Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Educação de Barra do Corda é presenteada com doutora e mestres em ciências da educação

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Em busca de conhecimentos científicos para a aplicabilidade prática da sala de aula e objetivando contribuir para a melhoria da qualidade da Educação no município de Barra do Corda, profissionais das redes públicas de ensino se lançam no desafio de cursar pós-graduação stricto sensu no nível de Mestrado e Doutorado num formato que os possibilitam aprofundamento da formação no âmbito científico, sem prejuízo para o exercício de suas atribuições nas redes educacionais das quais fazem parte.
Estamos falando dos professores da Educação Pública de Barra do Corda, Marinete Moura da Silva Lobo, Eva Silva Lopes e Odair José Maciel, que apresentaram com excelência, neste sábado, dia 08 de junho, seus trabalhos científicos em nível de pós graduação stricto Sensu: Professora Marinete Moura da Silva Lobo, apresentou a tese PERCURSOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA CANELA RAMKOKRAMEKRÁ: Relato de Experiências de Educação Profissional na Aldeia Escalvado, concluindo seu Doutorado em Ciências da Educação; Eva Silva Lopes apresentou sua dissertação com o título EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM BARRA DO CORDA- AVANÇOS E DESAFIOS: Análise da Escola de Tempo Integral Deusdedith Cortez Vieira da Silva e Odair José Maciel apresentou a dissertação IMPACTOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO EM BARRA DO CORDA, concluindo o Mestrado em Ciências da Educação.
A apresentação se deu na Universidade Politécnica e Artística do Paraguai / UPAP –Campus Ciudad Del Este e, como é natural em toda situação onde há uma perspectiva avaliativa e, em especial diante de uma avaliação feita por uma Banca Avaliadora constituída só por doutores e pós-doutores da área de Educação, nossos profissionais que estavam obtendo seus títulos, passaram por momentos de tensão, foram sabatinados pela banca ( como é comum em toda defesa de tese e de dissertação), mas se saíram muito bem e foram aprovados com louvor e excelência estando agora com nova titulação: Marinete Moura (Doutora), Odair Maciel e Eva Lopes (Mestres) que contribuirão ainda mais para a melhoria da educação barra-cordense.

QUEM SÃO OS NOVOS MESTRES EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO?

Publicidade

Profª. Msc EVA SILVA LOPES
Pedagoga, Especialista em Administração e Supervisão Escolar, MBA em Gestão e Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação, Mestra em Ciências da Educação.
Professora da Rede Municipal de Ensino e Supervisora Escolar da Rede Estadual de Educação de Barra do Corda. Professora de Instituições Privadas de Ensino Superior.
Na educação pública tem experiência como gestora escolar, coordenadora pedagógica, bem como a experiência de Coordenadora Pedagógica da Universidade Virtual do Maranhão –UNIVIMA.

 

Prof. Msc ODAIR JOSÉ MACIEL
Pedagogo, Especialista em Tecnologias de Informação para Educadores e em Gestão Escolar, desenvolve pesquisa na área de Formação e Saberes Docentes, com artigo publicado na Revista Luminol, da área educacional. Mestre em Ciências da Educação.
Tem experiência como professor da rede municipal, Coordenador do Programa de Formação de Professores –PROFORMAÇÃO, Coordenador do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, Coordenador de Programas e Projetos da Rede Municipal de Ensino e, atualmente, Presidente do Conselho Municipal de Educação e Assessor da Superintendência Regional de Articulação Política da esfera estadual.

QUEM É A NOVA DOUTORA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO?

Profª Dra. Marinete Moura da Silva Lobo

Pedagoga, Licenciada em Filosofia em História, Especialista em Supervisão Escolar, Língua Portuguesa/Literatura e em Psicopedaogia, Mestra em Ciências da Educação e agora Doutora em Ciências da Educação.
É professora da Rede Estadual de Ensino e Pedagoga do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Barra do Corda. Tem experiência como professora-formadora do Programa de Formação de Professores –PROFORMAÇÃO, de professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão.
Assumiu funções técnicas na área da Educação: foi Secretária de Educação do Município de Jenipapo dos Vieiras, Gestora da Unidade Regional de Educação de Barra do Corda e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Barra do Corda.
No Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão de Barra do Corda, assumiu as funções de Chefe de Gabinete, Chefe do Departamento de Educação Profissional, Coordenadora Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego –PRONATEC, Diretora de Desenvolvimento de Ensino e atualmente exerce a função de Diretora Geral desta instituição.
Atua no campo da pesquisa na área de Educação Escolar Indígena e da Literatura Local. Também tem muitos projetos de extensão voltados para a área educacional, em especial na área de formação continuada dos profissionais da educação.
É membro da Academia Barra-Cordense de Letras, ocupando a cadeira de Nº 32, e tem dois livros publicados “Do outro Lado do Horizonte” e “Espelhos do Tempo-Poesias”.
Barra do Corda aplaude e recebe com muito carinho os novos mestres e a nova doutora em Ciências da Educação.

Sejam bem-vindos
A Educação de Barra-Cordense conta com vocês!

 

 

 

Faça um comentário

Continue lendo...