Barra do Corda/MA, 23 de abril de 2024
×
Barra do Corda/MA, 23 de abril de 2024

Publicidade

Notícias

Timon, Santa Inês, Barra do Corda e Pinheiro encontram-se entre as 10 cidades insustentáveis mais populosas do Brasil

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Barra do Corda que fica localizada na região central do Maranhão, cortada por uma rodovia federal BR-226, dois rios; Corda e Mearim, encontra-se entre as 10 cidades mais populosas insustentáveis do Brasil.

Publicidade

Um estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) publicado recentemente, constatou 1.856 cidades sem receita própria para cobrir despesas administrativas das prefeituras e das câmaras de vereadores. No Maranhão, o resultado foi preocupante: Dos 217 municípios maranhenses, 179 são apontados como ‘sem lastro’.

Segundo o estudo, o Maranhão aparece em 2º lugar no Brasil, representando um percentual de 82% das cidades insustentáveis em sua totalidade, prejudicando 4.248.783 habitantes maranhenses com municípios que não tem receita própria para cobrir suas despesas e necessita do socorro do governo federal. O Maranhão possui atualmente uma população de 7.035.055.

O Maranhão tem 60% da população em cidades falidas. Os 8 primeiros colocados no ranking são Estados nordestinos. São consideradas receitas próprias os tributos municipais e as taxas estaduais arrecadadas na cidade. Ocorre, que o Maranhão é um dos estados em que lidera o ranking na corrupção dentro das prefeituras. Existem cidades em que o Ministério Público solicita ao Poder Judiciário a devolução por parte de prefeitos e ex-prefeitos que somadas as cifras beiram 400 milhões de reais roubados dos cofres públicos, isso, em apenas um dos municípios!! A falta de projetos para geração de emprego e renda, expõe, o Maranhão, nesta colocação vergonhosa e vexatória a nível nacional.

Entre as 10 cidades mais populosas do Brasil em que não possuem receita própria para cobrir suas despesas, quatro delas estão no Maranhão, sendo elas; Timon com 167.973 habitantes, Santa Inês com 88.590 habitantes, Barra do Corda com 87.794 habitantes e Pinheiro com 82.990 habitantes. Confira abaixo o gráfico;

 

Faça um comentário

Continue lendo...