Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

BR-316 é bloqueada por indígenas entre Santa Inês e Bom Jardim.

A manifestação acontece devido a votação no Congresso Nacional, do Projeto de Lei n° 490, que altera o processo de demarcação de aldeias no país.

BR-316 é bloqueada por indígenas entre Santa Inês e Bom Jardim.

PL 490: pelo terceiro dia, indígenas protestam na BR-316 contra projeto que muda demarcação de terras — Foto: Divulgação G1ma

Um protesto de manifestantes indígenas seguiu, nessa quinta-feira (24), pelo terceiro dia consecutivo na BR-316, entre Santa Inês e Bom Jardim, no noroeste do Maranhão. A manifestação acontece devido a votação no Congresso Nacional, do Projeto de Lei n° 490, que altera o processo de demarcação de aldeias no país.

Nessa quinta (24), o grupo de indígenas utilizaram pedras de madeira e montaram uma parede humana, de uma margem à outra da pista, impedindo o tráfico de veículos nos dois sentidos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o congestionamento provocado pelo bloqueio da rodovia chegou a atingir 16 km de extensão.

Além do Maranhão, o ato ocorre em vários estados do Brasil. A demarcação é direito previsto na Constituição Federal, que estabelece aos índios o chamado “direito originário” sobre essas terras. O protesto terminou por volta das 14h, quando os índios se dispersaram e o trânsito voltou ao normal.

Publicidade

Informações do Portal G1 MA.

Faça um comentário

Continue lendo...