Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

AST • CLA • APROVAÇÃO DO RELATÓRIO • 21 08 2019 F 6 1024x736 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barra

O acordo que foi assinado no mês de março deste ano, em Washington, pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, foi aprovado ontem na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, com base no relatório do deputado Hildo Rocha. O acordo prevê que o governo do Brasil garanta a segurança dos produtos com patentes norte-americanas que estejam em aeronaves espaciais que serão lançadas a partir da base espacial de Alcântara.

Publicidade

AST • CLA • APROVAÇÃO DO RELATÓRIO • 21 08 2019 F 3 1024x682 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barra

Eduardo Bolsonaro elogia parecer de Hildo Rocha

AST %E2%80%A2 CLA %E2%80%A2 APROVA%C3%87%C3%83O DO RELAT%C3%93RIO %E2%80%A2 21 08 2019 F 5 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barraEm pronunciamento na Sessão plenária, após a aprovação do relatório do deputado Hildo Rocha, o deputado Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, destacou a atuação do parlamentar maranhense na relatoria do acordo.

Segundo Bolsonaro, o relatório feito pelo deputado Hildo Rocha foi determinante no resultado dos trabalhos. Eduardo Bolsonaro também agradeceu os deputados da base de apoio ao governo que deram todo o apoio necessário para aprovação do acordo na comissão que ele preside.AST %E2%80%A2 CLA %E2%80%A2 APROVA%C3%87%C3%83O DO RELAT%C3%93RIO %E2%80%A2 21 08 2019 F 1 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barra

“Parabéns para vossa excelência, deputado Hildo Rocha, Vossa Excelência fez um relatório brilhante. Parabenizo também aos outros colegas que foram fiéis, chegaram cedo na Comissão de Relações Exteriores, venceram o kit obstrução e, com muita paciência, conseguiram resguardar a soberania do Brasil. Quem sabe agora Alcântara venha a ter o mesmo desenvolvimento que a cidade de Kourou, na Guiana Francesa, que em função do seu centro de lançamento é a cidade com a maior renda per capta da América Latina, superior a 26 mil dólares. Então, o seu nome, deputado Hildo Rocha, fica na história dessa casa como sendo o relator dessa matéria. Parabéns deputado Hildo Rocha”, destacou Eduardo Bolsonaro.

AST • CLA • APROVAÇÃO DO RELATÓRIO • 21 08 2019 F 1 1024x682 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barra

Acordo é benéfico para o Brasil e para o Maranhão

O presidente da comissão, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) comemorou a aprovação e destacou que os votos favoráveis de deputados da oposição (PSB, PDT e PcdoB) é uma comprovação de que o projeto é bom.

“É bom para o Maranhão, para o desenvolvimento da região, é bom para os cofres públicos, é bom para a tecnologia nacional e é bom para os quilombolas que habitam a região. Ninguém quer privilegiar os Estados Unidos. Eles querem apenas resguardar seus segredos tecnológicos e não existe qualquer risco para a soberania nacional. A soberania nacional corre risco se nós continuarmos na dependência de outros países para lançarmos nossos satélites”, destacou o parlamentar.

2D39956A 9C88 4743 83D8 A51739A26AF7 1024x768 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barra

Acordo garante a soberania nacional

AST %E2%80%A2 CLA %E2%80%A2 APROVA%C3%87%C3%83O DO RELAT%C3%93RIO %E2%80%A2 21 08 2019 F 3 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barraO relator, deputado Hildo Rocha, enfatizou que o acordo beneficia o Brasil e o Maranhão e não fere a soberania nacional. “O acordo vai permitir que a base se viabilize, é bom para o Brasil e para o Maranhão e não fere a soberania nacional. Pelo contrário: permite soberania na área de tecnologia espacial. A base de Alcântara só se viabiliza se o acordo for convalidado pelo Congresso Nacional e o nosso papel é convalidar o acordo firmado entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos e Jair Bolsonaro, do Brasil”, argumentou Hildo Rocha.

Investimentos

Rocha enfatizou que o acordo irá fazer com que o Centro de Lançamento de Alcântara passe a gerar recursos para o tesouro nacional. “O governo brasileiro já investiu mais de R$ 1 bilhão de reais na implantação da base de Alcântara. Portanto, é indispensável que o acordo seja efetivado para que a população sinta os resultados desses investimentos”, destacou.

Aprovação teve ampla maioria

AST %E2%80%A2 CLA %E2%80%A2 APROVA%C3%87%C3%83O DO RELAT%C3%93RIO %E2%80%A2 21 08 2019 F 4 - Bolsonaro elogia atuação de Hildo Rocha na relatoria do acordo entre Brasil e EUA para uso da base de Alcântara no MA - minuto barraO acordo, assinado em 18 de março em Washington pelos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, Donald Trump e Jair Bolsonaro, foi aprovado por ampla maioria: 21 votos favoráveis. Apenas seis parlamentares votaram contra.

“Quase todos os componentes tecnológicos contidos nos foguetes, pelo menos 80%, são patentes americanas. O acordo visa apenas resguardar essas patentes para que elas não sejam pirateadas”, explicou Hildo Rocha.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara e pelo Senado Federal.

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Minuto Barra. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

O seu endereço de email não será publicado.




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores
e não representam opinião do autor deste blog.

*

code