Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024

Publicidade

Notícias

ELEIÇÕES 2020: Van Costa, tio do prefeito, diz em nota “não ter pretensões” em ser pré-candidato a prefeito de Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

O Blog Minuto Barra divulgou na última terça-feira(25) movimentações que já estão ocorrendo em Barra do Corda quanto às eleições municipais de 2020, onde serão eleitos 17 vereadores e o novo(a) prefeito(a) do município.

Publicidade

Este Portal de Notícias reafirma o que publicou na terça-feira; Três pré-candidaturas estão pré-definidas em Barra do Corda ao cargo de prefeito; Rigo Teles pela oposição, Van Costa(tio do prefeito) pela situação e Gil Lopes na terceira via. E vale ressaltar os demais; Leocádio Cunha, Adão Nunes, Raimundo Carvalho, Vitalzinho, Selma Carvalho, Dr Adriano Brandes, Fogão, Nilda Barbalho, Jessé Nogueira e tantos outros.

Após a matéria divulgada e que gerou uma enorme repercussão, principalmente dentro do grupo do prefeito Eric Costa, que teme com o rompimento do vereador Gil Lopes, que já é público e notório, pois não aceita ter sua pré-candidatura boicotada, a primeira reação chegou no final da tarde desta quinta-feira(25) por parte de um dos pré-candidatos mencionados na matéria, Van Costa, tio do prefeito Eric Costa.

Em uma nota de esclarecimento divulgada e enviada a este Blog por volta das 17h de hoje, quinta-feira, Van Costa usa de uma certa cautela e sabedoria nas entrelinhas do texto. Fazendo uma leitura profunda e detalhada, ele inicia dizendo que em nenhum momento cogitou lançar sua pré-candidatura para o cargo de prefeito nas eleições de 2020.

Em seguida ele diz,  não ter pretensão politica nenhuma. E continua dizendo na nota; “Isso já demonstrei quando meu irmão Jecivaldo Costa foi candidato a prefeito em 2004 e me convidaram para concorrer ao cargo de vereador e eu recusei. Da mesma forma recusei em 2008, 2012 e 2016 quando amigos quiseram lançar meu nome para a Câmara Municipal”, disse Van Costa no início da nota.

Apenas o início da nota é o suficiente para uma análise do texto que faremos a seguir;

Primeiro ponto: Van Costa apenas tira o corpo de banda momentaneamente quando afirma que, não tem pretensão em disputar o cargo de prefeito em 2020, mas evitou usar o termo “EM HIPÓTESE ALGUMA”.

Alguém que não tem pretensão pode ser um desejo do momento em não querer algo, mas que pode ser mudado de uma hora para outra sem que ocorra impactos negativos em grande parte. Ou seja, é algo comum e natural no meio político.

Quando o cidadão afirma; Em HIPÓTESE ALGUMA desejo ser candidato a tal cargo, aí sim, ele está afirmando categoricamente que, independentemente do momento, das circunstâncias ou do desejo popular, levando para o campo político, tal pessoa não aceitará tal convite ou apontamento, o que não é o caso na nota emitida por Van Costa, onde evitou claramente usar tal expressão.

Na matéria onde apontamos Rigo Teles, Van Costa e Gil Lopes como pré-candidatos ao cargo de prefeito em Barra do Corda, destacamos, que após deixar o comando da prefeitura em 31 de dezembro de 2020, o prefeito Eric Costa poderá ter muitas dores de cabeça em suas prestações de contas, um total de 8, onde boa parte delas, principalmente as de 2013-2014-2015-2016 e 2017 já estão em análises no TCE em São Luís, como também 2018, 2019 e 2020 que serão todas elas analisadas pelo Tribunal de Contas do Estado e enviadas para Câmara Municipal de Barra do Corda aprová-las ou reprová-las. E para que o risco de serem desaprovadas seja evitado, o prefeito Eric Costa terá a dura missão de eleger seu sucessor ao cargo de prefeito, algo que nenhum outro prefeito conseguiu em toda a história de Barra do Corda, mas não é impossível, e é como ele diz “é conversando que a gente se entende”.

São inúmeras às pessoas que falam da pré-campanha de Van Costa ao cargo de prefeito, como sucessor de Eric Costa, onde Vanzinho, como assim todos o chamam, já anda pelas ruas pedindo apoio dos “amigos”.

