Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

FALTA UM ANO: Convenções definirão os nomes que disputarão o comando da prefeitura de Barra do Corda

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Entre 20 de julho a 5 de agosto do próximo ano, partidos e grupos políticos, definirão, os nomes que disputarão o comando da prefeitura de Barra do Corda.

Publicidade

O prefeito Eric Costa ficará impedido pela lei eleitoral em disputar o cargo, pois, já desfruta do segundo mandato seguido. Com isso, Eric Costa será o segundo prefeito no mandato que tentará eleger seu sucessor, algo que Nenzin não conseguiu em 2012. Apenas Nenzin e Eric Costa conseguiram reeleição em Barra do Corda em toda a história.

Ambos os grupos buscam esconder as guerras internas que estão ocorrendo no sentido de quem será o apontado por Eric Costa para disputar o pleito eleitoral  e quem será o candidato da oposição para enfrentar a família Costa.

Com o passar dos meses tudo se afunila. Movimentações começam ocorrer de um lado para o outro, e quem melhor acertar nas articulações, vencerá a disputa.

Nenhum dos grupos pode subestimar o outro. Os dois grupos políticos possuem legiões de eleitores suficientes para lotarem as ruas de Barra do Corda durante os 45 dias de campanha política. E neste ponto, os marqueteiros precisam ser observadores.

Existe uma quantidade expressiva de eleitores em Barra do Corda que se decidem mediante a movimentação das campanhas eleitorais. Onde ele observar mais empolgação, será o lado que ele vai ficar.

Os pretensos candidatos ao cargo de prefeito precisam também, conhecer, o perfil do eleitor Barracordense, principalmente, dos jovens. São mais de 6 mil votantes entre 21 a 24 anos de idade e outros 6 mil entre 25 a 29 anos. Somando os votos entre tais, são exatos 12.502. Sendo eles desde 2012, os protagonistas das disputas eleitorais.

É necessário, por outro lado, ser realista com a realidade atual. Não adianta nenhum dos pré-candidatos irem ao campo com promessas mirabolantes. Isso não funciona mais.

Promessas de campus da UFMA em Barra do Corda, é um passo para derrotar qualquer candidato a prefeito. Iludir a população de que o problema da água será resolvido, é derrota antecipada nas urnas.

Prometer que empresas serão instaladas em Barra do Corda caso fulano ou beltrano vença a eleição, também não cola mais.

O perfil e o comportamento do eleitor de Barra do Corda mudou e, infelizmente, não foi para melhor. É uma quantidade insignificante que analisa e busca escolher um nome que seja capaz de fazer algo que possa alavancar o município.

Podemos dizer, que sete pré-candidatos ensaiam com visibilidade a disputa pelo comando da prefeitura de Barra do Corda, sendo eles; Rigo Teles, Gil Lopes, Adão Nunes, Adriano Brandes, Nilda Barbalho, Raimundo Carvalho e Van Costa.

Analisaremos o perfil de cada um deles a seguir.

Rigo Teles, com 21 anos de mandato e filho do saudoso ex-prefeito Nenzin, sempre teve o desejo em ocupar o comando da prefeitura de Barra do Corda, isso ocorreu em 2016, mas teve seu sonho impedido naquele ano pelas candidaturas de Nilda e Júnior.

Rigo Teles se dedica aos finais de semana em realizar visitas pelas ruas da cidade e povoados, como forma de se preparar para a disputa e, não vêm, como candidato fraco. Rigo possui estrutura em todos os sentidos. A favor de Rigo, existe a expressiva legião de eleitores deixados por seu pai e os votos de vingança que sempre surgem nas eleições Cordinas, quando o eleitor votou em candidato A na eleição passada, se decepcionou, e tenta se vingar votando em alguém da família Teles. Esse tipo de eleitor não se satisfaz em sua vingança se não for votando em candidato do grupo Nenzin.

Falta em Rigo estratégia política em Barra do Corda, pois, sempre deixou sob o comando do seu pai suas campanhas eleitorais para deputado estadual na região.

O deputado Rigo Teles precisa desvincular sua esposa Abigail Cunha de Jenipapo dos Vieiras, caso contrário, sofrerá mais uma derrota em Barra do Corda e por lá.

Abigail Cunha sempre foi peça fundamental nas vitórias do grupo Nenzin em Barra do Corda, e no campo da articulação e coordenação de campanhas, ela transita como ninguém.

