Barra do Corda/MA, 29 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 29 de março de 2024

Publicidade

Notícias

FALTA UM ANO PARA AS ELEIÇÕES:Veja aqui como se encontra o cenário em Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Grajaú, Tuntum e Fernando Falcão

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

A corrida nos quatro principais municípios da região central do Maranhão deve arrebanhar o maior número de eleitores de todos os tempos.

4 de outubro daqui um ano barra do corda e mais 216 municipios do maranhao escolherao seus prefeitos e vereadores - 4 de outubro: Daqui UM ano Barra do Corda e mais 216 municípios do Maranhão escolherão seus prefeitos e vereadores - minuto barra

Publicidade

Falta exatamente UM ANO para os eleitores de Barra do Corda e de outros 216 municípios do Maranhão irem às urnas para escolherem seus novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Tudo indica, que será o processo eleitoral mais acirrado de todos os tempos nos municípios maranhenses.

Na região central do Maranhão, os municípios de Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Tuntum, Grajaú e Barra do Corda os eleitores, já se encontram ensaiando e mostrando de como será os 45 dias de campanha eleitoral.

JENIPAPO DOS VIEIRAS

Por lá, o prefeito Moisés Ventura buscará sua reeleição. Em 2016, ele era considerado ainda no mês de agosto, como um candidato que apareceu apenas para não deixar a oposição disputar sozinha. Com um andar da carruagem, a campanha foi ficando acirrada e Moisés acabou vencendo a disputa por uma diferença inferior a 200 votos contra Abigail Cunha.

Para as eleições de 2020, uma indefinição paira em Jenipapo dos Vieiras no sentido de quem enfrentará o prefeito Moisés Ventura nas urnas. A sua principal adversária Abigail Cunha, continua atuando por lá, mas não se sabe com precisão se ela disputará ou não a prefeitura de Jenipapo dos Vieiras.

FERNANDO FALCÃO

Por lá, tudo indica que em 2020 haverá uma mudança no cenário político. Com quase 20 anos comandando Fernando Falcão, o grupo Cavalcante corre grande risco de perder as eleições. Devido a falta de uma boa articulação por parte do prefeito Adailton Cavalcante que teve em seu palanque em 2016 todos os ex-prefeitos daquela cidade, ele não vêm sabendo fazer o jogo político para que o grupo se mantenha no poder. A família Moací rompeu com o grupo Cavalcante e lançou nos últimos dias Dona Crézia, como pré-candidata a prefeita e com chances reais de vencer a disputa.

O prefeito tentou ainda no início deste ano lançar a vereadora Neide como pré-candidata a prefeita, em uma chamada chapa sangue puro, o que não combina mais nos dias atuais. Percebendo que a mesma não decolava nas pesquisas, o prefeito resolveu apontar o nome de Raimunda do Josimar. Outro nome na base do prefeito é do Sargento Ariston Milhomem, também como pré-candidato a prefeito.

Ainda na oposição existem como pré-candidatos Raimundo Edison, Oilson Araújo e Raimundinho do Oséias. Mas tudo indica, que nos próximos dias será batido o martelo para que o nome seja de Dona Crézia na cabeça de chapa.

GRAJAÚ

Por Grajaú, o prefeito Mercial Arruda do MDB deve ser reeleito para o 5º mandato. Em 2016, Mercial venceu Simone Limeira que contava com o apoio do governador Flávio Dino em sua campanha. Arruda conseguiu bater de frente com o governo do estado e venceu a comunista Simone Limeira com quase 6 mil votos de maioria.

Para a disputa de 2020, três nomes tentam se consolidar para enfrentar Mercial Arruda nas urnas, sendo eles; Marinaldo do Gesso, Artuzinho e Simone Limeira.

Algo chama atenção em Mercial Arruda. Aos 73 anos de idade, ele tem posição firme quanto suas convicções. Independentemente de quem esteja no poder no estado, Mercial Arruda não abandona seu grupo político que é a família Sarney. Para Mercial Arruda, gratidão deve ser a marca principal na vida de um homem público para com aqueles que lhe estenderam a mão.

TUNTUM

Em Tuntum, o prefeito Temar que sempre foi considerado o todo poderoso nos últimos 25 anos, corre grande risco de perder o poder para a família Pessoa liderada pelo deputado estadual Fernando Pessoa.

Pelo que o Blog Minuto Barra apurou, o candidato do prefeito Tema rumo a sucessão 2020 será Maurício, com a dura missão de enfrentar Bruna Pessoa ou Fernando Pessoa. Com Bruna, a disputa será um tanto acirrada, mas, se o candidato for Fernando Pessoa, a lavada de votos será a maior da história e o jovem deputado poderá ser o protagonista em colocar um ponto final no reinado de Tema em Tuntum.

BARRA DO CORDA

Por Barra do Corda, nunca existiu situação ou oposição fraca. O acirramento sempre fez parte das eleições desde quando Darci Terceiro disputou a prefeitura.

Ocorre, que após o resultado das eleições de 2012, a forma de fazer política em Barra do Corda mudou. A oposição mesmo tendo um eleitorado expressivo, precisa descobrir de como o prefeito Eric Costa atua no campo eleitoral e isso, já vem sendo estudado por seus principais adversários.

O prefeito Eric Costa nunca disse em público e muito menos nos bastidores, quem será seu candidato ou quem ao menos são seus pré-candidatos ao cargo de prefeito rumo à sucessão. Três estão pregando que buscarão disputar o comando da prefeitura no grupo do prefeito, sendo eles; Vitalzinho Sampaio, Adão Nunes e Dr Adriano Brandes. Mas ocorre, que em meio esse silêncio do prefeito Eric Costa, existe uma SUSPEITA.

Para Eric Costa, no campo político, pouco importa se o candidato será definido agora ou nos últimos 45 minutos do segundo tempo. O prefeito mesmo em silêncio, demonstra, que não quer alguém para lhe suceder que não seja da sua mais alta confiança. E neste sentido, mesmo sem declarar publicamente, Eric Costa não pensa equivocadamente. E seus adversários devem ficar atentos, Eric Costa não brinca em eleição.

O prefeito sabe quem são seus adversários na oposição, principalmente quando os nomes que surgem se referem a Rigo Teles com poder político e financeiro e Gil Lopes que era seu aliado e ocupa o cargo de presidente da Câmara, onde ambos, possuem chances reais de vencer a disputa, basta apenas uma  união total da oposição.

Mesmo em silêncio, Rigo Teles trabalha sua pré-candidatura ao cargo de prefeito pelo grupo de oposição, que conta também com a pré-candidatura de Nilda Barbalho, mas que no final, o grupo Nenzin sabe se abraçar e cair no campo.

Além dos principais nomes na oposição, conta-se ainda como pré-candidatos ao cargo de prefeito Raimundo Carvalho, Jessé Nogueira, Leocádio Cunha e Reinaldo Andrade. Tudo indica, que nas convenções de 2020 a oposição definirá apenas um nome para a disputa e caminhará unida para enfrentar o grupo do atual prefeito.

Só existe uma única certeza: Vencerá quem menos errar até o dia 3 de outubro de 2020. Tentar acertar apenas no dia da eleição, é derrota decretada. Quem primeiro se articula, ganha espaço e apoio no campo político. Ficar em calado esperando o tal momento, é risco. Achar que a oposição é fraca, é desafiar a própria sorte. Imaginar que aqueles que se encontram no poder estão desgastados, é pura ilusão.

Faça um comentário

Continue lendo...