Barra do Corda/MA, 23 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 23 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

1º DE JUNHO: Faz aniversário a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney

Roseana Sarney é a única mulher no Brasil que ocupou o cargo de governadora e eleita pelo voto popular por quatro mandatos. Além disso, foi a primeira mulher eleita senadora pelo Maranhão. Hoje, 1º de junho, ela comemora 67 anos ...

1º DE JUNHO: Faz aniversário a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney

Roseana Sarney, herdeira de um dos mais tradicionais grupos da política nacional (os Sarney), procurou construir sua trajetória na vida pública afirmando uma imagem de independência em relação às posições do pai, o ex-presidente e senador José Sarney.

Hábil negociadora política, foi eleita em 1992 a “musa do impeachment”, quando coordenou, como deputada federal, as articulações no Congresso que culminaram com o afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Roseana teve também papel importante na eleição da chapa de Tancredo Neves e José Sarney pelo Colégio Eleitoral, em 1984, e na votação que garantiu cinco anos de mandato para o então presidente Sarney.

Publicidade

Roseana Macieira Sarney nasceu em 1º de junho de 1953, na casa do avô materno, em São Luís, no Maranhão. Ela estava com 12 anos quando o pai foi eleito governador do Maranhão, o que ocasionou a mudança da família do Rio de Janeiro, onde moravam na época, para São Luís.

Em 1968, participou das agitações dos estudantes no Rio e, em 1970, da campanha do pai ao Senado.

Formada em ciências sociais pela Universidade de Brasília (UnB), Roseana fez mestrado em ciência política na Suíça. Foi em Genebra que começaram seus problemas de saúde. Operada às pressas de apendicite em um hospital local, em 1973, ficou com sequelas que resultariam em uma série de operações posteriores.

De volta ao Brasil, Roseana trabalhou durante cinco anos na Novacap, a empresa que construiu Brasília, e depois no Instituto de Planejamento Econômico e Social da Secretaria do Planejamento.

Em 1981, foi trabalhar como assessora de gabinete do senador José Sarney.

Roseana e o marido, Jorge Murad, secretário particular do presidente, foram considerados o casal mais influente da Nova República. Ela tinha maior ascendência na área política e ele, na econômica. Os dois, casados desde 1976.

Católica, mãe adotiva de Rafaela, Roseana foi eleita deputada federal pelo Maranhão em 1990 com 45 mil votos, a maior votação no Estado.

Faz 30 anos que Roseana Sarney entrou na política eleitoral pela primeira vez.  A carreira política de Roseana Sarney começou aos 37 anos, quando disputou a eleição para deputada federal. Antes de deixar o mandato de deputada, Roseana entrou na disputa pelo governo do Maranhão. Aparecendo inicialmente atrás das pesquisas, ela conseguiu ganhar a eleição de Epitácio Cafeteira, que já tinha sido prefeito de São Luís.

Em 1998, apesar de não poder fazer campanha pelo interior do Maranhão, devido às várias cirurgias que sofreu, Roseana se reelegeu com 66% dos votos para mais um mandato de governadora.

Ao assumir pela segunda vez, em 1999, promoveu uma pequena revolução administrativa. Roseana acabou com a figura do secretário de Estado. Os 18 que tinham esse título foram substituídos por oito “gerentes-executivos”.

Em 2000, voltou a ter problemas de saúde. Em abril, foi operada para recompor a patela do joelho esquerdo, fraturada em uma queda. No mês de outubro, sofreu uma cirurgia para a retirada de um nódulo no seio.

Em 2002, Roseana foi escolhida pelo então PFL para disputar a presidência da República e, por pouco, não se tornou candidata e, caso tivesse, teria derrotado Lula na disputa. Roseana disputou naquele ano o senado e foi eleita com quase 1,5 milhão de votos. Ela foi a primeira mulher na história do Congresso Nacional a exercer o cargo de líder do governo, na qual representa, a Câmara e o Senado.

Em 2006, a senadora voltou a disputar o Governo do Estado. No segundo turno, Roseana perdeu a eleição devido a um esquema de corrupção que envolvia convênios com prefeituras, que posteriormente foi confirmado, em 2009, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o mandato de Lago e determinou a posse de Roseana Sarney. Em 2010, Roseana conseguiu se reeleger no primeiro turno contra Flávio Dino.

Nas sete eleições em que concorreu, Roseana alcançou mais de 7 milhões de votos. um média de aproximadamente 1 milhão de votos a cada eleição. Uma marca única, assim como ter conseguido ser eleita quatro vezes governadora do Maranhão. A filha de José Sarney é a única entre todos os políticos que se encontram na ativa no Maranhão detentora do maior patrimônio de votos, estando ou não no poder. Em 2018 quando disputou o governo do estado contra o governador Flávio Dino, Roseana praticamente não contava com apoios de prefeitos e deputados, já que a maioria deles por conveniência, estavam no palanque com Dino. Mesmo assim, Roseana recebeu aproximadamente 1 milhão de votos e continua sendo a maior figura da oposição no Maranhão rumo às eleições de 2022.

Neste 1º de junho em que ela comemora 67 anos de vida, desejamos a Roseana Sarney um feliz aniversário e que seus anos sejam abençoados ainda mais pelo Deus todo poderoso!!

Com carinho,

Gildásio Brito

Faça um comentário

Continue lendo...