Barra do Corda/MA, 20 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 20 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Coronel Passos completa 2 anos em Barra do Corda, com resultados positivos na segurança pública

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Comandante que ouve a tropa e a população, comemora os bons resultados na redução da criminalidade em Barra do Corda à frente do 5° BPM.

Publicidade

No dia de hoje (14) completam dois anos do Tenente Coronel Amarildo Passos Farias à frente do 5º BPM.

Período marcado pela aproximação do comando e comandados é característica “sui generis”. Diariamente o comandante do Batalhão faz questão de estar com a tropa na parada matinal (troca de serviço). É nesse momento que ele instrui como deve ser executado o serviço naquele dia e ouve as demandas de interesse da tropa.

Com a tropa em forma, o Tenente Coronel Passos, em sua fala, destacou e parabenizou todos que contribuíram para o bom trabalho realizado em todo esse período de comando. Atenuou momentos conflitantes e enalteceu o empenho coletivo e o profissionalismo de todos. Em momento oportuno, o Pastor Jairo, abriu as escrituras sagradas, lendo, meditando e fechando com uma oração intercessória por todos os policiais.

Não obstante ao papel de gerir a segurança pública de quatro cidades (Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão e Itaipava do Grajaú) e seus povoados, há também de ser destacado o lado humano, solidário e compassivo nos anseios individuais daqueles que estão sob sua coordenação.

No tocante ao que a Polícia Militar oferta à sociedade, que é a sensação de segurança, é importante ressaltar a queda drástica da incidência no número de ocorrências dos crimes que estavam amedrontando a população cordina (roubo de motos e celulares), conforme demonstram os gráficos seguintes.

Trabalhando em conjunto com a Polícia Civil, liderada pelo Delegado Regional Dr. Renilton, foi possível inibir significativamente aqueles que estavam banalizando o crime de roubo de motos e celulares na cidade. Na maioria das vezes os criminosos foram frustrados e as vítimas reouveram seus bens, o que fez desencorajar aqueles que praticam esse ato criminoso.

Além da manutenção, o Tenente Coronel Passos, promoveu também, a prevenção de ações criminosas, realizando 187 Operações Policiais nos seus dois anos de comando (aumento de 14,72% em comparação ao biênio 2015/2016). Com a onda de “assaltos a bancos” que assusta os interiores dos Estados, Barra do Corda, apesar do forte comércio, o policiamento ostensivo preventivo tem sido eficiente e eficaz. Essa realidade deve-se ao planejamento estratégico que visa a realização constante de operações e como o apoio do Serviço de Inteligência (SI) atuante em toda a circunscrição do 5º BPM.

Prudente e proativo, visando resgatar e conscientizar jovens que são público alvo de drogas e traficantes, o Comandante do Batalhão realizou diversas palestras em escolas com a propensão de inibir o consumo de drogas por crianças e adolescentes.

Contudo, o trabalho não para e, visando atender as com mais celeridade algumas comunidades, brevemente será construído um posto policial no povoado Santa Maria, às margens da BR 226. Anseio social de povos indígenas e de pessoas que circulam naquela região, a PM irá servir com presteza todos aqueles que por ventura vierem necessitar do serviço da polícia.

Faça um comentário

Continue lendo...