Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Inaugurado o Salão do Júri em Barra do Corda pelo Presidente do TJ-MA

Blog Minuto Barra, o Blog do Gildásio Brito

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (24), o Salão do Júri da Comarca de Barra do Corda (a 430 km de São Luís), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, o juiz da 2ª Vara da comarca, Iran Kurban Filho, além de outras autoridades. Localizado ao lado do Fórum no bairro Vila Canadá, o Salão do Júri possui área de 311 metros quadrados e plateia para 95 pessoas. É constituído por ambientes, como sala do réu, salas de testemunha de defesa e de acusação, sala secreta, entre outros.

Publicidade

O juiz Iran Kurban Filho, da 2ª Vara da comarca – que responde pela diretoria do Fórum em razão das férias do titular Antonio Elias Queiroga Filho – ressaltou que o Salão do Júri terá duas importantes funções para a população da região: sediar as sessões de júri popular, que antes aconteciam em espaços da Câmara ou Academia de Letras; e servir para a realização de outros eventos de interesse social, como audiências públicas, reuniões do Conselho tutelar, palestras de conscientização sobre direitos de crianças e adolescentes, idosos ou violência doméstica. “O prédio com estrutura ampla, lógica, confortável e adequada aos padrões de acessibilidade, serve de motivação aos operadores do Direito e reflete na população, que é a principal beneficiada dos serviços da Justiça”, avaliou.

Dr Iran ainda sua fala, aproveitou para destacar as qualidades do Presidente do Tribunal de Justiça, que segundo ele, é um homem que dignifica a justiça do Maranhão e é exemplo para todos os magistrados, e que não mediu esforços para que o salão do júri em Barra do Corda fosse concluída sua obra de construção, inciada ainda na gestão do então presidente Guerreiro Junior.

Ao se referir ao Juiz Sebastião Bonfim, Dr Iran disse que o mesmo é um magistrado que orgulha os maranhenses, mas em especial o povo de Barra do Corda que tanto o admiram, e que de forma tão carinhosa todos o conhecem e o chamam de Tião Bonfim. “Dr Bonfim, sempre procura ajudar da melhor forma possível, para o bom andamento do judiciário em nosso estado na qualidade de juiz diretor do forum em São Luis, como também, na qualidade de membro do TRE-MA, e sempre tem nos ajudado em tudo que precisamos aqui na comarca de Barra do Corda”, destacou Dr Iran Kurban.

HOMENAGEM – Por sugestão dos juízes da comarca e aprovação do Pleno do TJMA, o Salão do Júri de Barra do Corda recebeu o nome do advogado Ronaldo Machado de Faria, que militou por mais de 30 anos na comarca e faleceu em 2009.

Todos os magistrados e autoridades ressaltaram a homenagem pelo trabalho do advogado na comarca, ainda hoje reconhecido pela atuação e ajuda à comunidade local. Ele foi representado pelos filhos e pela esposa, Aurilene Faria. “Agradecemos ao Poder Judiciário por este ato, que mantém viva a memória de Ronaldo, que foi um homem digno, honesto e trabalhador”, agradeceu a esposa do advogado.

O desembargador Cleones Cunha, presidente do TJMA, também frisou a função do Salão para a comunidade, destacando a justa homenagem ao advogado Ronaldo Machado de Faria, em reconhecimento ao papel da advocacia, no tripé do sistema de Justiça brasileiro. “Somente dão nome aos prédios da Justiça aqueles que realmente merecem e prestam relevantes serviços”, opinou.

Também presente à inauguração, o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues relembrou sua relação com a cidade de Barra do Corda, onde participou do seu primeiro Júri Popular como advogado, na década de 70. “Muito me alegra participar deste momento da comarca, rever amigos e relembrar o início da minha carreira jurídica”, disse.

Entrega de Título de cidadão honorário de Barra do Corda

Durante a solenidade de inauguração do Salão do Júri da Comarca de Barra do Corda, na manhã desta sexta-feira (24), o desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente do Tribunal de Justiça, recebeu o Título de Cidadão Barracordense, entregue pelos vereadores Adriano Brantes e João Pedro Filho. A concessão do título foi proposta pelos vereadores João Pedro Filho, Francisco Eteldo Sampaio Leite, Adriano Brantes e Maria das Graças Lima Sousa.

Os vereadores Adriano Brantes (presidente interino da Câmara Municipal) e João Pedro Filho ressaltaram a história profissional do desembargador, afirmando que a concessão do título é uma homenagem aos serviços profissionais e pessoais prestados por ele à cidade. “Reconhecemos um magistrado que serve de exemplo aos jovens, que através do esforço pessoal e foco nos estudos, se sobressai na carreira jurídica”, disse o vereador João Pedro Filho.

As autoridades presentes à solenidade endossaram a honraria ao magistrado, em reconhecimento ao seu carinho pela cidade e à sua trajetória profissional enquanto juiz, professor, promotor de Justiça e desembargador – atuando como corregedor-geral da Justiça e presidente do TJMA e se destacando como um gestor competente e sempre em busca de mais conhecimento.

O juiz Iran Kurban Filho, da 2ª Vara da comarca, também ressaltou a dedicação do desembargador Cleones Cunha ao Poder Judiciário do Maranhão, nos diversos cargos que ocupou, os quais exerceu com serenidade, espírito público e constante aprimoramento moral, intelectual e técnico. “O diálogo cortês e o modo simples de ser são exemplos para nós magistrados”, opinou. Ele também destacou o conhecimento em matéria penal e processual do desembargador José Bernardo Rodrigues, cujas decisões servem de paradigma aos estudiosos e aplicadores do Direito.

O desembargador Cleones Cunha, que nasceu em um povoado do município de Tuntum (a 90 km de Barra do Corda), relembrou sua infância na região e falou de sua antiga relação com a cidade de Barra do Corda, a qual visitou pela primeira vez aos nove anos de idade, atraído pelas festas, piqueniques e banhos de rio. “O recebimento desta honraria serve para oficializar um sentimento de pertencimento que já vivia em minha alma”, agradeceu.

Também comparecem à solenidade de inauguração do Salão do Júri o diretor do Fórum de São Luís, juiz Sebastião Lima Bonfim; o juiz aposentado Fernando Eurico; os promotores de Justiça de Barra do Corda, Edilson Santana de Sousa e Guaracy Martins Figueiredo; o vice-presidente da OAB-MA, Pedro Alencar; prefeitos Welryk Oliveira Costa da Silva (Barra do Corda), Moisés Jorge Silva de Oliveira (Jenipapo dos Vieiras) e Adailton Ferreira Cavalcante (Fernando Falcão); o presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda, Adriano Brantes; o Frei Heraldo, da Paróquia local; o pastor Samuel Oliveira (Assembleia de Deus); além de vereadores, secretários, servidores do TJMA e da comarca de Barra do Corda.

Fotos: Francisco Carvalho

Texto complemento/Assecom/TJ

Faça um comentário

Continue lendo...