Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024

Publicidade

Notícias

SEAP assumirá a cadeia pública de Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Texto: Assessoria de Comunicação da DPE

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) assumirá a cadeia pública de Barra do Corda, a partir do dia 20 de novembro. Foi o que informou o secretário da Seap, Murilo Andrade, na manhã desta terça-feira, 24, aos defensores públicos do estado, Jessé Mineiro e Igor Marques, do Núcleo Regional da Defensoria no município. O secretário informou ainda que a partir dessa data as instalações voltam a receber os presos, que atualmente estão sendo recambiados para as comarcas mais próximas.

Publicidade

O secretário esteve em Barra do Corda, acompanhado de sua equipe, para   informar pessoalmente ao titular da Defensoria Pública as providências que estão sendo tomadas em relação à cadeia pública de Barra Corda, que recentemente foi destaque na mídia local e nacional após a morte de um comerciante, mantido preso em uma espécie de gaiolão a céu aberto.

“Venho acompanhando a situação da Delegacia de Barra do Corda desde fevereiro. Época em que, juntamente com a defensora Lívia Macedo, fiz uma inspeção na Delegacia e encaminhei relatório a diversas entidades, pedindo providências com relação às condições desumanas que nos deparamos”, informou Jessé, lembrando ainda que diante da omissão dos órgãos e entidades oficiadas, a  DPE e Ministério Público ajuizaram ACP, solicitando a interdição total da cadeia pública.

Finalizada a reunião na sede da DPE no município, o defensor Jessé foi convidado a acompanhar o secretário e sua comitiva em uma inspeção na delegacia e constataram a demolição do gaiolão, conforme amplamente divulgada.  Na ocasião, o secretário informou que já estão sendo tomadas outras providências com vistas à melhoria das condições de encarceramento na região. Disse ainda que o processo seletivo para a contratação de pessoal já foi iniciado e que a gestão da Delegacia contará, a partir do dia 20, com diretor, diretor adjunto, agentes penitenciários e equipe multidisciplinar.

O defensor Jessé considerou bastante positiva a visita do secretário à Defensoria na medida em que, além de prestar esclarecimentos, fortalece a parceria interinstitucional voltada a melhorar cada vez mais o sistema penitenciário maranhense.

Faça um comentário

Continue lendo...