PT sai como o grande derrotado nas urnas, e PSDB elege maior número de prefeitos

Desempenho dos partidos

O PSDB vai governar 34,4 milhões de eleitores a partir de 2017, segundo levantamento do G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A soma equivale a 24% do total do eleitorado, de 144 milhões.

Em seguida aparecem o PMDB, com 20,6 milhões, o PSB, com 11,8 milhões, e o PSD, com 9,72 milhões de eleitores. Juntos, os quatro partidos governarão 53% do eleitorado brasileiro.

Em comparação com a eleição de 2012, houve avanço do PSDB que, naquela eleição, aparecia em terceiro lugar em número de eleitores, atrás do PT e PMDB.

O PT passou de 27 milhões para 4,36 milhões de eleitores. O PMDB continua na segunda posição, com um total de 20,6 milhões.

Já em número de habitantes, que é maior que o de eleitores, o PSDB governará 48,3 milhões de pessoas, seguido do PMDB, com 28,7 milhões, PSB, com 16,5 milhões e PSD, com 13,4 milhões.

O PT que em 2012 conquistou 27 milhões de votos nas eleições municipais daquele ano, agora o partido de Lula e Dilma governará apenas 6 milhões de pessoas. O partido sai como o grande derrotado nas urnas e não conseguiu eleger nenhum de seus candidatos a prefeito neste segundo turno no Brasil.

O PSDB de Aécio Neves que hoje é aliado ao governo Michel Temer, se fortaleceram para a disputa presidencial de 2018, se tornando os partidos que mais elegeram prefeitos nas eleições de 2016.

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Minuto Barra. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou difamação.

O seu endereço de email não será publicado.




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores
e não representam opinião do autor deste blog.

*

code