×

Notícias

Funcionários são demitidos e relatam que governo Flávio Dino vai fechar hospital de Lago dos Rodrigues

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Hospital de Lago dos Rodrigues foi construído, inaugurado e colocado para funcionar no governo de Roseana Sarney em 2011. Foi o primeiro hospital em um total de 55 que ela construiu, inaugurou e colocou para funcionar entre 2010 e 2014.

Desde o ano passado, o Blog Minuto Barra vem alertando que o governo Flávio Dino iniciaria o fechamento de vários hospitais espalhados pelo Maranhão. Todos os relados, são repassados a este Portal de Notícias por parte de médicos e enfermeiros das unidades hospitalares que reclamam do desmonte que se encontra ocorrendo desde 2015.

Foi no governo Roseana, entre 2010 até 2014, que mais de 55 hospitais foram construídos e colocados para funcionar em todas as regiões do Maranhão. Parte deles, repassados para os municípios, onde, o governo à época, doava em torno de R$ 100 mil para ajudar na manutenção e pagamento de médicos.

Após Flávio Dino assumir o comando do governo, os prefeitos começaram a não receber mais a ajuda do governo do estado e, com isso, muitos hospitais de 20 leitos ficaram impossibilitados de funcionar.

Por outro lado, o governo Roseana deixou sob a responsabilidade total do estado, a manutenção e administração de outros hospitais, tanto de 20 leitos, 50 e 100 leitos, e nesta conta, entra o da cidade de Lago dos Rodrigues com 20 leitos.

No início deste ano foi fechado, o hospital de Matões do Norte, que também era administrado pelo governo do estado. Logo em seguida começou o desmonte nos demais hospitais, como por exemplo, o Socorrão de Presidente Dutra, o HGG de Grajaú, o hospital de Peritoró, Coroará, Santa Inês, Balsas e tantos outros.

Segundo médicos e enfermeiros, no Socorrão de Presidente Dutra e no HGG de Grajaú, os serviços de alta complexidade que eram oferecidos antes, hoje não é mais. Relatam ainda, que aparelhos de grande importância se quebraram e não foram consertados ou comprados outros novos.

Há duas semanas, moradores de Lago dos Rodrigues se encontram realizando manifestações para que o governo Flávio Dino não feche o hospital. Mesmo assim, o clamor da população,pelo visto, não será atendido.

Desde ontem, 24 de setembro, funcionários começaram a ser surpreendidos com a carta de demissão. Segundo relatos, o governo comunista deseja transformar o hospital de Lago dos Rodrigues em uma Policlínica.

Funcionários relataram, que O Instituto Vida e Saúde (INVISA), responsável pela administração do hospital, chegou por lá,  e convocou os funcionários que estavam de plantão para comparecerem à diretoria; no local, os servidores entraram individualmente para serem comunicados de suas demissões; assinaram as cartas e estão desligados do trabalho a partir de hoje. Como mostra essas duas que enviaram ao Blog Minuto Barra;

Deixamos aqui espaço aberto para a SES se manifestar.

Faça um comentário