Barra do Corda/MA, 16 de abril de 2024
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VEJA AQUI: MEC aponta que alunos de Barra do Corda possuem desempenho baixo no aprendizado

Blog Minuto Barra, o Portal de Notícias do Gildásio Brito

Agora em 2019, alunos do 5° ao 9° participarão, de mais uma avaliação para medir o conhecimento referente ao aprendizado em salas de aulas no que se refere duas disciplinas; matemática e língua portuguesa.

Em 2017, quando a Prova Brasil foi aplicada, o Ministério da Educação mostrou que os alunos Barra do Corda tinham um baixo desempenho nas duas matérias, o que mostra, que o governo municipal precisa com urgência investir mais na educação.

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Vamos ao desempenho dos alunos até o 5° ano em língua portuguesa na Prova Brasil aplicada pelo Ministério da Educação no ano 2017 em Barra do Corda.

Segundo o MEC, apenas 32% dos alunos aprenderam de forma adequada na competência de LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS até o 5° ano na rede pública municipal. Dos 1.471 alunos que participaram da prova, apenas 466 demonstraram o aprendizado adequado.

A situação é ainda pior nos alunos do 9° ano em língua portuguesa. Segundo o Ministério da Educação, apenas 17% aprenderam de forma adequada na competência de LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS até o 9° ano do ensino fundamental. Dos 1.213 alunos que participaram da Prova Brasil, apenas 207 demonstraram boa leitura e interpretação de textos em Barra do Corda.

Piora ainda mais o desempenho dos alunos, quando o assunto é Matemática. Segundo o Ministério da Educação, apenas 18% dos alunos em Barra do Corda até o 5° ano tem competência adequada nas quatro operações básicas de matemática. Dos 1.471 alunos que realizaram a Prova Brasil, apenas 263 demonstraram que sabem resolver às quatro operações em matemática.

A situação é ainda mais gritante, perante os alunos até o 9° do ensino na rede pública municipal em Barra do Corda. Segundo o Ministério da Educação, apenas 5% aprenderam o adequado na resolução de problemas em matemática. Dos 1.213 avaliados pela Prova Brasil, apenas 57 demostraram competência na resolução das questões básicas em matemática.

O jornalista Gildásio Brito conversou com dois professores da rede municipal de ensino para saber dos motivos que levam o desempenho baixo dos alunos do 1° ao 5° ano e do 6° ao 9° ano no ensino fundamental.

Segundo um dos professores que o Blog questionou, o mesmo disse que a família não acompanha como antes a vida estudantil dos filhos. “Os pais têm uma enorme parcela neste péssimo desempenho dos alunos, já que eles, quando são chamados na escola para ter conhecimento do comportamento dos filhos, nem sequer comparecem. Por outro lado, os pais estão prejudicando os filhos quando presenteiam eles com aparelhos de celular, onde observamos crianças usando redes sociais. O prejuízo é incalculável”, disse um professor.

Já que o desempenho dos alunos em matemática é ainda pior, o Blog Minuto Barra foi conversar com um professor da referida matéria, onde foi taxativo; “os alunos chegam no fundamental maior, ou seja, do 6° ao 9° sem saber ler. Se o aluno não aprendeu fazer leitura no ensino fundamental menor, esse aluno também não aprendeu matemática. Hoje somos obrigados a ensinar nossos alunos do fundamental maior ler e escrever, isso é muito grave. Como iremos reverter esse problema?”, disse o professor.

Tentamos até a publicação desta matéria contato com o Secretário de Educação Odair Maciel, mas não conseguimos falar com ele.

 

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