Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Em convenção dia 29, Roseana será aclamada como candidata a governadora do Maranhão

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

A pré-candidata a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, terá seu nome aclamado no próximo dia 29 de julho como candidata ao governo do estado, Sarney Filho e Lobão como candidatos ao senado em sua chapa.

Favorita rumo ao governo, se eleita for, Roseana será a única mulher no Brasil a governar um estado da federação por cinco vezes. Ela foi eleita em 1994, sendo a primeira mulher no Brasil eleita pelo voto popular para o governo de um estado, e foi reeleita em 1998.

Publicidade

Em 2002 Roseana renunciou ao mandato para ser candidata ao senado e foi eleita com mais de 1 milhão e meio de votos, e foi escolhida pelo presidente Lula para ser a líder do governo petista no congresso nacional.

Em 2006, Roseana volta a disputar o governo, e dessa vez contra Jackson Lago que contou com a ajuda do então governador Zé Reinaldo, onde o mesmo partiu pra cima de Roseana usando a máquina do estado. Jackson foi eleito no segundo turno com pouco mais de 90 mil votos de maioria.

Em abril de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral comprovou a compra de apoio na disputa de 2006 em favor de Lago, e cassou Jackson e determinou a posse imediata de Roseana no governo.

Em 2010, Roseana vai em busca da reeleição, e derrotou Flávio Dino no primeiro turno com uma diferença de quase 700 mil votos.

Roseana governou o Maranhão durante 14 anos alternados(ou seja; não seguidos), e se destacou como a governadora das grandes estradas, dos grandes hospitais e com uma atuação muito forte em favor dos mais pobres, quando criou o Viva Luz, Viva Primeiro emprego e o programa do leite. Com o Viva Luz, mais de 30 mil famílias de baixa renda não pagavam a conta de energia, sendo que a mesma era paga pelo governo de Roseana. O Viva Primeiro emprego, levou milhares de jovens ao mercado de trabalho, sendo que em um estágio de 6 meses nas empresas, o governo pagava um salário mínimo para cada jovem, e em sua grande maioria, os mesmos já ficavam fichados e com suas carteiras assinadas nas empresas. Todos estes programas acabaram com a posse de Flávio Dino no governo.

Para as eleições deste ano, dificilmente a disputa será decida do primeiro turno, com chances reais e visíveis de que, Roseana e Flávio Dino terão um confronto acirrado no dia 28 de outubro, data do segundo turno das eleições.

É aguardar e conferir….

Faça um comentário

Continue lendo...