São Luís, 8 de março de 2021
×
São Luís, 8 de março de 2021

Publicidade

Notícias

Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022

O jornalista destacou nomes de grande peso popular e que possuem estrutura financeira capaz de refletir nas urnas em 2022.

Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022

O jornalista Diego Emir conhecido em todo o Maranhão através de suas análises bem aprofundadas no campo político, destacou vários nomes de políticos que pretendem disputar vagas na Câmara dos Deputados.

Tudo indica que a renovação será enorme após o resultado das urnas nas eleições de 2018.

Chama atenção o partido MDB que conta com grandes figuras e pode arrastar a maior quantidade de eleitos, dentre os quais; Roseana Sarney, Lobão Filho e Hildo Rocha. CONTINUE LENDO ABAIXO A MATÉRIA;

Publicidade

No meio político em todo o estado, o nome de Roseana é tido como o mais forte na disputada para a Câmara Federal em 2022. Dentro do próprio Palácio dos Leões, sede do governo Comunista, os comentários são de que, Roseana terá uma votação superior a 300 mil votos.

Dezenas de prefeitos no Maranhão começam a demonstrar interesse em votar na ex-governadora para deputada federal devido a leveza do seu nome. Ou seja, Roseana é um nome que não precisa ser trabalhado. Em qualquer ponto do estado, seja na cidade ou na zona rural, ela é conhecida.

A seguir, matéria do jornalista Diego Emir;

A eleição do próximo ano, promete ser uma das mais acirradas na disputa pelo cargo de deputado federal. Muitos políticos entendem que a melhor forma e mais acessível de garantir representatividade nacional é exercendo a função legislativa na Câmara Federal. Diante desse cenário, muitos nomes tradicionais e novos expoentes, já se articulam em busca de votos. O Blog Diego Emir fez um levantamento e traz alguns dos postulantes.

roseanasarney2017 150x150 - Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022Roseana Sarney – A ex-governadora do Maranhão, que exerceu quatro mandatos como chefe do Palácio dos Leões (95 a 02 e 09 a 14), já deixou bem claro que deseja voltar a política. Após a derrota eleitoral em 2018, ela entende que é necessário refazer o caminho por onde começou, se eleger deputada federal, função esta que foi a primeira desempenhada por Roseana em cargos eletivos entre os anos de 1991 e 1994. A filha de José Sarney irá disputar o cargo pelo MDB e é tratada como grande trunfo, uma vez que nutrem a esperança dela ter uma votação avassaladora e ajudar a eleger outros membros do partido. Roseana também já foi senadora entre 2003 e 2009.

lobaofilhotvdi 150x150 - Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022Lobão Filho – O ex-senador está decidido a concorrer ao cargo de deputado federal em 2022. Após ter exercido função no Senado Federal entre 2008 e 2010 e 2011 a 2014, o filho do ex-ministro e senador Edson Lobão, tem muita experiência e conhecimento da vida parlamentar no país. Ele concorreu ao cargo de governador em 2014 e saiu com quase um milhão de votos. No próximo ano seu nome é dado como certo na disputa e muitos partidos já disputam a sua presença na chapa, inclusive o próprio MDB.

Duarte em recente sessao plenaria na Alema 150x150 - Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022Duarte Júnior – Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Luís, o deputado estadual deve seguir o mesmo caminho de João Castelo (falecido), Eliziane Gama (Cidadania) e Eduardo Braide (Podemos). Todos os três citados perderam a disputa do Palácio de La Ravardiere e logo em seguida foram eleitos deputados federais. Duarte já tem o histórico de ser o deputado estadual mais bem votado da história em São Luís e agora vai querer repetir o feito na eleição por uma vaga na Câmara Federal. Ele também é tratado como grande trunfo do Republicanos.

felipecamarao22 150x150 - Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022Felipe Camarão – O secretário de Educação é dado como nome certo na disputa por uma vaga na Câmara Federal em 2022. Após desempenhar bons trabalhos na Gestão e Previdência e na Cultura do Maranhão, o procurador federal vai fazendo uma revolução na educação maranhense. Bem articulado e com boa influência no governo Flávio Dino, o titular da SEDUC tem as condições necessárias para se eleger federal. O seu destino pode ser o PCdoB, para ajudar o partido alcançar a clausula de barreira em 2022, caso não passe por um processo de fusão com o PSB.

