Barra do Corda/MA, 19 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de março de 2024

Publicidade

Notícias

Seminário solicitado por Hildo Rocha, sobre combate ao câncer no Maranhão, foi realizado ontem, na Assembleia Legislativa

O evento, coordenado pelo deputado Hildo Rocha, foi promovido pela Comissão Especial de Acompanhamento às Ações de Combate ao Câncer no Brasil, da Câmara Federal, colegiado presidido pelo deputado Weliton Prado.

Seminário solicitado por Hildo Rocha, sobre combate ao câncer no Maranhão, foi realizado ontem, na Assembleia Legislativa

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (29) o seminário “Situação atual e tratamento do câncer no Estado do Maranhão”. O evento, coordenado pelo deputado Hildo Rocha, foi promovido pela Comissão Especial de Acompanhamento às Ações de Combate ao Câncer no Brasil, da Câmara Federal, colegiado presidido pelo deputado Weliton Prado.

Além dos deputados federais Hildo Rocha, Gyldenemir, Elizabeto Gonçalo e Weliton Prado, também participaram do evento o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o senador Weverton Rocha; os deputados estaduais César Pires e Arnaldo Melo; o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; o Presidente do Conselho Estadual de Enfermagem (Coren), José Carlos Costa Araújo Júnior; a diretora do Hospital do Câncer do Maranhão (Hospital Geral), Ana Carolina Costa Marques e o diretor do Hospital Aldenora Bello, Antonio Dino Tavares. Profissionais do setor, secretários municipais de Saúde e vereadores também prestigiaram o seminário que aconteceu no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa.

A Comissão Especial de Acompanhamento às Ações de Combate ao Câncer no Brasil, foi criada, em junho deste ano, com o objetivo de aprofundar os debates acerca do tema e fazer o acompanhamento do acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença, e lutar pelo cumprimento da legislação sobre a matéria.

Publicidade

Déficit de atendimento

O deputado Hildo Rocha destacou que entre as dificuldades enfrentadas por pessoas com câncer no Maranhão estão a carência de unidades de tratamento e a falta de profissionais especializados.

“Mesmo o atual governo tendo aumentado a quantidade de unidades de saúde especializadas no tratamento do câncer, existem apenas quatro unidades em todo o Estado, enquanto em Santa Catarina, cuja população é equivalente à do Maranhão, tem 19 unidades de combate ao câncer. As unidades de diagnóstico e tratamento do câncer no Maranhão existem em apenas três municípios, já no estado de Santa Catarina em treze municípios. Isso confirma que o Maranhão é muito carente, em relação a quantidade de centros e hospitais de referência no combate ao câncer. Por isso a demora para o início do tratamento contra o câncer, o que agrava a situação clínica dos doentes”, explicou Hildo Rocha.

Marco histórico

O deputado Wellington Prado, presidente da Comissão especial de Acompanhamento às Ações de Combate ao Câncer no Brasil, ressaltou que a criação da comissão representa um marco histórico na luta em prol do aprimoramento do tratamento de câncer, no Brasil.

“A instalação dessa comissão é um marco histórico. Em apenas seis meses de funcionamento realizamos 17 reuniões em Brasília. O Seminário que realizamos hoje, junto com o deputado Hildo Rocha, membro da comissão que fez a solicitação para que a Comissão viesse ao Maranhão é o primeiro fora do Distrito Federal”, enfatizou.

Fundo Estadual de Combate ao Câncer

Prado enalteceu a iniciativa do então deputado estadual Eduardo Braide, autor do projeto de lei que culminou na criação do Fundo Estadual de Combate ao câncer.

“Quando eu vim para o Maranhão trouxe comigo uma pergunta. Porque o Maranhão é o único Estado da Federação onde os pacientes que necessitam de medicamentos para tratamento de câncer recebem os remédios sem ter que recorrer à justiça. Fiquei sabendo, pelo secretário de saúde, Carlos Lula, que é porque existe o Fundo Estadual de Combate ao câncer que assegura os recursos financeiros para a compra dos medicamentos. Esse é um ponto positivo que merece ser destacado. Outro ponto que também merece o nosso reconhecimento, é o Estatuto da Pessoa com Câncer, de Eduardo Braide que aprovamos recentemente”, comentou Weliton Prado.

Subfinanciamento do SUS

O prefeito Eduardo Braide lembrou que um dos grandes problemas da política de enfrentamento do câncer está no subfinanciamento do SUS.

“Foi por isso que aqui no Maranhão tomamos a iniciativa de criar o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Inspirado nessa iniciativa exitosa, quando fui eleito deputado federal lancei Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 60/20 recomendando a criação do Fundo Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer, medida que ainda tramita na Câmara dos Deputados”, enfatizou Braide.

Agenda da sociedade brasileira

O Senador Wewerton Rocha, parlamentar que liderou o processo de instalação do Hospital de Amor de Imperatriz, destacou que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de 2030, de cada duas mortes no mundo uma poderá ser em consequência de câncer.

“Isso assusta e nós todos temos que reagir. A sociedade sabe o desafio que se tem com essa agenda que não é uma agenda ideológica não é uma agenda partidária é uma agenda de toda a sociedade que precisa ser tratada, discutida, resolvida”, sublinhou o senador.

O deputado estadual César Pires frisou que o câncer é uma doença que precisa ser combatida de forma incisiva, o parlamentar defendeu parceria entre os setores de Saúde e Educação para a difusão de informações que possam contribuir para a diminuição da doença.

O deputado Arnaldo Melo chamou atenção para o fato de que a luta é árdua, sendo necessária uma integração entre os municípios, a Secretaria Estadual de Saúde e a rede do SUS. “É preciso isso para que seja desenvolvida uma campanha ampla contra os vários tipos de câncer”, ressaltou o parlamentar.

Faça um comentário

Continue lendo...