Segundo apurou o Blog Minuto Barra, o grupo do prefeito Eric Costa torce para que Abigail Cunha continue fazendo política em Jenipapo dos Vieiras. E eles não estão equivocados neste desejo, pois, sabem, que com ela presente em Barra do Corda, o cenário muda completamente.

Mesmo tendo o nome da ex-vereadora Nilda Barbalho como uma das pré-candidatas ao cargo de prefeita, a união prevalecerá no momento da escolha do candidato e, ela, é um dos melhores nomes para o comando da prefeitura.

Gil Lopes é um outro nome bastante forte e com grandes chances de assumir o comando da prefeitura de Barra do Corda em 2021. Articulado em ambos os grupos, o pré-candidato tem a dura missão de se desvincular do grupo do prefeito Eric Costa, algo que ocorreu em maio, mas que necessita de um rompimento bem mais aberto e convincente ao eleitor. O eleitor deseja Gil Lopes como prefeito, mas, por outro lado, o eleitor que um Gil Lopes amistoso e corajoso.

Dr Adriano Brandes tenta também ensaiar uma candidatura de prefeito. Ocorre, que o médico, se encontra tímido. Mesmo tendo recebido uma votação expressiva para vereador em 2016, Adriano Brandes necessita ser bem mais conhecido no campo eleitoral. Defensor ferrenho do Eric Costa na câmara municipal, Brandes busca ser apontado pelo prefeito como candidato à sucessão em 2020.

Adão Nunes, ex-vereador e que já ocupou o cargo de presidente da Câmara no mandato de Avelar Sampaio, têm se mostrado bem mais corajoso dentro do grupo de Eric Costa. Preferido dentro do PDT estadual para ser o candidato em Barra do Corda, Adão Nunes tenta convencer o eleitorado Cordino de que ele é o melhor nome dentro do grupo da base aliada.

Raimundo Carvalho, radialista, já disputou por duas vezes o cargo de deputado federal e recebeu votações expressivas na região. Ocorre, que o eleitor deseja de Raimundo Carvalho uma posição mais determinada no momento do afunilamento das candidaturas. Raimundo Carvalho teve a oportunidade em 2016 de liderar a terceira via,mas se aliou ao grupo do prefeito Eric Costa no dia da convenção partidária. Dessa vez, Carvalho afirma de forma categórica que será candidato até o fim.

Temos um outro nome, mas, precisa mostrar ainda a que veio. Leocádio Cunha, pois, se encontra ainda tímido na pré-disputa. No campo da articulação política, foi um dos que ajudou a levar Eric Costa ao comando da prefeitura em 2012. Leocádio conta o apoio de seu primo Tema e da deputada Daniela Tema.

Por fim, surge a grande dúvida. Vanzinho, tio do prefeito Eric Costa, será ou não candidato a prefeito? A resposta está mais para sim do que para não.

O prefeito Eric Costa estaria errado juntamente com sua família em apontar o nome do próprio tio para sucessão municipal? Não. De forma alguma!!

O prefeito Eric Costa, mesmo tendo pela frente o desafio de eleger o sucessor, algo que nunca ocorreu em Barra do Corda, vale ressaltar, que o prefeito é persistente.

Eric Costa sabe do que vem pela frente após sua saída do comando da prefeitura em 31 de dezembro de 2020. Com a força política que ele detém atualmente, dificilmente o TCE enviará suas contas de 2013 para julgamento na Câmara Municipal até o fim do mandato. Quanto aos processos que tramitam contra ele na justiça, nenhum é capaz de tirar seu sono, pois, ele sabe que jamais uma caneta o afastará do cargo. E se assim o pensa, como diz fontes ligadas a ele, a razão é sua companheira.

O prefeito já colocou na cabeça que vai eleger o sucessor. Segundo fontes próximas a Eric Costa, ele afirma que aprendeu fazer política em Barra do Corda e têm a cidade mapeada dentro do campo eleitoral e sabe agir na hora e no momento certo.

Eric Costa cozinha pedra, enquanto a oposição insiste em colocar leite na panela em meio a 100 graus de temperatura.

A oposição possui todas as chances para vencer o pleito e se encontra com a vitória na palma da mão, pesquisas eleitorais mostram isso, mas, todo cuidado é pouco para o tapa que Eric Costa pretende lançar debaixo das mãos de seus opositores não seja capaz de retirar a vitória do grupo que pretende voltar ao comando da prefeitura.

O Blog Minuto Barra continuará acompanhando todas as movimentações em Barra do Corda.

 

 

 

 

Faça um comentário

Continue lendo...