Barra do Corda/MA, 26 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 26 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Secretaria de Saúde contesta vereador João Pedro e afirma que três bebês morreram em Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

Após enorme repercussão quanto aos casos de mortes de recém-nascidos no Hospital Materno Infantil em Barra do Corda, fez a Secretaria Municipal de Saúde emitir nota onde rebate os dados levantados pelo vereador João Pedro, autor do pedido de CPI na Câmara Municipal onde diz que ao menos 15 recém-nascidos morreram na maternidade.

Publicidade

Segundo Eloísa Mota, Secretária de Saúde, notícias que repercutem na imprensa estão sendo usadas para fins políticos.

Ela frisa ainda, que entre janeiro até os dias atuais, 732 partos foram realizados na maternidade municipal, dos quais, 238 ocorreram nos últimos 30 dias.

A secretária afirma que três bebês morrem na maternidade.

Abaixo, a íntegra do comunicado:

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Corda-MA, vem através do levantamento de dados dos óbitos ocorrido no Hospital Materno Infantil esclarecer que existem muitas especulações acerca do serviço prestado pela unidade hospitalar e que, denúncias veiculadas na imprensa estão sendo usadas para fins políticos.

A título de informações, registramos que o HMI é um hospital de referência em casos de gestação de alto risco, que segue rigorosos protocolos do Ministério da Saúde, com baixos índices de mortalidade, sendo que de janeiro/2019 até hoje foram realizados 732 partos (normal/cesariano), dos quais 248 só nos últimos 30 dias, contando com uma unidade de tratamento intensivo neonatal.

De acordo com as exigências dos órgãos de fiscalização e controle, o HMI mantém um rigoroso acompanhamento quando das ocorrências de óbitos de recém-nascidos ou de natimortos, aqueles casos em que a criança faleceu ainda no ventre da mãe. Quando isso ocorre, seguimos os padrões preconizados e estabelecidos pelo Ministério da Saúde, abrindo-se investigação completa desde o início da gravidez até o parto, para que sejam identificados os fatos causadores do óbito.

Mesmo adotando os rigorosos controles exigidos pelos órgãos fiscalizadores, registra-se, desde o início do ano, dentre as centenas de partos realizados, óbito de 3 (três) recém-nascidos, que estavam com idade gestacional a termo, ou seja, idade gestacional compatível com a vida, números esses dentro da média estatística do nordeste e aceitáveis pelos critérios do Ministério da Saúde.

Desta forma, cumpre-nos informar que em todos os casos são instaurados procedimentos investigativos para que possamos apurar responsabilidades, caso ocorram, através de uma comissão interna instalada para esse fim, juntamente com todas as informações que também são encaminhadas ao Ministério Publico e a Delegacia de Policia desta cidade.

Eloisa Mota de Sousa
Secretária Municipal de Saúde

Nota enviada ao Jornal O Estado do Maranhão

Faça um comentário

Continue lendo...