Um levantamento realizado pelo Blog Minuto Barra revelou que 4.222 eleitores que votaram para prefeito em Dr. Adriano, cruzaram o voto e escolheram vereadores da coligação de Rigo Teles, atual prefeito reeleito de Barra do Corda.
Esse comportamento foi suficiente para enfraquecer a oposição na Câmara Municipal, resultando na derrota de vários vereadores oposicionistas com mandatos no momento.
O estudo foi feito 15 dias após o resultado das eleições e trouxe à tona uma estratégia bem-sucedida de Rigo Teles.
Durante toda a campanha, o prefeito reeleito orientou seus eleitores a votarem não apenas nele para prefeito, mas também nas candidatas e candidatos a vereador(a) de sua coligação. Esse apelo político surtiu enorme efeito, garantindo uma maioria expressiva para o seu grupo na câmara municipal.
Nas eleições, 139 pessoas solicitaram registro de candidatura ao cargo de vereador(a), sendo que quatro tiveram seus pedidos indeferidos e outros acabaram desistindo em meio à campanha, restando 129, que receberam no dia 6 de outubro 47.891 votos válidos.
Entre os votos computados, 125 foram anulados por candidaturas indeferidas, 1.051 foram nulos e 410 eleitores votaram em branco.
Desses votos, os vereadores eleitos da coligação de Rigo Teles conquistaram 20.586 votos e, no total, os candidatos da sua base entre eleitos e não eleitos somaram 34.732 votos. Teles foi reeleito com 30.510 votos.
Já Dr. Adriano, apesar de ter conquistado 17.899 votos para prefeito, viu sua coligação somar apenas 13.159 votos entre os vereadores eleitos e não eleitos.
Este cenário, em que parte dos eleitores de Dr. Adriano votaram nos vereadores da coligação de Rigo Teles, teve impacto direto no equilíbrio de forças na Câmara Municipal.
O grupo de Rigo Teles elegeu 13 vereadores, enquanto o grupo de Dr. Adriano conseguiu apenas 4 cadeiras, evidenciando a fragilidade da oposição na Câmara.
A estratégia política de Rigo Teles, ao garantir que quase 100% de seus eleitores mantivesse a fidelidade tanto ao voto para prefeito quanto para vereador, foi determinante para o resultado expressivo da sua coligação.
Rigo Teles e seu grupo político capricharam.