Barra do Corda/MA, 18 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 18 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

FRAUDE NO CENSO ESCOLAR: 137 prefeitos do Maranhão encontram-se na mira do MPF e da Polícia Federal

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

No dia 14 de junho deste ano, o Blog Minuto Barra publicou uma matéria mostrando que em várias prefeituras do Maranhão existia um mega esquema entre prefeitos, secretários de educação e diretores de escolas para fraudar o Censo Escolar.

Publicidade

São escandalosas as evidências de fraudes no Censo Escolar em vários municípios do Maranhão. O próprio Ministério da Educação apurou possíveis irregularidades nos números do levantamento de 2016. De acordo com o MEC, os dados do Censo são incompatíveis com os resultados preliminares do cadastro de estudantes da rede básica.

A manipulação dos dados do censo é algo gigantesco. Uma auditoria registrou até o momento milhares de “alunos fantasmas” matriculados na rede pública. O censo 2016 contabilizou quase 200 mil alunos a mais no Maranhão, um crime grave, e que resulta em cadeia. Em 2018, uma investigação da Polícia Federal na cidade de Monção aqui no estado, constatou, fraudes no censo escolar, onde o números de alunos saltou entre 2017 e 2018, subindo de 8.870 para 12.184 alunos.

Esses números pode ter sofrido alterações até o final das apurações que o Ministério da Educação realizou até o mês de setembro em alguns municípios maranhenses e no próprio governo do estado. O Ministério admite que a discrepância entre os dois levantamentos deva ser ainda maior que 2016.

A fraude tem explicação simples. O censo é realizado com dados enviados pelas prefeituras, no caso das escolas municipais, e pelo Estado, no caso das estaduais. Seus resultados são determinantes para a destinação de verbas para os gestores dos vários níveis do sistema educacional do País. Quanto mais alunos tiver um município, maior é sua chance de obter volumosos valores de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e de aumentar o dinheiro destinado à merenda escolar e consequentemente desvios de recursos públicos.

Em alguns municípios do Maranhão, os dados de 2016 estão ultrapassados e a fraude já pode ser considerada como a maior de todos os tempos. Para que se tenha uma ideia, em apenas um município, foram matriculados e lançados no sistema do Ministério da Educação mais de 5 mil alunos fantasmas. Só em creches foram criados mais de 3 mil matrículas,  sendo que o município nem creche possui. A fraude é tão grande, que números de alunos em creches de pequenos municípios do Maranhão, ultrapassam estados como Goiás, Piauí, Tocantins e outros.

O Blog Minuto Barra alertou em junho deste ano que o Ministério da Educação poderia a qualquer momento acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Não deu em outra. Na noite deste domingo, 3 de novembro, o Fantástico da Tv Globo, mostrou, a fraude no Censo Escolar em diversas prefeituras do Maranhão.

Segundo a reportagem, o MEC já acionou o MPF e a Polícia Federal para caírem em campo e comprovar a fraude no censo escolar em um total de 137 prefeituras.

O Blogueiro Gildásio Brito não divulgará a relação das prefeituras que encontram-se na mira da Polícia Federal, para que não atrapalhe as investigações em curso. O Blog Minuto Barra conseguiu com exclusividade a relação dos municípios onde a fraude ocorre desde 2016 até agora, segundo levantamento do Ministério da Educação.

 

Faça um comentário

Continue lendo...