Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

GESTÃO COMUNISTA: Barra do Corda fica entre as piores cidades do Maranhão referente ao ensino na rede municipal

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

O Ministério da Educação divulgou na última segunda-feira(3), o resultado do IDEB, onde avalia o ensino dentro das escolas brasileiras.

Publicidade

Barra do Corda ficou entre as cidades do Maranhão e do Brasil, com os piores índices de avalição.

No Maranhão, a cidade ficou na posição 60° no ensino referente aos anos iniciais do 1° ao 5°, com nota 4,7 quando a meta era de 4,8.

Quanto ao ensino nas séries finais, do 6° ao 9° ano, Barra do Corda ocupa a vergonha posição 51° no Maranhão.

Vale ressaltar que, esta avalição se refere aos últimos dois anos;2016 e 2017, divulgada agora pelo MEC, quando ainda estava no comando da secretaria de educação a professora Janete Abreu.

Em 2015, quando foi divulgado o IDEB referentes aos anos 2013 e 2014, Barra do Corda obeteve a nota 4,4, com meta à alcançar para os dois anos seguintes de 4,7, e caiu para 4,6 agora em 2018.

Em 2015, na matéria de Português na quinta série, dos 1.053 alunos matriculados, somente 315 demonstraram aprendizado adequado, ou seja, apenas 30%.

Na série do 9° na matéria de Português, dos 882 alunos matriculados, somente 167 demosntraram aprendizado adequado, ou seja, apenas 19%.

Em matemática no 5° ano, dos 1.053 alunos matriculados, somente 150 demonstraram aprendizado adequado, ou seja, 14%.

Também em matemática no 9°, dos 882 alunos matriculados, somente 37 demonstraram aprendizado adequado, ou seja, apenas 4%.

O Ministério da Educação fez ainda em 2015, um alerta à pefeitura de Barra do Corda governada pelo prefeito Eric Costa desde 2013.

O MEC disse que, dentro das escolas da rede municipal em Barra do Corda, 68,2% do ensino aplicado, precisava melhorar, ou seja, o ensino encontrava-se com sinal AMARELO, e o Ministério pedia naquele momento, mais atenção e cuidado por parte da gestão, e classificou ainda, que 9,1% encontrava em sinal de ALERTA, ou seja, sinal VERMELHO na educação de Barra do Corda.

Para uma cidade conhecida por seus grandes poetas, fundada por Melo Uchoa, e que já foi paroqueada pelo Frei Adriano de saudosa memória, não merece ter seu ensino tratado desta forma.

O blog convensou com uma profissional da educação com mais de 20 anos de atuação e ela disse ; “faltam investimentos na qualidade do ensino, e principalmente, ter um cuidado especial na hora de contratar profissionais para atuar nas salas de aulas, não podemos comprometer o futuro de nossas crianças, adolescentes e jovens, por um simples capricho político”, disse a ela.

Uma cidade governada por um advogado, formado em uma das melhores faculdades do Brasil(CEUMA), o mesmo na qualidade de gestor não tem dado a atenção devida ao ensino municipal.

 

 

 

Faça um comentário

Continue lendo...