Barra do Corda/MA, 19 de março de 2024
×
Barra do Corda/MA, 19 de março de 2024

Publicidade

Política

ELEIÇÕES 2020: Em meio a indecisões, Presidente do PCdoB vem a Barra do Corda para tentar definir nome de candidato ao cargo de prefeito

Eric Costa não vem conseguindo unir os cabeças do grupo em torno de um nome. O governador Flávio Dino decidiu mandar o deputado Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão para buscar unir os cabeças em Barra do Corda.

ELEIÇÕES 2020: Em meio a indecisões, Presidente do PCdoB vem a Barra do Corda para tentar definir nome de candidato ao cargo de prefeito

A confusão é grande dentro do grupo do prefeito Eric Costa no que se refere a escolha do nome para disputar o cargo de prefeito nas eleições do próximo dia 15 de novembro.

Por lá, existem três pré-candidatos ao cargo de prefeito, sendo eles; Dr Adriano Brandes, Gil Lopes e Vitalzinho. Ocorre que, internamente, os pretensos candidatos não estão se entendendo e não conseguem em parte, seguir as orientações do prefeito Eric Costa. Pelo que apurou o Blog Minuto Barra, o prefeito Eric Costa tem um pré-candidato preferido entre os três, mas encontra resistência entre membros do grupo. CONTINUE LENDO ABAIXO A MATÉRIA;

Publicidade

O prefeito Eric Costa nunca foi um bom articulador, nem mesmo em 2012 quando disputou pela primeira vez o cargo de prefeito. Toda aquela articulação teve a participação do saudoso Antônio Soares, Aristides Milhomem, Leocádio Cunha, Adão Nunes e Avelar Sampaio e alguns outros.

Em sua reeleição em 2016 e detendo de um desgaste enorme frente ao comando da prefeitura, coube aos cunhados Fernando Pessoa e Alexandre Miranda(articulação) e demais cabeças do grupo cair em campo para que Eric Costa não fosse derrotado nas urnas. A diferença foi de apenas 1.700 votos e, somente eles sabem, o que fizeram para não perderem aquela eleição.

A estrutura do governo do estado também foi decisiva naquela eleição. O governador Flávio Dino veio pra cima no sentido de socorrer o prefeito Eric Costa.

Para esta eleição o contexto é totalmente desfavorável ao grupo do prefeito Eric Costa. Primeiro, que ele precisa se dedicar em parte na campanha do pai, Jecivaldo Costa, na cidade de São Roberto e de longe, ajudar o cunhado que vai disputar a prefeitura de Tuntum. Apesar que o deputado Fernando Pessoa tem vida pública política própria e não necessita da presença de Eric em Tuntum.

A chegada do deputado Márcio Jerry prevista para esta segunda-feira em Barra do Corda a mando do governador Flávio Dino tem como objetivo principal em definir o mais rápido possível o nome de quem enfrentará o principal rival dos Comunista, que é o deputado Rigo Teles, único pré-candidato da oposição que enfrenta e denuncia diariamente os erros praticados pela gestão Eric Costa.

Tudo indica que Márcio Jerry vai conseguir acalmar os ânimos entre os cabeças do grupo de Eric Costa em Barra do Corda. O presidente estadual do PCdoB vem trazendo a mensagem do governador Flávio Dino para que o grupo venha se unir em torno de um único nome. A chapa para disputar as eleições pode ficar com o cabeça sendo do PCdoB e o vice do PDT.

Os Comunistas estão percebendo o crescimento diário do pré-candidato a prefeito da oposição Rigo Teles. Apenas nesta semana que passou, Teles conseguiu adesões importantes e de peso em torno de seu nome. Tais apoios, segundo apurou nos bastidores o Blog Minuto Barra, serão divulgados nos próximos dias.

Segundo apurou ainda o Blog Minuto Barra junto algumas lideranças do grupo do prefeito Eric Costa, a intenção é de colocar toda a articulação e ações a partir de agora sob o comando da cúpula do PCdoB estadual, vereadores da base e os principais líderes local, para que o prefeito Eric não apareça tanto a ponto de sua rejeição respingue ainda mais no nome escolhido.

Umas das principais armas do governador Flávio Dino é o Programa Mais Asfalto que deve chegar em Barra do Corda agora em agosto. Em algumas outras cidades, as máquinas já encontram-se atuando em favor dos aliados.

Nenhum prefeito na história de Barra do Corda conseguiu eleger um sucessor. Nem mesmo o Nenzin que tinha quase 70% de aprovação em sua gestão em 2012. Imaginem Eric Costa que possui uma rejeição que beira 80%. Nem mesmo o poder econômico conseguiu em toda a história ajudar a eleger um sucessor dos prefeitos que comandaram o município.

O eleitorado de Barra do Corda tem algo que sempre usam em eleições municipais; A vingança contra quem se encontra no poder!! 

Eleição estadual para deputado não tem nada haver com uma disputa futura para eleição municipal. O cenário muda completamente. Em 2010 o então prefeito Nenzin juntamente com seu grupo conseguiu 14 mil votos para o deputado Rigo Teles e 10 mil para o federal Luciano Moreira. Dois anos depois, o grupo Nenzin perdeu a eleição municipal(2012) com uma diferença de quase 5 mil votos.

Em 2016 já com Eric Costa disputando a reeleição, a diferença caiu para 1.700 votos e se tivesse tido mais alguns dias de campanha eleitoral, Eric poderia ter perdido a eleição.

Em 2018 devido a força da prefeitura e do governo do estado, mas vale destacar o jogo de cintura no campo da articulação que Fernando Pessoa é detentor, o cunhado do prefeito Eric Costa conseguiu uma votação de 15 mil votos, em torno de mil votos a mais do que Rigo Teles recebeu em 2010(mais de 14 mil votos.

Dois anos depois, ou seja, agora em 2020, o grupo liderado por Eric Costa vem encontrando enorme dificuldade em encontrar um nome para disputar a eleição contra Rigo Teles.

São dados!! São análises dos últimos dez anos. Quando alguém pensa que é o todo poderoso por se encontrar no poder, o eleitor de Barra do Corda chega e pratica a vingança eleitoral.

A disputa poderá começar em definitivo ainda nesta semana. Que Márcio Jerry desembarque em Barra do Corda e embarque de volta ao Palácio dos Leões em São Luís e diga ao governador que conseguiu unificar os cabeças que ainda existem dentro do grupo de Eric Costa.

Derrotar Rigo Teles no atual cenário, é uma dura missão que os comunistas jamais imaginavam para 2020.

Como diz a juventude dos tempos modernos; Que eles lutem!!

 

Faça um comentário

Continue lendo...