Faltando apenas um ano para as eleições de outubro de 2024, as movimentações já ocorrem com intensidade em todo o Maranhão.
Na região Central, seis prefeitos irão em busca da reeleição, sendo ele(as); Rigo Teles de Barra do Corda, Fernando Pessoa de Tuntum, Raimundinho da Audiolar de Presidente Dutra, Raimunda do Josemar de Fernando Falcão, Arnóbio de Jenipapo dos Vieiras e Júnior do Posto de Itaipava do Grajaú.
RIGO TELES:
Em Barra do Corda, a maior cidade da região central do Maranhão, que conta com mais de 60 mil eleitores, o atual prefeito Rigo Teles marcha com favoritismo para ser reeleito em 2024. Em todas as pesquisas realizadas, Teles possui mais de 80% de aprovação na sua gestão. No que se refere aos números no campo eleitoral, o prefeito Rigo Teles beira a preferência de 70% do eleitorado de Barra do Corda.
FERNANDO PESSOA:
Em Tuntum, a terceira maior cidade da região central do Maranhão, o prefeito Fernando Pessoa é também favorito à reeleição. Em todas as pesquisas para consumo interno e, algumas delas divulgadas, Fernando possui aprovação superior a 75%. No que se refere aos números no campo eleitoral, as pesquisas mostram o prefeito beirando 60% na preferência do eleitorado. Tudo indica que o atual prefeito terá como adversário na eleição de 2024 o ex-prefeito Tema Cunha, considerado o nome com maior força dentro da oposição.
PRESIDENTE DUTRA:
Em Presidente Dutra, a segunda maior cidade da região central do Maranhão, tudo indica que as eleições de 2024 será uma das mais acirradas da história. O prefeito Raimundinho tem chances de conquistar a reeleição. Ocorre, que o índice de aprovação do prefeito encontra-se na casa dos 65%. No campo eleitoral, segundo pesquisas para consumo interno, ele chega atingir 50% da preferência do eleitorado. Por lá, a oposição se articula nas figuras da deputada Daniella, vereador Aristeu Nunes, ex-prefeito Juran Carvalho e outros. Mas vale destacar que o prefeito possui grandes chances de vencer, nem que seja por uma diferença apertada.
FERNANDO FALCÃO:
Em Fernando Falcão, a sexta maior cidade da região central do Maranhão, a prefeita Raimunda do Josemar tem aprovação de gestão superior a 80%. No campo eleitoral, pesquisas para consumo interno apontam que a prefeita tem a preferência de 65% do eleitorado e é favorita à reeleição.
Se esposo Josemar foi eleito vereador por diversas vezes. Raimunda também. Ela foi eleita em 2020 com o apoio do grupo Cavalcante(liderado por Eli e Adailton), na qual governam o município nos últimos 24 anos e nunca perderam uma eleição.
JENIPAPO DOS VIEIRAS:
Em Jenipapo dos Vieiras, a quarta maior cidade da região central do Maranhão, o prefeito Arnóbio Martins irá em busca da reeleição. Segundo pesquisas para consumo interno, o prefeito detém de 75% de aprovação na gestão. No campo eleitoral, segundo pesquisa internas, Arnóbio possui grandes chances de ser reeleito. Ele conta com o apoio do grupo “Dos Brabos”, liderado pelo ex-prefeito Gean Carlos, e conta também com o apoio dos ex-prefeitos Chiquinho Almeida e Gustavo.
Em Jenipapo, todas as eleições são acaloradas. Na oposição, o ex-prefeito Moisés Ventura se articula para enfrentar o atual prefeito. Outros vereadores da oposição poderão também entrar no jogo. As eleições de Jenipapo dos Vieiras é a mais cara na região central. Por lá, o dinheiro circula com muita força, em todas as eleições que já ocorreram.
ITAIPAVA DO GRAJAÚ:
Em Itaipava do Grajaú, a quinta maior cidade da região central do Maranhão, o prefeito Júnior do Posto possui aprovação de gestão na casa de 70%. Ele venceu em 2020 com uma diferença apertadíssima de 60 votos, vencendo o candidato Zé Wilson que era apoiado pelo então prefeito Joãozinho.
A oposição se articula, mas ainda não bateu o martelo apresentando o nome do pré-candidato, que vai enfrentar o atual prefeito Júnior do Posto. Segundo pesquisas realizadas para consumo interno, itaipava terá novamente uma eleição bastante acirrada em 2024.
São sondagens do momento. A partir de 1º de janeiro de 2024 todas as pesquisas deverão passar pelo registro na Justiça Eleitoral antes de sua divulgação.