Barra do Corda/MA, 24 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 24 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Ex-prefeito de Esperantinópolis, fala a respeito de Samuel Jorge, e relembra trajetória de seu pai Waldir

Blog Minuto Barra, o Blog do Gildásio Brito/reprodução do Blog do Carlos Barroso

Lendo a matéria publicada ontem nesse conceituado blog, sobre o jovem Samuel Jorge, veio em mim uma recordação do passado, onde eu e o pai dele Waldir Filho, nus tornamos prefeitos de Esperantinópolis e Lago da Pedra respectivamente nos anos 80, ele como o prefeito mais jovem do Brasil, na época com 23 anos e eu com 33 anos de idade. Éramos igualmente sonhadores, tínhamos ideias idênticas, como poder ajudar a quem mais precisava do poder público e tínhamos o contato com as pessoas, queríamos o melhor para o povo de nosso município, e por essa afinidade como gestores nos tornamo-nos verdadeiros amigos, trocávamos ideias, jogamos futebol juntos, ele pela Seleção de Futebol de Lago da Pedra e eu pela Seleção de Futebol de Esperantinópolis, coisa de jovem, era um verdadeiro duelo entre os dois municípios.

Publicidade

Formamos na época um grupo de prefeitos idealistas, como nós éramos apenas 136 prefeitos maranhenses, tínhamos amizade com todos, inclusive viajávamos juntos para Brasília em busca de recursos para os nossos municípios.

Um certo dia resolvemos recriarmos a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e não deu outra, elegemos Waldir Filho Presidente, municipalista convicto, fortaleceu a instituição e tinha como lema da sua gestão a Municipalização da Saúde e da Educação e lutamos muito por esse feito.

Depois já na condição de Deputado Estadual eleito, viu a municipalização ser concretizada em 1994 pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 25 de março de 1996, a trajetória do Deputado Waldir Filho foi interrompida, com um trágico acidente de avião onde morreu ele, mais dois deputados Jean Carvalho e João Silva e o piloto da aeronave.

O tempo passou, e agora dia 25 de março próximo, é feriado municipal em Lago da Pedra, e vai fazer 21 anos da morte do meu amigo Deputado Waldir Filho.

Agora o seu filho Samuel Jorge, ensaia uma candidatura a Deputado Estadual e poderá preencher a lacuna e continuar o legado deixado pelo seu pai.

Na minha vida política ganhei muitos amigos e a família Jorge é uma delas, inclusive foi o Padre Jorge quem me casou em 1977 e se DEUS quiser na próxima eleição de 2018, tanto eu como o meu amigo Vereador Lula de Esperantinópolis, outro grande amigo dos Jorge, estaremos juntos no projeto dessa família. E com esse meu gesto, estarei referendando uma amizade constituída pelo, “MEU AMIGO DEPUTADO WALDIR FILHO, in memoriam”.

Henrique Muniz

Ex-prefeito de Esperantinópolis

Pós-Graduado em Gestão e Políticas Públicas ISAN/FGV

 

Faça um comentário

Continue lendo...