Barra do Corda/MA, 26 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 26 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Denúncia de fraude no Censo escolar feita pelos Blogs Minuto Barra e Werbeth Saraiva vai ser destaque no Fantástico deste domingo(3)

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Neste domingo (03) o Fantástico exibirá uma matéria referente a uma denúncia feita em primeira mão pelos nosso blogs Maranhenses MINUTO BARRA e WERBETH SARAIVA em 13 de junho deste ano, em relação fraudes no censo escolar em vários municípios do Maranhão.

Publicidade

Na ocasião o próprio ministério da educação tinha constado irregularidades nos números do levantamento de 2017. De acordo com o ministério, os dados do censo são incompatíveis com os resultados preliminares do cadastro de estudantes da rede básica.

Uma auditoria registrou milhares de “alunos fantasmas” matriculados na rede pública. O censo 2017 contou quase 200 mil alunos a mais no estado, um crime grave, e que resulta em cadeia.

A fraude acontecia da seguinte forma: o censo era realizado com dados enviados pelas prefeituras, no caso das escolas municipais, e pelo estado, no caso das estaduais. Seus resultados eram determinantes para a destinação de verbas para os gestores dos vários níveis do sistema educacional do país. Quanto mais alunos matriculados em um município, maior é sua chance de obter mais volume de recursos do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB) e de aumentar o dinheiro destinado à merenda escolar e consequentemente desvios de recursos públicos.

Na época os blogs MINUTO BARRA e WERBETH SAIVA receberam denúncias, onde mostrava que em apenas um município, foram criados mais de 5 mil alunos e professores fantasmas. Só em creches foram criados mais de 3 mil, sendo que o município nem creche possuía, a fraude era tão grande que números de alunos em creches de um pequeno município do maranhão ultrapassava estados como Goiás e outros.

Em Monção, por exemplo, a prefeita Claudia silva é suspeita de comandar o esquema no município. O percentual de alunos em creches no ano de 2017 em relação ao ano anterior 2016, foi de mais 357%, já os dados da educação especial foram alterados de um ano para outro em mais 1415%, O EJA, (educação de jovens e adultos) teve aumento de 2016 a 2017 de mais 870%.

A Polícia Federal encontra-se mirando várias prefeituras do Maranhão.

Faça um comentário

Continue lendo...