Barra do Corda/MA, 23 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 23 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

25 DE MARÇO: Se vivo estivesse, Nenzin completaria 82 anos de idade

Nascido em Pastos Bons/MA, Nenzin residiu também em São Domingos e se mudou para Jenipapo dos Vieiras. Casado com dona Santinha, o casal mudou-se com os filhos para Barra do Corda, onde entrou na política e foi prefeito por três ...

25 DE MARÇO: Se vivo estivesse, Nenzin completaria 82 anos de idade

Se vivo estivesse, o ex-prefeito de Barra do Corda Manoel Mariano de Sousa, O NENZIN, faria hoje, 25 de março, 82 anos de idade.

Nenzin nasceu no município de Pastos Bons/MA. Anos depois, Nenzin foi residir em São Domingos e se casou com dona Santinha com quem teve seis filhos.

Os dois primeiros filhos, Pedro Telis e Rigo Teles nasceram ainda em São Domingos. Já os demais, nasceram em Jenipapo dos Vieiras, sendo eles(as); Sandra Maria, Sandra Helena, Sandra Ilânia e Júnior. CONTINUE LENDO ABAIXO A MATÉRIA;

Publicidade

Após morar por alguns anos em Jenipapo dos Vieiras, Nenzin resolve se mudar para Barra do Corda e se tornou, um grande empresário. Possuiu usinas de arroz e comércio varejista.

No ano de 1992 Nenzin resolve entrar na política e se candidatou ao cargo de vereador, foi eleito. Com o apoio do então prefeito Elizeu Freitas, Nenzin se tornou presidente da Câmara Municipal.

No final de 1995, Nenzin foi o único vereador a votar contra a cassação do prefeito Elizeu Freitas.

Em 1996, ano das eleições municipais, Nenzin foi convidado por Elizeu Freitas para ser o candidato a prefeito do grupo. Ele aceitou o convite, foi candidato e derrotou nas urnas a ex-prefeita Darci Terceiro e Marcos Pacheco.

Mesmo realizando um grande trabalho, Nenzin foi derrotado nas urnas nas eleições do ano 2000 quando Avelar Sampaio foi eleito prefeito de Barra do Corda.

Quatro anos depois, ou seja, em 2004, Nenzin foi conclamado pela grande maioria das lideranças políticas a ser o candidato a prefeito pela oposição. Ele aceitou o chamado e venceu a disputa contra Jecivaldo Costa que era apoiado por Avelar Sampaio. Fora quase 5 mil votos de maioria.

Em 2008 Nenzin se candidata a reeleição e derrota Avelar Sampaio e Jecivaldo Costa. A diferença beirou 5 mil votos e Nenzin se tornou o primeiro prefeito reeleito na história de Barra do Corda desde a redemocratização do Brasil em 1988.

Nenzin foi o grande padrinho político do seu filho Rigo Teles. Atendendo o convite do pai, Rigo Teles se candidatou a deputado estadual em 1998 e foi eleito com 18.061 votos. Nenzin coordenou cinco eleições de Rigo Teles em Barra do Corda para deputado estadual, tendo sempre a maioria de votos nas eleições.

Rigo Teles se tornou o único deputado estadual na história do Maranhão com seis mandatos consecutivos.

Durante 25 anos de vida pública, Nenzin passou apenas por dois partidos; o antigo PFL(quando foi eleito vereador e prefeito em 1992 e 1996), e em 2004 se filou ao PV quando foi eleito pela segunda vez prefeito e reeleito em 2008.

Nenzin era um líder político consolidado em Barra do Corda e altamente respeitado perante a classe política no Maranhão. Era amigo pessoal do ex-presidente José Sarney, da ex-governadora Roseana e dos senadores Lobão e João Alberto.

Todas as grandes obras em Barra do Corda, foram erguidas durante os três mandatos de Nenzin na prefeitura. Ele construiu a maior escola municipal do Maranhão; o Complexo educacional. Construiu também o maior mercado público do Maranhão, localizado ao lado da avenida da trisidela. Na educação, Nenzin construiu quase 400 salas de aulas. Na saúde, foram construídas mais de 20 postos de saúde e várias UBS.

Trabalhou como um gigante na infraestrutura de Barra do Corda, colocando asfalto e pedra do cateté nas vias urbanas.

Na manhã do dia 6 de dezembro de 2017, o luto tomou conta da população de Barra do Corda com a triste notícia do assassinato de Nenzin.

Nas eleições de 2020, era nítido o apoio popular que Rigo Teles, seu filho, recebia devido o grande legado deixado por Nenzin.

Nenzin!! A sua história jamais será esquecida. Descanse em paz!!

Faça um comentário

Continue lendo...