Barra do Corda/MA, 24 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 24 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Situação de Barra do Corda volta a ser considerada de Alto Risco para um surto de dengue

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do  Jornalista Gildásio Brito

O município de Barra do Corda encontra-se mais uma vez, à beira de um surto de dengue  após um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde.

Publicidade

O Blog Minuto Barra recebeu com excluisividade os números do LIRA(Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) nos bairros da cidade, onde se torna preocupante a situação.

Ainda no mês passado, após o alerta do Ministério da Saúde onde mostrou Barra do Corda como local de risco para uma epidemia, o deputado Fernando Pessoa conseguiu junto ao governo do estado dois carros fumacê para ajudar no combate ao mosquito nas ruas da cidade.

Ocorre, que a população não se encontra na maioria dos bairros realizando o seu trabalho de combate ao mosquito, e com tal omissão, o risco para um surto apenas aumenta.

Os órgãos de fiscalização precisam se unir, definir metas, regras e punições para moradores que não estejam cuidando de suas casas, quintais e terrenos.

Neste mês de fevereiro onde às análises foram realizadas nas datas 11 a 15, 21 bairros da cidade apresentaram um aumento alarmante. Os bairros; Trisidela, Araticum, Cerâmica e Vila Nenzin  estão com o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em residências e em depósitos – latas, sapatos velhos, entre outros – considerado endêmico e sob o iminente risco de surto de dengue. Os resultados são superiores ao recomendado como satisfatórios pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%. De 1 % a 3,9%, o índice representa situação de alerta. Acima de 3,9%, há risco de surto.

Outra questão que chama a atenção é o fato desses bairros já terem recebido ações por parte do poder público através do carro fumacê e visita não apenas mensal, mas quase que semanal por parte dos agentes de endemias.

VEJA ABAIXO OS NÚMEROS DO LEVANTAMENTO;

Extrato 1

Localidades: Altamira II, Vila Nenzin II, Cohabe, Maranata, Park Itália, Vila Sampaio, Vila Mariano I e Vila Mariano II.

ÍNDICE: 5,6%

Extrato 2

Localidades: Altamira I, Belo Horizonte, Canadá, Tamarindo, Sítio dos Ingleses e Centro.

ÍNDICE: 5,5%

Extrato 3

Localidades: Trisidela, Araticum, Cerâmica e Vila Nenzin.

ÍNDICE: 7,8%

Extrato 4

Localidades: Moradas do Rio Corda, Alto da Trisidela e Vila Alvorada.

ÍNDICE: 1,2%

No geral, após análises de todos os bairros, Barra do Corda ficou classificada com o seguinte índice; 5,8%.

É uma guerra contra o mosquito, onde todos se unem ou muitos morrerão.

 

 

Faça um comentário

Continue lendo...