 1998, praticamente sem sair de casa, devido a problemas de saúde.

Em 2002 Roseana renunciou o mandato de governadora para disputar a presidência da República pelo antigo PFL. Roseana chegou a pontuar com 27% das intenções de votos, um ponto a menos que Lula, que tinha 28%. Roseana liderava nos principais colégios eleitorais do Brasil.

Revoltado com o crescimento de Roseana e com a chance real dela vencer a presidência, o então presidente Fernando Henrique Cardoso a convidou para ser a vice-presidente de José Serra. Roseana deu um não de cara, e disse que jamais seria vice de alguém que tinha apenas 7% na pesquisa, quanto ela tinha 27%.

Fernando Henrique partiu pra cima e jogou uma operação policial contra Roseana no Maranhão, acusando-a de ter recebido mais de R$ 1 milhão para sua pré-campanha.

Em uma semana, Roseana caiu nas pesquisas, mesmo sendo declarada inocente pela justiça.

Em ato de vingança contra o então presidente Fernando Henrique, Roseana declarou apoio a Lula nas eleições de 2002, e o petista derrotou José Serra no segundo turno.

Na mesma eleição, Roseana foi candidata a senadora pelo Maranhão e recebeu quase 1,5 milhão de votos.

Lula colocou Roseana como sua líder no Congresso Nacional, e seu pai José Sarney foi eleito presidente do Senado.

Em 2006 Roseana disputou o governo contra Jackson Lago e perdeu por menos de 100 mil votos. O então governador José Reinaldo usou fortemente a máquina contra Roseana, firmando mais de mil convênios com prefeituras para conseguir derrotar Roseana.

O TSE foi acionado, detectou o abuso de poder e cassou o mandato de Jackson Lado em 17 de abril de 2009. Roseana segunda colocada assumiu o comando do governo.

Em 2010 Roseana concorreu a reeleição e derrotou Flávio Dino no primeiro turno com uma diferença de quase 800 mil votos.

Em 2014 Roseana não conseguiu eleger o sucessor, Lobão Filho.

Em 2018 ela voltou a disputar o governo e perdeu para Flávio Dino no primeiro turno.

Em 2022 Roseana mesmo liderando em todas as pesquisas para o governo do Maranhão, resolveu disputar o mandato de deputada federal, foi eleita com 100 mil votos.

Roseana é a única mulher no Brasil detentora de quatro mandatos de governadora, um de senadora e dois de deputada federal.

Ela fará agora em junho, 71 anos de idade.

Faça um comentário

Continue lendo...