Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 25 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Veja AQUI o perfil da mulher que será a próxima primeira-dama de Barra do Corda a partir de janeiro de 2021

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Qual delas adentrará por esta porta no dia 1º de janeiro de 2021? No momento, nove mulheres encontram-se com essa esperança. 

Publicidade

Normalmente, uma primeira-dama acaba tendo para si reservada a função de cuidar de ações sociais importantes do governo de seus maridos, por exemplo, organizando eventos beneficentes, entre outras coisas e com destaque, na Assistência Social, algo que foi feito com dedicação por Rute Cardoso, que era esposa do então presidente Fernando Henrique entre 1995/2002.

No entanto, uma primeira-dama também pode ser uma figura importante para a campanha eleitoral, ou seja, antes de se tornar uma primeira-dama propriamente dita.

Mas é depois de eleito que o marido poderá contar com a figura da primeira-dama, que, nos casos em que é muito carismática, acaba por trazer holofotes para questões normalmente periféricas, ajudando inclusive a desviar as atenções das pessoas de assuntos mais importantes.

Entretanto, para quem acredita que de fato uma primeira-dama não tem papel importante dentro da política, se engana!! Tratando-se de Barra do Corda, todas as primeiras-damas tiveram sim, influência nas campanhas e poder de decisão nos mandatos de seus maridos. Apenas uma preferiu exercer tal função no anonimato, dona Nery Freitas, esposa do ex-prefeito Elizeu Freitas.

Segundo apurou o Jornalista Gildásio Brito, dona Nery Freitas nunca se intrometeu no mandato do seu esposo Elizeu. Ela tinha sim, um grande carisma ao receber os amigos e correligionários em sua residência, mas poder de decisão no âmbito da política e do mandato, ela nunca teve e sequer desejou.

Em seguida, surgiu a primeira-dama Lourdes, que teve seu marido Bena Almeida, prefeito em 1996. Dona Lourdes sim, exerceu grande influência no mandato do esposo. Segundo apurou o Blog Minuto Barra, ela comparecia com frequência na prefeitura e tinha poder de decisão.

Em 1997, surge no cenário, dona Santinha, esposa do então prefeito Nenzin. Essa sim, pode-se dizer; foi a primeira-dama com maior poder e influência em toda a história da prefeitura de Barra do Corda. Dona Santinha era bastante criticada por uma parte da sociedade, justamente, pelo fato dela aparecer na linha de frente e, com isso, surgia os desgastes. Por outro lado, vale ressaltar, que dona Santinha foi a primeira-dama mais assistencialista na história de Barra do Corda. Durante os três mandatos do marido, dona Santinha lidava nos bairros de maior carência, entregando cestas básicas, ajudava pessoas com dinheiro, resolvia problemas sem precisar pedir autorização do marido, já que ele fazia questão em lhe dar carta branca em tudo. Nas campanhas eleitorais em que Nenzin disputou, dona Santinha era linha de frente. Foi a primeira em coordenar nas eleições de 2008 o movimento com mulheres em apoio a reeleição do marido. Dona Santinha foi primeira-dama no período 1997/2000 e entre 2005/2012.

Em 2001, surge no cenário, a primeira-dama Patrícia Sampaio, que era esposa do prefeito Avelar Sampaio. Segundo apurou o Blog Minuto Barra nos bastidores, Patrícia exerceu com grande influência sua função dentro da prefeitura, mas não participava das decisões políticas tomadas dentro do mandato por seu marido.

Em 2013, Eric Costa assume o cargo de prefeito de Barra do Corda, e com isso, surge no cenário como primeira-dama, a Imperatrizense Bruna Costa. Ela participou ativamente da campanha do marido em 2012 para prefeito, onde obteve vitória. No primeiro mandato entre 2013/2016, Bruna Costa exerceu influência dentro da prefeitura e com poder de decisão. Mas está sendo no segundo mandato(atualmente), 2017/2020, que ela detém de um poder igual o que dona Santinha tinha no mandato do seu esposo Nenzin.

Segundo pessoas próximas ao prefeito, Bruna tem poder e influência para indicar secretário ou pedir ao marido a exoneração de qualquer um deles dos seus cargos. Carismática, isso é inegável, Bruna Costa prefere mostrar seu poder e influência nos bastidores, apesar, que gosta muito de aparecer em tudo, ao lado do esposo em eventos e ações da prefeitura. Bruna gosta também de atuar no assistencialismo, sem necessitar de ordens por parte do marido prefeito. É aquela história, aquilo que ela escreve, ele não apaga e, nesse ponto, dona Santinha tinha esse “privilégio” no mandato também. Ou seja, dona Santinha e Bruna Costa foram as primeiras-damas mais influentes e poderosas que passaram pela prefeitura de Barra do Corda.

Estamos em um ano eleitoral, com isso, nove mulheres sonham em assumir a vaga que será deixada em 31 de dezembro pela atual primeira-dama, Bruna Costa. Veja abaixo quem são elas;

Sandra Siqueira

Idade: 38 anos, formada em Letras, nasceu em Chapadinha e é casada com o pré-candidato a prefeito Gil Lopes.

Abigail Cunha.

Idade: 53 anos, formada em Direito, nasceu em Minas Gerais  e é casada com o pré-candidato prefeito Rigo Teles.

Tarcila Brandes

Idade: 32 anos, formada em medicina, nasceu em São Luís e é esposa do pré-candidato a prefeito Adriano Brandes.

Lidiane Sampaio

Idade: 38 anos, é professora, nasceu em São Luís e é esposa do pré-candidato a prefeito Vitalzinho Sampaio.

Antonia Miranda

Idade:  55 anos, formada em Filosofia, nasceu em Barra do Corda e é esposa do pré-candidato a prefeito Adão Nunes.

Keila Ferreira

Idade: 33 anos, Assistente Social, nasceu em Barra do Corda e é esposa do pré-candidato Marcos da Unillar.

Márcia Freitas

Idade: 40 anos, formada em Administração, nasceu em Barra do Corda e é casada com o pré-candidato a prefeito Sizenando.

Valéria Carvalho

Idade: 44 anos, Assistente Social, nasceu em Barra do Corda e é esposa do pré-candidato a prefeito Raimundo Carvalho.

Jailça Silva

Idade: 37 anos, professora, nasceu em Barra do Corda e é esposa do pré-candidato Jessé Nogueira.

 

 

Faça um comentário

Continue lendo...