Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024

Publicidade

Notícias

Hildo Rocha realiza ações em benefício de comunidades rurais de Barra do Corda

Texto enviado ao Blog Minuto Barra, pela Assessoria do Deputado Federal Hildo Rocha em Brasília

Durante visita a comunidades rurais de Barra do Corda, no último fim de semana, o deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) anunciou conquistas obtidas junto ao governo federal que irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida de moradores de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Água potável

Publicidade

Para o assentamento Lagoa da Floresta, próximo ao povoado Clemente, Hildo Rocha assegurou a implantação de um poço artesiano. “Hoje vivencio dois sentimentos conflitantes. De um lado a satisfação de anunciar uma importante conquista que irá contribuir para resolver o angustiante problema da falta de água na comunidade. Por outro lado, estou angustiado com as dificuldades que esta comunidade passa. Como se já não bastasse a escassez de água, a estrada que liga o povoado à sede do município está muito ruim”, declarou o parlamentar.

Kits de irrigação

Para assentados do povoado Santa Amélia Hildo Rocha anunciou que o governo federal irá distribuir kits de irrigação. “Os kits já estão disponíveis. Entretanto, para que sejam liberados é necessário que se cumpra as exigências legais. As associações interessadas devem estar totalmente em dia com a documentação. Outra condição indispensável é que os pretendentes realmente se encaixem no perfil exigido pelo governo, ou seja, tem que de fato ser produtor ou produtora rural”, explicou Hildo Rocha.

As ações serão realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, Mearim e Itapecuru (Codevasf). Além da perfuração de poços artesianos, distribuição de kits de irrigação e melhorias de estradas vicinais, colônias de pescadores serão beneficiadas com a entrega de barcos de pesca.

Incra

O Superintendente da Codevasf, Jones Braga também participou da reunião com lideres das comunidades. O encontro foi prestigiado por Junior do Nenzin e pelos vereadores João Pedro, Eteldo, Aurean, Nem do Swan e Graça do Ivan. O deputado agradeceu a recepção, que foi organizada pelo empresário Aristides Milhomem e sua esposa Jaine Milhomem; parabenizou as comunidades, pela luta em defesa dos seus direitos e elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo gestor da unidade avançada do Incra, José Lino Braga. “José Lino é um servidor experiente, competente, sério e dedicado”, enfatizou Hildo Rocha.

Estradas precárias

Durante conversas com moradores das comunidades visitadas, Hildo Rocha ouviu inúmeras reclamações sobre a precariedade das estradas de acesso aos povoados. “Barra do Corda recebeu, do governo federal, máquinas do PAC, que deveriam ser utilizadas na manutenção das estradas da zona rural. Mas, infelizmente a prefeitura não está honrando com as suas atribuições. A intenção do governo federal era facilitar a vida das comunidades rurais. Deu as máquinas, e por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ofereceu treinamento para os operadores das máquinas. Cabe às prefeituras apenas botar o combustível e manter as máquinas funcionando. Mas, pelo visto, em Barra do Corda o acordo não está sendo cumprido”, disse o deputado.

Visita a UPA de Barra do Corda

O parlamentar também aproveitou sua passagem pela cidade, e visitou a unidade de pronto atendimento, e acompanhou de perto os serviços que estão sendo oferecidos aos pacientes. Hildo fez questão de registrar, que com grande luta junto ao Ministério da Saúde, o mesmo conseguiu um repasse de quase 3 milhões de reais para ajudar no custeio da UPA de Barra do Corda, e também lamentou, que o prefeito Eric Costa não tornou público o esforço dele Hildo, para que a cidade recebesse esse montante de dinheiro para ajudar a saúde pública do município.

Assista abaixo o vídeo, onde o parlamentar Hildo Rocha, comemora a grande conquista em conseguir quase 3 milhões de reais para a UPA de Barra do Corda;

Faça um comentário

Continue lendo...