São Luís, 4 de agosto de 2021
×
São Luís, 4 de agosto de 2021

Publicidade

Notícias

Hildo Rocha trabalha pela modernização e viabilidade das Zonas de Processamento de Exportação

As ZPEs tem como finalidade fortalecer a balança de pagamentos, atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a competitividade das exportações brasileiras, gerar emprego e difundir novas tecnologias no País.

Hildo Rocha trabalha pela modernização e viabilidade das Zonas de Processamento de Exportação

O deputado federal Hildo Rocha trabalhou pela aprovação da MP 1033/21 que aperfeiçoa as regras para instalação e funcionamento de empresas nas chamadas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), suspende o pagamento de tributos e estende incentivos já existentes para pesquisa tecnológica.

As ZPEs tem como finalidade fortalecer a balança de pagamentos, atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a competitividade das exportações brasileiras, gerar emprego e difundir novas tecnologias no País.

Hildo Rocha ressaltou que a ideia de implantar essa modalidade de política industrial no Brasil foi lançada pelo presidente José Sarney. De acordo com o parlamentar, o presidente Sarney se inspirou nos excelentes resultados alcançados pela China, decorrentes da instalação de Zonas Econômicas Especiais.

Publicidade

Hildo Rocha trabalha pela moderniza%C3%A7%C3%A3o e viabilidade das Zonas de Processamento de Exporta%C3%A7%C3%A3o 2 - Hildo Rocha trabalha pela modernização e viabilidade das Zonas de Processamento de Exportação“Shenzhen, no sul da China,  era apenas uma pequena vila de pescadores que tinha poucos habitantes e depois que se transformou em uma zona econômica especial, rapidamente se desenvolveu, sendo hoje uma metrópole, berço  de gigantes de tecnologia como Tencent, dona do WeChat, e Huawei, maior fabricante de equipamentos de redes de telecomunicações do mundo. O PIB da China, naquela época, antes das Zonas Econômicas Especiais, era menor que o do Brasil, hoje o PIB da China é dez vezes maior do que o PIB brasileiro”, destacou Hildo Rocha.

O que fazer para dar certo no Brasil?

Hildo Rocha ressaltou que se as ZPEs tivessem prosperado o Brasil já teria diminuído as desigualdades regionais. O parlamentar ressaltou que no Ceará, único Estado brasileiro que alcançou êxito com a implantação de uma ZPE, o PIB cresceu.

“E por que as ZPEs não prosperaram nos demais Estados? Por falta de uma legislação moderna que possibilite o pleno funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação. Portanto, precisamos aprovar essa Medida Provisória para que possamos diminuir as desigualdades regionais”, argumentou Hildo Rocha.

A luta do Senador Roberto Rocha em defesa das ZPE’s

O deputado destacou que há sete anos o Senador Roberto Rocha vem trabalhando pela implantação da Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA), denominação regionalizada que substitui a nomenclatura original de ZPE.

“Nós temos certeza que, com os portos e as condições de infraestrutura que nós temos no Estado do Maranhão, com uma zona de processamento de exportação implantada vamos crescer bastante. Vamos gerar emprego e gerar riqueza. É por isso que defendo a aprovação do relatório do Deputado Lucas Vergílio, para que nós possamos, finalmente, criar condições para o desenvolvimento do nosso País, assim como a China teve condições de se desenvolver, graças à instalação de Zonas de Exportações”, afiançou Hildo Rocha.

Faça um comentário

Continue lendo...