Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito
Foi inaugurada na manhã desta terça-feira(17) a sede oficial do Ministério Público no município de Barra do Corda.
A solenidade contou com a presença do Procurador geral do MP, Dr Luiz Gonzaga Martins Coelho, promotores Guaracy Martins Figueiredo e Edilson Santana de Sousa, juiz Queiroga Filho, Prefeitos Eric Costa e Moisés Ventura, Presidente da Câmara Gil Lopes, dos vereadores Dr Adriano Brandes, Eteldo, João Pedro, Alcenor Nunes, Jaile, Paulim Bandeira e Raimundo da Rodoviária e várias outras autoridades da Procuradoria de São Luís.
Em sua fala, o promotor Guaracy Figueiredo, disse, da alegria em poder contemplar a inauguração da sede oficial do Ministério Público de Barra do Corda. Guaracy destacou que há 13 anos trabalha como promotor de justiça na comarca e disse que aquele que toma banho no Rio Corda jamais esquecerá. Dr Guaracy parabenizou e fez questão em reconhecer o trabalho desempenhado pelo Procurador Luiz Gonzaga, frente ao comando do MP no Maranhão. Apenas no mandato de Dr Gonzaga, já foram 39 prédios inaugurados.
O prefeito Eric Costa em sua fala destacou também a atuação do Procurador Geral. Costa disse os mandatos passam, mas a história permanece, é assim é a história do Ministério Público.
O presidente da Câmara Municipal Gil Lopes, aproveitou o momento para repassar ao Procurador Geral o título de cidadão Barracordense. Segundo o parlamentar, Dr Gonzaga é merecedor de tamanha honra, pois, tem mostrado um grande serviço frente ao comando do MP/MA.
Em seu discurso, Dr Luiz Gonzaga Coelho falou da história de Barra do Corda, dando destaque ao fundador Melo Uchoa. O procurador falou ainda do massacre entre indígenas e brancos em Alto Alegre, sendo o maior que já ocorreu no Brasil. Destacou a atuação de todos os promotores que passaram por Barra do Corda, e disse, foram eles os que mais sofreram devido às dificuldades de suas épocas, desde Frederico Figueira. Destacou ainda que o Ministério Público é o socorro dos menos favorecidos, dos deficientes, da mãe que busca a pensão para seus filhos, do consumidor que procura seus direitos e daqueles que precisam de uma saúde de qualidade.
O discurso na íntegra do Procurador Luiz Gonzaga Coelho será publicado em uma outra matéria.