Márcio Honaiser – O gaúcho dos homens mais ricos do Maranhão, o atual secretário de Desenvolvimento Social, já se prepara para a disputa de deputado federal. Em breve deve retornar a Assembleia Legislativa e iniciar seu trabalho rumo a Câmara Federal. Em 2014, ele foi indicado pelo PDT para ser o vice de Flávio Dino, porém foi preterido. Em 2018, disputou a vaga de deputado estadual e terminou entre os mais votados. Para 2022, ele deve ser o nome mais forte dos quadro pedetistas na disputa. Honaiser é proprietário da UniBalsas, Lavronorte Máquinas, a Cromo Construtora e Incorporadora e a Lavronorte Agrícola.

Neto Evangelista – Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Luís, o deputado estadual não esconde o seu desejo de concorrer a vaga de deputado federal. Porém, ele terá um pouco mais de trabalho para se viabilizar ao cargo, diante da concorrência e do próprio partido que Juscelino Filho, interessado em renovar o seu mandato. Neto já tem a experiência de três mandatos de deputado estadual e o exercício da função de secretário de Desenvolvimento Social entre 2015 e 2018.

adrianosarney 150x150 - Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022Adriano Sarney – Deputado estadual no segundo mandato, o filho de Sarney Filho, quer seguir o mesmo caminho do pai e ocupar uma função na Câmara Federal. Porém, a candidatura da tia – Roseana Sarney – pode atrapalhá-lo. Atualmente no PV, ele pode migrar para o PSD e somar-se a Edilázio Júnior para tentar alcançar a vitória em 2022.

F%C3%A1bio Macedo 150x150 - Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022Fábio Macedo – O deputado estadual já anunciou que em 2022 pretende ser deputado federal. Ele é um dos nomes com boas chances de viabilizar seu nome. Atualmente no Republicanos, ele deve concorrer junto com Duarte Júnior e Cléber Verde, e a depender do desempenho eleitoral do partido, pode eleger os três para a Câmara Federal.

Edivaldo Holanda Júnior – O ex-prefeito de São Luís deve voltar ao cargo de parlamentar em 2022, assim como foi eleito em 2014. Apesar das notícias que apontam ele como candidato a governador ou a vice-governador, Holandinha não deve ter espaço em chapas majoritárias e seu destino mais provável é concorrer ao cargo de federal, resta saber se no PDT ou em outra legenda.

Amanda Gentil – Filha do prefeito de Caxias, Amanda, já é considerada como uma das fortes candidatas para a disputa de 2022. A engenheira civil deve estrear na política concorrendo ao cargo de deputada federal. Terá o apoio do pai e provavelmente de Josimar de Maranhãozinho que deseja ampliar sua bancada na Câmara Federal.

Roberto Rocha Junior foto 150x150 - Em análise feita, jornalista diz que Roseana Sarney terá votação avassaladora para deputada federal em 2022Roberto Rocha Júnior – O ex-vereador de São Luís já anunciou que irá disputar o cargo em 2022. Ele é a esperança do senador Roberto Rocha manter sua influência na política nacional, uma vez que dificilmente consegue a reeleição para senador e caso dispute o governo, terá uma missão árdua.

Fernando Braide – Irmão do prefeito Eduardo Braide, Fernando ambiciona concorrer ao cargo de deputado federal. Apesar de que vem sendo desaconselhado a entrar na disputa por aliados do gestor de São Luís. O empresário já chegou a colocar seu nome para disputar o cargo de vereador na capital maranhense, mas acabou desistindo.

Além dos citados vários outros nomes vislumbram um mandato de deputado federal. Os secretários Jefferson Portela, Clayton Noleto e Simplício Araújo, também são potenciais candidatos, mas também pode optar por outro caminho. Da Assembleia Legislativa, ainda pode vir Detinha e Professor Marco Aurélio.

Quem deve engrossar essa lista são o ex-vereador de São Luís, Sá Marques; o ex-deputado federal Waldir Maranhão; o ex-candidato a prefeito de São Luís, Silvio Antônio; o ex-candidato a prefeito de Imperatriz, Daniel Fiim e muitos outros.

Lembrando que em 2022, praticamente todos os 18 vão tentar a reeleição ao cargo de deputado federal: André Fufuca, Aluísio Mendes, Bira do Pindaré, Cléber Verde, Edilázio, Gastão Vieira, Gil Cutrim, Hildo Rocha, João Marcelo, Josivaldo JP, Júnior Lourenço, Juscelino Filho, Marreca Filho, Pastor Gil, Pedro Lucas Fernandes e Zé Carlos.

Apenas três já anunciaram ou pretendem concorrer a outro cargo: Rubens Júnior afirmou que não deseja mais ser deputado federal; Josimar de Maranhãozinho confidencia ao mais próximos que vai voltar a ser deputado estadual e Márcio Jerry tenta se viabilizar candidato a vice-governador, caso não seja possível vai para a reeleição.

Faça um comentário

Continue lendo...