Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024

Publicidade

Notícias

Hildo Rocha se reúne com Secretária Nacional de Defesa Civil em busca de ajuda para municípios que tiveram a infraestrutura destruída com as chuvas

Hildo Rocha se reúne com Secretária Nacional de Defesa Civil em busca de ajuda para municípios que tiveram a infraestrutura destruída com as chuvas

O gol mais inusitado da história do futebol brasileiro foi marcado por José Maria Cervi (o “Russo”), contra o Santos, durante partida válida pelo Campeonato Paulista, quando o jogador bateu escanteio correu, cabeceou a bola e marcou o gol. O lance ficou conhecido como “o gol impossível”.

No campo da política, o deputado federal Hildo Rocha acaba de marcar um gol que, em razão do ineditismo, pode ser comparado ao que fora marcado por Russo, no dia 28 de agosto de 1949, no estádio Roberto Gomes Pedrosa. Não se trata, obviamente de um gol impossível. Entretanto, dá para se fazer uma analogia entre os fatos.

Primeiro ato (a cobrança do escanteio): O talentoso parlamentar maranhense, municipalista convicto, trabalhou pela aprovação da Medida Provisória 1.096/2022 que garante R$ 550 milhões para ações de Defesa Civil em municípios que tiveram a infraestrutura danificada pelas chuvas.

Publicidade

Segundo ato (o gol de cabeça): O parlamentar trabalhou, e continua trabalhando, intensamente na interlocução das prefeituras junto à Secretaria Nacional da Defesa Civil, a fim de facilitar o acesso aos recursos financeiros.

A presença do deputado Hildo Rocha no gabinete da Secretária Nacional da Defesa Civil tem sido constante, sempre acompanhado de prefeitos, assessores das prefeituras e Secretários municipais, em busca de orientações e de soluções para eventuais dificuldades que possam impedir a liberação dos recursos.

Trabalho consistente
Na semana passada, mais uma vez, Hildo Rocha se reuniu com a secretária nacional substituta de Proteção e Defesa Civil, Karine da Silva Lopes, com o objetivo de verificar o andamento dos processos referentes aos municípios que já formalizaram os pedidos e pedir celeridade na liberação dos pedidos das cidades que ainda aguardam deferimento das solicitações.

“A exemplo do que aconteceu nas vezes anteriores, em que me reuni com Dra. Karine, mais uma vez fui muito bem atendido. Ela explicou detalhadamente a situação de cada município e reforçou a necessidade de que as prefeituras cumpram todas as exigências legais. Os recursos existem, mas, para que o dinheiro seja liberado é imprescindível que a documentação esteja completa, todos os formulários devem ser preenchidos corretamente”, destacou Hildo Rocha.

Documentação indispensável
O parlamentar disse que além de inúmeros documentos, a Defesa Civil exige também registros fotográficos e vídeos que confirmem as ocorrências e atestem a gravidade dos casos.

“Todos nós sabemos que o excesso de chuvas causou enormes prejuízos em diversos municípios. Ruas, praças e estradas vicinais foram destruídas; a enxurrada danificou a infraestrutura, danificou casas, móveis e imóveis públicos. Em algumas localidades, como Marajá do Sena a destruição foi quase total. A recuperação dos estragos é dispendiosa e os municípios não têm recursos suficientes para custearem os serviços. A Defesa Civil tem atuado com eficiência, no socorro a essas localidades. Entretanto, algumas prefeituras ainda não conseguiram cumprir todas as etapas do processo. Portanto, mais uma vez, Dra. Karine demonstrou interesse em atender as novas demandas dos municípios do Maranhão que eu trouxe a ela”, destacou Hildo Rocha.

Gol de placa
Bater escanteio, correr e chegar a tempo de marcar gol não é para qualquer um. José Maria Cervi, o “Russo”, é um caso realmente singular. Atuar no plenário, com notória capacidade e depois correr de gabinete em gabinete, em busca de soluções para as demandas dos municípios e em seguida percorrer o interior do Maranhão levando soluções e benefícios para a população também não é para qualquer um, apenas parlamentares dotados grande capacidade são capazes de fazer. Hildo Rocha se enquadra nesse perfil.

O trabalho realizado pelo parlamentar em busca de ajuda para municípios maranhenses que tiveram infraestrutura danificada pelas chuvas é apenas mais uma ação merecedora de aplausos, algo comparável a um gol de placa, daqueles que somente os grandes craques são capazes de fazer.

Faça um comentário

Continue lendo...