Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024

Publicidade

Notícias

Duarte Jr faz visita técnica na Prefeitura de Boston, nos Estados Unidos

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Deputado destaca experiências de sucesso na gestão pública

Publicidade

O deputado estadual Duarte Jr. conferiu de perto as ações da Prefeitura de Boston para a preservação do patrimônio da cidade. Acompanhado pelo assessor especial da Prefeitura de Boston, o ludovicense Álvaro Lima, Duarte pôde conhecer os mecanismos jurídicos utilizados para uma efetiva preservação do patrimônio histórico-cultural e para geração de emprego, renda e maior incentivo ao turismo.

“Esta última semana foi muito proveitosa, pois além de estudar, pude conhecer experiências bem-sucedidas de preservação do patrimônio histórico-cultural da cidade, práticas de gestão que unem o público e o privado pela revitalização e valorização urbana. Volto com a certeza de que é possível concretizar políticas públicas eficientes de revitalização e manutenção do patrimônio histórico também em nossa capital”, afirma Duarte, que defendeu na Assembleia a aprovação do Projeto de Lei Habitar no Centro, através do qual o Governo do Maranhão busca incentivar melhorias nas residências e empreendimentos do Centro Histórico de São Luís.

O deputado também destaca as políticas ambientais da cidade norte-americana, que já baniu o uso de canudos plásticos, em projeto semelhante já aprovado no Maranhão, de autoria do deputado Adelmo Soares e coautoria de Duarte Jr, que proíbe canudos plásticos e incentiva o uso de canudos ecológicos. “A aprovação deste projeto é o Maranhão se colocando ao lado de outras grandes cidades do mundo na defesa do meio ambiente”, analisa Duarte Jr.

Semana de estudos

A semana de Duarte Jr na Brazil Conference at Harvard and MIT, na cidade de Boston, Estados Unidos, foi marcada também por diálogos com renomadas figuras da política mundial e nacional, momentos que o deputado considera como inspiração para a implementação de uma eficiente gestão pública em São Luís e no Maranhão. O evento é organizado pela comunidade brasileira de estudantes de uma das mais renomadas universidades do mundo e realizado anualmente no mês de abril, desde 2015.

“Essa experiência significa capacitação e orientação para que eu possa agir de forma mais efetiva na prática de políticas públicas e possa garantir resultados positivos para todos”, analisa Duarte Jr. “Participei como deputado estadual do Maranhão e bolsista da Fundação Lemann, convidado de forma oficial pela organização do evento, e como deputado estadual posso afirmar que o Maranhão só tem a ganhar com essa experiência”, completa.

A programação de Duarte Jr começou com o Encontro Diálogos, um dia de reuniões de um seleto grupo de jovens políticos brasileiros, como a deputada federal Tabata Amaral, conversando sobre o tema “Integridade e Democracia” com professores de Harvard. Neste ano, o Encontro Diálogos foi ministrado por Jason Furman, PhD em Economia e principal conselheiro econômico do ex-presidente norte-americano Barack Obama. “Uma das minhas maiores referências na administração pública”, publicou Duarte nas redes sociais.

Os diálogos também contaram com Anders Jensen, PhD em Economia, professor de Políticas Públicas e pesquisador de política tributária e finanças públicas; Scott Maiwaring, professor de Estudos Brasileiros com trabalhos sobre democratização e instituições políticas na América Latina; e Roberto Mangabeira Unger, filósofo e teórico social brasileiro definido pelo New York Times como um “visionário incansável”, professor de Harvard desde 1971, quando tornou-se um dos mais jovens professores da Universidade Harvard. Mangabeira recebeu Duarte e demais políticos em sua própria residência. “Um momento de grande aprendizado para todos”, publicou Duarte.

Na sequência da Brazil Conference, Duarte Jr participou de palestras com importantes nomes da política nacional, como o ex-presidenciável Ciro Gomes, que falou sobre políticas públicas de educação; o governador do Maranhão Flávio Dino, sobre transformações do sistema carcerário brasileiro, com Murilo Andrade de Oliveira, secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo; e a procuradora-geral da República Raquel Dodge, com quem conversou sobre medidas de combate à corrupção e políticas públicas de preservação do meio ambiente.

ASSECOM DUARTE JÚNIOR

Faça um comentário

Continue lendo...