Entre os vereadores da base aliada de Eric Costa, a maioria acredita piamente que Eric Costa não abrirá mão da candidatura de Van Costa em 2020, pois é de dentro de casa, do núcleo familiar e de sua inteira confiança.

Por outro lado, Gil Lopes já foi até convidado a deixar sua pré-candidatura e apoiar o candidato do grupo, o que gerou ainda mais revolta no Presidente da Câmara e ele respondeu; “Não abro mão da minha pré-candidatura ao cargo de prefeito, me preparei ao longo de 25 anos para isso”.

Gil Lopes tem afirmado em todos os lugares, que se não fosse devido sua iniciativa  juntamente com os vereadores da base em rejeitar o apoio do prefeito Eric Costa a Othelino Neto para deputado estadual em 2018, Fernando Pessoa jamais estaria sendo hoje deputado estadual, onde recebeu uma grande votação em Barra do Corda.

Segundo pessoas ligadas a Gil Lopes, ficou acertado, ainda naquela oportunidade, onde Fernando foi escolhido candidato a deputado estadual do grupo, que nas eleições de 2020 o candidato a prefeito seria Gil Lopes, onde o presidente da Câmara desde então tem propagado seu nome em todo o município.

O certo é. Faltando poucos meses para o início de 2020, a chamada terceira via com Gil Lopes se fortalece e provoca incômodos dentro do grupo do prefeito Eric Costa, onde anteriormente já perdeu Leocádio Cunha, principal peça de sua eleição em 2012 e 2016. A oposição que detém uma boa quantidade de votos assiste de camarote o derretimento do grupo do prefeito e se articula para abocanhar os insatisfeitos e fazer deles o complemento dos votos de minervas, pois com a saída de Gil Lopes outros lhe acompanharão ou tomarão destinos diferentes.

Para finalizar, é preciso deixar algo bem claro; O prefeito Eric Costa vai mexer o xadrez e todo cuidado requer atenção, pois enquanto alguns se conformam apenas em dá um xeque no jogo, ele trabalha para fazer o chamado xeque-mate, estabilizando de todas as formas os seus oponentes.

Veja abaixo a íntegra da Nota de Esclarecimento de Van Costa;

“Venho a público esclarecer a todos que em nenhum momento cogitei lançar pré candidatura para o cargo de prefeito nas eleições de 2020. Além do mais, não tenho pretensão política nenhuma. Isso já demonstrei quando o meu irmão Jecivaldo Costa foi candidato a prefeito em 2004 e me convidaram para concorrer ao cargo de vereador e eu recusei. Da mesma forma como recusei em 2008, 2012 e 2016 quando amigos quiseram lançar meu nome para a Câmara Municipal.

Sou nascido e criado em Barra do Corda, todos me conhecem e sabem da minha índole em ajudar qualquer um, dentro das minhas possibilidades, quando me procuram.

Não tenho e nunca tive cargo público na administração do prefeito atual, que é meu sobrinho, não ocupo nenhum cargo político, e não tenho nenhum poder de influência ou decisão junto ao gestor municipal, até mesmo porque eu procuro ajudar os amigos sem nada querer em troca. Mas isso não impede que eu leve até o prefeito, para que ele decida se ajuda ou não, a demanda de qualquer um amigo que me solicitar, deixando claro que não tenho poder de interferir na decisão do gestor.

Sinto-me até desconfortável quando qualquer amigo meu pede minha intervenção, junto à administração municipal, para resolver algum problema e eu não consigo atender porque não tenho nenhum poder de convencimento junto ao gestor municipal.

Reafirmo que não tenho ambição nenhuma por cargo político e, se ajudo algum amigo é dentro das minhas possibilidades pessoais sem convicções políticas e sem interesse nenhum em querer subir na vida através de troca de favores.

Por fim, agradeço aqueles que lembraram do meu nome dentro do cenário político mas, ao mesmo tempo, peço desculpa aos amigos por decepcionante-los em não querer participar do processo político de mais uma eleição, ao tempo em que fico à disposição para ajudar, repito, dentro das minhas possibilidades sociais, porém fora do campo político.

Abraço a todos!

Van Costa

Faça um comentário

Continue lendo...