Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito
O hospital de Matões do Norte foi construído, inaugurado e colocado para funcionar no governo de Roseana Sarney.
No início deste ano, o Maranhão foi surpreendido com demissões em massa e logo em seguida com o fechamento das portas do Hospital Regional de Matões do Norte por parte do governo Flávio Dino.
Desde 2015, momento em que Flávio Dino assumiu o comando do governo do estado, percebeu-se, que a Secretaria de Estado da Saúde não tinha planos para continuar bancando toda aquela mega estrutura deixada pelo governo Roseana em hospitais e Upas espalhados em várias regiões,onde, eram oferecidos inúmeros serviços, principalmente, cirurgias de média e alta complexidade.
Em 2017, médicos e enfermeiros começaram denunciar o desmonte no sistema de saúde do Maranhão. Hospitais deixando de realizar serviços que antes eram oferecidos, atraso no pagamento dos salários dos profissionais, aparelhos quebrados e não concertados, a não aquisição de novos aparelhos e o início de demissões.
Em 2018, a situação foi piorando ainda mais, e se agravou agora em 2019 com o fechamento de unidades, começando, pelo hospital de Matões do Norte. Para o agravamento da crise e falta de interesse em investir na saúde, o governo Flávio Dino tem deixado os prefeitos em situação difícil, quando decidiu, cortar os repasses que variavam de 70 mil a 100 mil reais criado pelo governo Roseana Sarney e que eram destinados para pagamentos de médicos nos hospitais municipais.
Segundo apurou o Blog Minuto Barra, a Secretaria de Estado da Saúde deve mais de 1 milhão de reais para duas prefeituras da região central, sendo elas; Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras, onde existe até mesmo ordem judicial determinando o pagamento.
O Blog Minuto Barra foi informado na última semana, que o hospital de Matões do Norte, fechado no início do ano para uma reforma, não voltará a funcionar e será transformado em uma Policlínica, deixando mais de 14 municípios da região sem os serviços antes oferecidos como por exemplo, cirurgias de média e alta complexidade.
Outro que deixará de ser hospital e funcionará apenas como Policlínica, é o da cidade de Lago dos Rodrigues, também administrado pelo governo do estado.
Na Upa de Codó, funcionários relataram ao Blog Minuto Barra que a situação é muito difícil devido à falta de investimentos por parte do governo estadual.
No HGG de Grajaú, o Blog Minuto Barra recebeu relatos de que cirurgias quase não são realizadas na maioria dos casos por falta de material, sendo necessário, o encaminhamento dos pacientes para Imperatriz.
No Socorrão de Presidente Dutra, cirurgias como as de cabeça, coluna e tantas outras, não se encontram sendo realizadas por falta de aparelhos e material hospitalar, deixando, mais de 35 cidades sem o seu principal socorro.
O Blog Minuto Barra aguarda uma manifestação por parte do governo do estado.