Barra do Corda/MA, 1 de maio de 2024
×
Barra do Corda/MA, 1 de maio de 2024

Publicidade

Notícias

Ministério da Saúde mostra Barra do Corda em sinal de alerta para uma epidemia de dengue, zika e chikungunya

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

O Maranhão possui atualmente 117 cidades que estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, segundo o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.

Publicidade

Desse total, 94 estão em alerta e 23 em risco de surto das doenças. Outras 100 estão em situação satisfatória. E na lista de ALERTA, consta a cidade de Barra do Corda;


Em todo o país, 5.358 municípios, 96,2% da totalidade de cidades, realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças, sendo 5.013 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 345 por armadilha. A metodologia armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que realizem ao menos quatro vezes ao ano o LIRAa. Em janeiro de 2017, a pasta publicou Resolução nº 12 que torna obrigatório o levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti pelos municípios e o envio da informação para as Secretarias Estaduais de Saúde e destas, para o Ministério da Saúde. A realização do levantamento está atrelada ao recebimento da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que é utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Até então, o levantamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios.

Em 2015, Barra do Corda foi atingida em cheio por uma epidemia de dengue, Zika e Chikungunya.

Cadê o carro fumacê?

Faça um comentário

Continue lendo...