Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 28 de março de 2024

Publicidade

Notícias

Desembargador corregedor realiza visita estratégica no fórum de justiça de Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, acompanhado da juíza auxiliar Karine Reis (Planejamento Estratégico) e de equipe de servidores, realizaram visita estratégica na comarca de Barra do Corda, nos dias 30 e 31 de outubro, para avaliação das principais dificuldades enfrentadas pelos servidores e magistrados no desenvolvimento de suas funções.

Publicidade

Entre as dificuldades verificadas no fórum, foi identificado problema de oscilação da rede de internet, que impacta no acesso aos sistemas do Poder Judiciário, além de constantes problemas nas linhas telefônicas. As instalações prediais do Fórum encontram-se em bom estado de conservação, possuindo 02 (duas) Varas, 01 (um) Salão do Júri e 01 (uma) Sala da OAB.

Os servidores e os magistrados Iran Kurban Filho e Antonio Elias de Queiroga Filho também relataram a necessidade de correção de alguns problemas de segurança e mobiliário; de lotação de mais servidores; de treinamentos; de instalação da 3ª Vara na comarca, em razão do crescimento da demanda dirigida à Justiça na comarca nos últimos anos, entre outros.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, também reuniu-se com advogados militantes na região e com oficiais de Justiça da comarca, que reforçaram os pedidos por mais técnicos e auxiliares judiciários nas unidades, assim como oficiais de Justiça, tendo em vista a distância e dificuldades de deslocamento para alguns locais dos termos judiciários (Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão).

Sobre a gestão processual, foi sugerida a adoção de medidas de racionalização e padronização de rotinas de trabalho nas secretarias e gabinetes, buscando otimizar a produção processual com a implantação de novos fluxos de trabalho.

A equipe da CGJ-MA também sugeriu a implantação de práticas para melhor acompanhamento dos prazos processuais, o que pode simplificar o trâmite processual e diminuir demandas reprimidas; o acompanhamento do desempenho das unidades por meio dos sistemas informatizados do Poder Judiciário; a devolução de materiais de tecnologia da informação que estão em desuso; entre outras.

O corregedor comprometeu-se em buscar apoio para realização do Congresso de Oficiais de Justiça do Estado do Maranhão; assim como empenhar-se para buscar a instalação da 3ª Vara de Barra do Corda, medida que também tem o apoio do presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo.

De entrância intermediária e pertencente ao polo judicial de Bacabal, a comarca de Barra do Corda é composta por duas varas, sendo a 1ª Vara com competências Cível; Criminal; Fazenda Estadual, Fazenda Municipal e Saúde Pública; e a 2ª Vara de competência Cível; Criminal; Família; Infância e Juventude.

Atualmente, o acervo ativo da comarca, entre processos físicos e eletrônicos, é de aproximadamente 15.500 processos. Também são atendidas em Barra do Corda as populações de Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras, termos judiciários. A distribuição média mensal é superior a 200 processos para cada uma das varas.

 

Assessoria de Comunicação Corregedoria Geral de Justiça/TJ-MA

Faça um comentário

Continue lendo...