×

Notícias

Momento exato da chegada da Polícia Federal em Jenipapo dos Vieiras

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

A mega operação da Polícia Federal que sacudiu a pequena cidade de Jeniapapo dos Vieiras na manhã desta quinta-feira(29), abalou também, as cidades da região.

O desvio de recursos públicos praticados pelos ex-gestores entre 2005 a 2013, chegam a quase 100 milhões de reais. É algo assustador!!! Carros e motos foram levados pelos agentes;

Os homens da farda preta quando partem pra cima, dificilmente os alvos escapam. E para aqueles que praticam desvios de recursos públicos, podem ter certeza; Todos serão alcançados pela Polícia Federal.

Por volta das 5:40h desta quinta-feira, os agentes que dormiram em Barra do Corda, amanheceram o dia em Jenipapo dos Vieiras. Em um dos vídeos gravados pelos agentes, a turma da farda preta chega em ar de tranquilidade e ouvindo uma boa música internacional;

Assista abaixo;

Objetivo da Operação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 29 de novembro de 2018, a operação HYBRIS com a finalidade de reprimir crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados pelos ex-gestores da prefeitura de Jenipapo dos Vieiras no período de 2005 a 2013.

As investigações foram iniciadas no ano de 2012 e culminaram com a identificação de um esquema criminoso que se apropriou de recursos públicos por meio de fraude em licitações e sua posterior ocultação com a compra de vasta quantidade de imóveis no interior do Estado do Maranhão, distribuindo-os entre familiares do ex-prefeito do município.

O grupo criminoso atuava desde 2005 dissimulando os desvios de verbas públicas destinadas aos fundos de participação municipal, saúde e educação por meio da contratação de empresas familiares que operacionalizavam as ações, que aconteciam principalmente com o saque em espécie de milhões de reais.

O prejuízo aos cofres públicos, segundo levantamentos preliminares, gira em torno de R$ 92 milhões de reais. Vale lembrar que o município de Jenipapo dos Vieiras apresentou-se como a terceira cidade com menor índice de desenvolvimento humano – IDHM do Maranhão no ano 2010.

A Polícia Federal cumpriu 11 (onze) mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de São Luis, Jenipapo dos Vieiras e Cedral e, ainda, foi determinado o sequestro judicial de 62 imóveis que estão em nome dos investigados. A operação contou com a participação de 60 (sessenta) Policiais Federais desta Superintendência Regional do Maranhão.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas máximas podem alcançar 22 anos de prisão.

A operação em Jenipapo dos Vieiras foi batizada pelo nome “Operação Hybris”, que significa;

“O nome hybris vem de Aristóteles, que definia a humilhação de pessoas pelo mero descaso, independente de causa ou qualquer coisa que tenha acontecido ou que elas tenham feito. Hybris é o descaso que alguém tem pelos outros, ou pelos deuses, quando acha que pode fazer tudo que quiser”.

Faça um comentário