Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Prefeitura de Formosa da Serra Negra realiza ação referente ao Novembro Azul

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito 

A Prefeitura Municipal de Formosa da Serra Negra, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta última quinta-feira (28), o encerramento da campanha Novembro Azul. A campanha, que lembra a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem, tem como lema “Prevenção é o melhor investimento”.

Publicidade

A programação, realizada durante a manhã no Praça Luís Lima próximo a Prefeitura Municipal, contou com uma palestra do secretário da saúde, Cláudio Junior, sobre o câncer de próstata, incidências e prevenção. Também foram oferecidos testes rápidos – Anti HIV, Hepatite B e C e Siflis -, teste de glicemia, atividades físicas e serviços de enfermagem, além da equipe da Saúde Bucal que ofereceu serviços Odontológico.

Durante todo o dia foram oferecidos kits de ultrassonografia, exames de laboratório PSA, além de exames clínicos.

“Por incrível que pareça temos nas mulheres a responsabilidade de serem divulgadoras dos conhecimentos ministrados nessas situações. O momento que não deve se restringir a um dia ou um mês, devemos investir na divulgação dos cuidados e temos que fazer isso todos os dias. A preocupação de cuidar é inerente à gestão, desde a atenção básica até a especializada a intenção é permitir o acesso de todos aos sistemas de saúde. A campanha do novembro azul é uma dessas oportunidades de tratar da saúde do homem, investindo na informação, na prevenção e em quebrar as resistências e preconceitos”, destacou o secretário Claudio Junior.

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 40 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.

Faça um comentário

Continue lendo...