Barra do Corda/MA, 19 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de março de 2024

Publicidade

Notícias

“Benedito Terceiro deixa um grande legado”, afirma Rigo Teles, prefeito de Barra do Corda

Rigo Teles decretou luto oficial de três dias no município de Barra do Corda. Dr Terceiro era esposo da ex-prefeita Darci Terceiro.

“Benedito Terceiro deixa um grande legado”, afirma Rigo Teles, prefeito de Barra do Corda

O prefeito de Barra do Corda Rigo Teles recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Benedito Terceiro, na manhã deste domingo(14) em São Luís. Aos 77 anos, Terceiro deixa a esposa dona Darci, três filhos e vários netos.

Rigo Teles decretou luto oficial de três dias no município de Barra do Corda. “É uma manhã de domingo em que a tristeza nos abate. Dr Benedito Terceiro prestou relevantes serviços ao Maranhão e em especial ao povo de Barra do Corda.

A primeira-dama Abigail Cunha também lamentou. “Rogo a Deus para que conforte o coração de Dona Darci, dos filhos e familiares. Dr Terceiro foi um grande homem público”, disse Abigail.

Publicidade

QUEM FOI BENEDITO TERCEIRO:

Benedito Ferreira Pires Terceiro, nascido em Rosário – MA, em 29/11/1944, trabalhou na Secretaria de Agricultura em atividades de manutenção das máquinas da SAGRIMA.

Foi aluno da Escola de Agronomia do Maranhão, onde formou-se Engenheiro Agrônomo.
No início da década de 80, foi nomeado Delegado do INCRA junto a Cooperativa Integral de Reforma Agrária de Barra do Corda (CIRA-Barra do Corda), onde realizou diversos projetos pioneiros no Estado para a melhoria da vida dos agricultores, a luta pela reforma agrária e a autonomia das cooperativas agrícolas. Com o projeto desenvolvido para Barra do Corda, também levou água e saneamento para muitos povoados, escolas e lavanderias coletivas. Sob sua gestão, foram construídas estradas, a hidrelétrica de Barra do Corda e a CIRA foi tomada como modelo para outros Estados brasileiros.

Foi Deputado Estadual por três legislaturas, Deputado Estadual Constituinte na 11ª legislatura e Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão durante o governo de Epitácio Cafeteira.
Foi o primeiro aluno da Escola de Agronomia e primeiro funcionário da Secretaria de Agricultura a chegar ao cargo Secretário de Agricultura. Durante os anos de exercício, desenvolveu o projeto de pesquisa do Abacaxi de Turiaçu e várias outras pesquisas de desenvolvimento de sementes. Posteriormente assumiu a Superintendência do INCRA no Maranhão. Exerceu grande liderança política em Barra do Corda, foi um político comprometido com o povo e a classe trabalhadora, dos povos indígenas e das cooperativas e o meio-ambiente, apoiando sempre a pesquisa, o estudo e o desenvolvimento do Estado, cujo potencial ele sempre acreditou.

Faça um comentário

Continue lendo...